Nadar, pedalar e correr: “Open Day” de Triatlo convida à experiência na Barragem do Caia

O Município de Campo Maior e a Associação de Triatlo do Alto Alentejo promovem, no próximo sábado, 27 de junho, um “Open Day” de Triatlo, proporcionando aos participantes uma experiência única de contacto com a modalidade na envolvente natural da Barragem do Caia.

A iniciativa tem início marcado para as 09h00 e destina-se a todos aqueles que pretendam experimentar o triatlo, independentemente do seu nível competitivo.

O desafio contempla três segmentos: um quilómetro de natação, 30 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida, terminando o percurso no mesmo local da partida: na Barragem do Caia.

Segundo a vereadora da Câmara Municipal de Campo Maior, Paula Jangita, a atividade surge por iniciativa da recém-criada Associação de Triatlo do Alto Alentejo. “É organizado pelo CAIA – Spirit of Triathlon, a Associação de Triatlo do Alto Alentejo, uma associação nova que foi criada há pouco tempo e que teve esta ideia de promover um dia aberto para que as pessoas possam ter a experiência do que é o triatlo”, explica.

A autarca destaca ainda que o evento pretende incentivar a participação de praticantes de modalidades individuais, promovendo uma abordagem acessível e não competitiva ao desporto. “Temos muitos participantes ligados à natação, ao ciclismo ou à corrida, de forma individual. Esta iniciativa é bastante importante porque não tem uma vertente competitiva, mas sim de experimentação e contacto com a modalidade. Creio que é uma atividade muito interessante”, refere.

Paula Jangita sublinha igualmente o envolvimento do Município na organização do evento, considerando que é uma “mais-valia” para o concelho a promoção de uma modalidade tão completa como o triatlo.

As inscrições neste “Open Day” estão limitadas a 70 participantes e têm um custo de dez euros, valor que inclui um Kit de Participação. Os interessados podem obter mais informações e efetuar a inscrição através do site oficial www.caiatriatlo.pt ou através do endereço de correio eletrónico caiatriatlon.ataa@gmail.com.

Elvas celebra 14 anos de Património Mundial da UNESCO com grande espetáculo na Praça da República

A cidade de Elvas vai assinalar, no próximo sábado, dia 27 de junho, o 14.º aniversário da sua classificação como Património Mundial da UNESCO com um espetáculo de grande dimensão na Praça da República, a partir das 22 horas.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, pretende celebrar uma das datas mais marcantes da história recente da cidade, reunindo cultura, música, artes performativas e pirotecnia num momento de homenagem ao património elvense.

O espetáculo terá como convidados especiais os artistas internacionais Beth Fisher, Tori Ferrario, Joe Dickens e Mel Field, que se juntam ao cantor português João Pedro Pais, um dos nomes mais reconhecidos da música nacional, para um concerto que promete emocionar residentes e visitantes.

O evento conta ainda com a participação da Orquestra Ibérica e de um Coro Infantil, sob direção musical e artística de Luís Zagalo, proporcionando uma experiência única ao público. A componente artística será ainda enriquecida por momentos de bailado aéreo e um espetáculo de fogo de artifício, criando um ambiente de grande impacto visual no coração do centro histórico.

A celebração pretende evocar o orgulho coletivo pela classificação atribuída pela UNESCO a 30 de junho de 2012, reconhecimento que colocou Elvas no mapa dos grandes destinos patrimoniais mundiais. Ao longo destes 14 anos, a cidade tem consolidado a sua posição como referência cultural, turística e patrimonial, valorizando o seu vasto conjunto fortificado, monumentos e tradições.

A Câmara Municipal de Elvas convida toda a população e visitantes a associarem-se a esta comemoração, que será um momento de celebração da identidade, da história e do futuro de uma cidade que continua a afirmar-se como a verdadeira “Chave do Reino” e um dos mais importantes testemunhos do património militar abaluartado do mundo.

CIMAA encerra mais uma edição dos Jogos do Alto Alentejo

O Cine-Teatro Municipal de Nisa recebeu neste domingo, 21 de junho, a cerimónia de encerramento da 24ª edição dos Jogos do Alto Alentejo.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o evento reuniu desde 14 de março cerca de 4.000 participantes em representação dos 15 concelhos do distrito de Portalegre, com mais de 30 modalidades desportivas e inclusivas, distribuídas por toda a região.

O programa incluiu desportos tão diversos como futebol de 7, futsal sénior e adaptado, voleibol 3×3, caminhadas, natação, canoagem, badminton, ténis de mesa, orientação, tiro ao alvo, pesca desportiva, sueca, hidroginástica e boccia.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou o Município de Elvas na cerimónia encerramento dos Jogos do Alto Alentejo, na qual a Escola de Dança “Os Dançarilhos” apresentou uma coreografia.

“Criança Ativa” dos Jogos do Alto Alentejo junta centenas de “mini atletas” em Elvas esta terça-feira

A 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo chegou ao fim este domingo, dia 21 de junho, em Nisa, mas a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continua a promover iniciativas que aliam o desporto à inclusão e à educação. Neste âmbito, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebe esta terça-feira, 23 de junho, a atividade “Criança Ativa”, que reunirá centenas de crianças dos 15 concelhos do distrito de Portalegre.

