O Fluviário de Mora organiza, no próximo dia 2 de abril, do I Simpósio do Fluviário de Mora, que tem como temática o “Restauro e Conservação de Ecossistemas Fluviais” e vai ocorrer no seu auditório.
A realização deste simpósio tem como objetivo ligar o mundo científico, à sociedade e ao Fluviário de Mora, através da realização de palestras que contam com as presenças de vários especialistas nacionais. Este simpósio traz até aos participantes os mais atuais temas desta área científica, com especial atenção para a gestão, conservação e restauro de ecossistemas dulciaquícolas; ameaças à fauna piscícola; espécies invasoras; alterações climáticas e ambientes extremos; e educação ambiental e comunicação em ciência.
Para além disso, os participantes vão ter ainda a oportunidade de realizar uma visita ao Fluviário de Mora, possibilitando ver in loco alguns dos peixes abordados durante as sessões, como é o caso das Espécies Invasoras.
No simpósio, ainda tem lugar a entrega do Prémio Fluviário 2021 – Jovem Cientista do Ano que distingue um aluno que tenha publicado um artigo sobre a temática da conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (estuários e rios). O simpósio tem um limite de inscrições de 25 participantes e uma data limite de inscrições de 29 de março.