Skip to content

Seminário de inglês em Elvas tem docentes dos dois lados da raia

“Ensinar e aprender em tempos de mudança” é o mote para o Seminário, destinado a professores de inglês, que está a decorrer até amanhã, sábado, 12 de março, na Escola Secundária D. Sancho II de Elvas.

Para a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto, “é uma honra” receber este seminário, enaltecendo a “descentralização” deste tipo de iniciativas, porque “muitas vezes os congressos são sempre em zonas do litoral, eu percebo que é difícil a logística, mas a dificuldade está no querer, e é isso que vamos provar, que é necessário haver uma boa vontade para que, este tipo de congressos, de âmbito nacional, possam ser trazidos a cidade como a nossa”.

Fátima Pinto revela ainda que os alunos da escola foram envolvidos, na organização da iniciativa, “no caso de turismo fizeram a receção dos participantes e estiveram envolvidos na visita guiada à cidade, proporcionada pela Câmara, já os alunos de multimédia fazem toda a reportagem”.

O Seminário é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Professores de Inglês. Alberto Gaspar, presidente da associação demonstra-se “feliz” por este seminário poder acontecer, depois das implicações que a pandemia, teve no ensino. “Depois de dois anos de desespero e dureza, de ver escolas transformadas em algo que não estamos habituados a ver, e todos nós temos consciência de que, nos nossos meios profissionais muitas coisas ficaram por fazer, devido à pandemia, por isso, voltar ao ativo, em contacto com as escolas, professores e alunos e com as boas vontades com as escolas do interior, de reunir professores, de facto é uma emoção muito grande”.

Alberto Gaspar revela ainda que neste seminário, que conta com cerca de 100 participantes, para além de professores de diversas partes do país, estão também muitos docentes espanhóis, nomeadamente de Badajoz, Salamanca e Sevilha.

Sobre o facto de a iniciativa decorrer em Elvas, o presidente da Associação Portuguesa de Professores de Inglês explica que é uma “glória e honra” vir até Elvas.

Já Carlos Rodrigues, professor na Secundária de Elvas e parte da organização do seminário revela que decidiu desafiar todos os envolvidos para a organização desta iniciativa, que acontece “pela primeira vez, no distrito de Portalegre e no concelho de Elvas”, esperando que seja “a primeira de muitas”.

O professor explica ainda que este seminário que conta com quatro sessões plenárias e 16 workshops, e o objetivo “é tentar dar algumas dicas de como ensinar de forma híbrida, como podemos continuar a tirar partido das tecnologias, num contexto mais clássico e como inovar na sala de aula, como lecionar outras disciplinas, em inglês”.

A vice presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, esteve presente na sessão de abertura do evento e refere que o principal objetivo “é tornar o ensino e a aprendizagem dos alunos cada vez melhor e atual, dotando os docentes de novas ferramentas, para poderem dar aulas melhores aos alunos e, que estes vejam a língua inglesa como uma peça fundamental”.

Anabela Cartas considera ainda, este tipo de iniciativas, “fundamental para desenvolvimento da economia local”, tendo desafiado os participantes a voltar a Elvas para “conhecer a gastronomia, a cidade e tudo o que há de bom para oferecer”.

Compartilhe este artigo: