A candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património da Humanidade, que envolve os municípios de Marvão, Almeida e Valença do Minho, vai ser entregue, em setembro, ao ministro dos Negócios Estrangeiros e à Comissão Nacional da Unesco.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já demonstrou, publicamente, o seu apoio a esta candidatura, numa reunião que decorreu em Marvão.
Este é um projeto de há alguns anos, sendo que reconhece agora o seu final, com a entrega do dossier, a partir de 15 de setembro. Luís Vitorino, presidente da Câmara de Marvão, revela que “iremos ser recebidos pelo Presidente da República que está entusiasmado e vê neste, um projeto estruturante para o interior do país, e fez o favor de nos apoiar, um apoio que é muito importante para que esta candidatura tenha sucesso”.
Luís Vitorino acrescenta que esta é um projeto que agrega três municípios, mas “há a possibilidade de outros, serem parceiros”, acreditando que “poderá ser desta vez que Marvão é considerado Património Mundial”.
A partir do início de setembro, os autarcas dos três municípios serão recebidos no Palácio de Belém, onde irão apresentar o dossier de candidatura.
Municípios de Marvão, Almeida e Valência do Minho que candidatam a Património Mundial da Unesco as suas Fortalezas Abaluartadas da Raia.