Festival Internacional de Teatro do Alentejo tem Espanha como país convidado

Pela primeira vez, o Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), que decorre de 5 a 14 de maio, tem um país convidado. A escolha recaiu sobre Espanha, de onde virão cinco companhias.

“É uma aposta clara no reforço da internacionalização do FITA, na criação de elos de ligação entre os dois países da Península Ibérica através da arte, e da nossa afirmação no contexto da cultura iberoamericana”, diz António Revez, diretor artístico da Lendias d’Encantar, entidade organizadora do certame.

O programa da edição deste ano do FITA será apresentado na próxima terça-feira, dia 5 de abril, a partir das 18 horas, em Madrid, na casa do embaixador de Portugal em Espanha, num evento onde, além de António Revez, estará presente o embaixador, João Mira Gomes e o presidente da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva.

A apresentação do FITA incluirá ainda um momento musical a cargo do cantor e compositor Paulo Ribeiro, além de uma degustação de produtos alentejanos.

O Festival Internacional de Teatro do Alentejo valoriza o intercâmbio de ideias entre artistas, criadores, encenadores, atores, produtores, programadores, dramaturgos, autarcas, voluntários e público.

Segundo a Lendias d’Encantar, trata-se de um festival “acolhedor, que fomenta diálogos, instiga artistas, permite o encontro entre artistas e o público, desafia quem participa e que une uma região inteira em torno do teatro”. Não por acaso, é o maior acontecimento teatral do Sul de Portugal, dando visibilidade e oportunidade às estruturas emergentes contemporâneas.

No ano passado, apesar da pandemia de covid-19, o FITA passou por oito localidades, com um total de 30 espetáculos oriundos de países do espaço iberoamericano, sobretudo Portugal, Espanha, México, República Dominicana, México, Cuba e Chile, além de Moçambique. Mesmo com a situação pandémica, o Festival recebeu mais de 70 artistas das artes cénicas e programadores convidados de diversos países durante os dez dias de programação.