A iniciativa, organizada no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, resulta de uma parceria da CIMAA com a Câmara Municipal de Elvas e tem como principal objetivo incentivar a prática desportiva entre os mais jovens, proporcionando-lhes contacto com diferentes modalidades. As atividades terão lugar no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, a partir das 9 horas.

“Mais uma iniciativa que demonstra a abrangência que a Câmara Municipal tem. Ainda há bem pouco tivemos o Kids Athletics, com uma panorâmica muito agradável naquele estádio de atletismo, e vamos ter a ‘Criança Ativa’, que tem a ver com todo o distrito de Portalegre. Esperamos mais um evento de grande animação e colorido com os nossos miúdos, porque é importantíssimo criarmos nos mais jovens hábitos de vida saudáveis que possam ter continuidade no tempo”, diz o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues.

O autarca sublinha ainda o papel do desporto no desenvolvimento das crianças, quer ao nível do bem-estar físico, quer na vertente social e educativa. “Todos sabemos que hoje é reconhecido o valor do desporto na formação, no bem-estar e também na intervenção social. Este é mais um evento que acolhemos de braços abertos, reforçando a aposta que o município tem vindo a fazer nesta área”, acrescenta.

A atividade contará com a participação de crianças provenientes de todo o distrito, sendo cada município responsável pelas inscrições e pelo transporte dos participantes até Elvas.

Ao longo da manhã, os jovens terão oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas através de jogos lúdicos e atividades recreativas. Para além do atletismo, estarão representadas, entre outras, modalidades como o futebol e o voleibol.

Segundo Hermenegildo Rodrigues, o objetivo passa por dar a conhecer a diversidade da oferta desportiva existente na região. “Pretendemos oferecer aos miúdos a possibilidade de contactar com várias modalidades que se praticam no nosso distrito, para que conheçam a vasta oferta disponível e possam encontrar aquela que melhor corresponde aos seus interesses”, conclui.

“Criança Ativa” promete, assim, transformar o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas num espaço de convívio, aprendizagem e promoção de estilos de vida saudáveis, envolvendo centenas de crianças numa jornada dedicada ao desporto e à diversão.

Campo Maior de luto pela morte de Francisco Fonenga

O concelho de Campo Maior está de luto pelo falecimento de Francisco Manuel Pepino Fonenga, figura amplamente reconhecida pelo seu percurso cívico, político e associativo.

Nascido a 24 de abril de 1948, Francisco Fonenga destacou-se ao longo da sua vida pelo serviço prestado à comunidade, tendo exercido funções como deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre. A sua carreira política ficou igualmente marcada pelo desempenho do cargo de vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal de Campo Maior.

Para além da atividade política, Francisco Fonenga teve uma forte ligação ao movimento associativo local, integrando as direções do Sporting Clube Campomaiorense e do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, instituições onde deixou um legado de dedicação e compromisso.

Em nota de pesar, o Município de Campo Maior manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Fonenga, destacando o seu contributo para o concelho e para a região.

Neste momento de dor, a autarquia apresentou as mais sentidas condolências à família e amigos de Francisco Manuel Pepino Fonenga, associando-se ao luto de todos aqueles que com ele privaram e trabalharam ao longo dos anos.

CreactivityBUS estaciona na Praça de República de Elvas

A criatividade, a inovação e a aprendizagem voltam a estar em destaque em Elvas com a presença do CREACTIVITYBUS | EduCaixa | BPI e Fundação “La Caixa”, hoje e amanhã, dias 22 e 23 de junho, na Praça da República, numa iniciativa que proporciona experiências educativas inovadoras aos alunos do concelho.

O BPI e a Fundação “La Caixa”, através do seu programa EduCaixa, oferecem à comunidade educativa recursos, atividades e programas educativos dirigidos a grupos escolares do ensino básico e secundário, entre os 6 e os 16 anos, bem como a grupos familiares e ao público em geral, com a finalidade de promover o desenvolvimento das competências dos jovens.

Desde setembro de 2018 que a EduCaixa propõe uma nova forma de aprender relacionado com as disciplinas científico-tecnológicas e artísticas. O Creactivity oferece um contexto inovador de aprendizagem que consiste em desenhar e desenvolver soluções originais para problemas simples, utilizando diversos recursos, materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia, etc. Dentro do espaço Creactivity os alunos irão aplicar o seu engenho, destreza e criatividade, colaborando uns com os outros para construir o seu próprio invento.

Creactivity apresenta-se dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o seu acesso como a sua participação durante a atividade. O veículo está equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos.

O autocarro pedagógico, equipado com tecnologia interativa e conteúdos educativos de última geração, estará disponível para receber centenas de crianças e jovens, promovendo atividades que estimulam a criatividade, o pensamento crítico, a experimentação e o conhecimento científico. A ação integra-se no compromisso da Fundação “la Caixa” e do BPI com a educação e a igualdade de oportunidades, aproximando recursos educativos de excelência às comunidades locais.