Câmara de Elvas acompanha obras no Hospital de Santa Luzia e Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta terça-feira com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo para acompanhar o ponto de situação das obras e investimentos em curso no Hospital de Santa Luzia.

A delegação municipal, liderada pelo vice-presidente Nuno Mocinha, em representação do presidente Comendador Rondão Almeida, visitou as instalações hospitalares, onde foi confirmada a conclusão do novo bloco operatório dentro dos prazos previstos. A empreitada deverá ser entregue a 30 de junho, contemplando três salas de operações, uma das quais destinada exclusivamente a situações de emergência.

Durante a reunião foram também apresentados outros projetos de modernização, incluindo a requalificação do sistema de climatização, a futura expansão e renovação do serviço de urgência e a melhoria da entrada principal dos utentes que se encontram em fase de estudo e em preparação para futuras candidaturas a verbas comunitárias.

A pintura integral do hospital deverá estar concluída até ao final de julho, enquanto decorrem intervenções na ala de medicina, com renovação das instalações sanitárias adaptadas e substituição de equipamentos e mobiliário. Foi ainda destacado o avanço da requalificação completa do Centro de Saúde de Elvas, tendo a autarquia manifestado disponibilidade para continuar a acompanhar de perto estes investimentos em benefício da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população.

Prata de Luiz Otávio destaca participação da AADP no Olímpico Jovem 2026

A medalha de prata conquistada por Luiz Otávio nos 300 metros foi o principal destaque da participação da Seleção da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) no Olímpico Jovem Nacional 2026, a principal competição nacional de jovens, que reúne todas as associações regionais de atletismo e os melhores atletas de cada região do país. 

O jovem atleta alcançou o segundo lugar do pódio numa das provas mais competitivas do programa, estabelecendo simultaneamente um novo recorde pessoal e distrital. O resultado confirma a sua evolução desportiva e reforça o seu posicionamento entre os melhores atletas nacionais do escalão. 

A competição, considerada o principal momento do calendário nacional jovem, voltou a reunir as seleções distritais e regionais de todo o país, proporcionando um elevado nível competitivo ao longo dos dois dias de provas. 

No conjunto da participação, a AADP somou ainda quatro recordes regionais e 25 recordes pessoais, indicadores do crescimento contínuo dos jovens atletas do distrito e da evolução do trabalho desenvolvido ao longo da época desportiva. 

A seleção de Portalegre terminou a competição no 18.º lugar entre 20 associações participantes, numa prestação marcada pelo compromisso coletivo e pela capacidade de adaptação dos atletas. Em várias provas, elementos da comitiva competiram fora das suas especialidades habituais, contribuindo para o resultado global da equipa. 

Mais do que a classificação final, a participação da AADP evidenciou a evolução individual dos atletas, traduzida num elevado número de marcas pessoais superadas e novos recordes regionais alcançados. 

O Olímpico Jovem constitui-se, assim, como um momento de avaliação do trabalho desenvolvido pelos clubes e associações, bem como uma importante experiência de formação para os jovens atletas em contexto de alto nível competitivo. 

A prestação da AADP deixa sinais positivos para o futuro do atletismo distrital, num contexto de crescimento sustentado da modalidade no distrito de Portalegre. 

Com o encerramento da edição de 2026, a atenção centra-se agora na continuidade do processo de desenvolvimento dos jovens atletas e nos próximos desafios do calendário competitivo. 

Município de Vila Viçosa adquire corta-mato destroçador remoto

O Município de Vila Viçosa adquiriu um corta-mato destroçador remoto para reforçar a prevenção, facilitando a limpeza de terrenos urbanos, bermas de estrada e outros espaços públicos.

Este equipamento permite limpar matos e vegetação de forma segura e eficiente, reduzindo o risco de incêndios.

Jovens de 16 anos detidos por tráfico de droga em Elvas ficam em liberdade com Termo de Identidade e Residência

Os dois jovens de 16 anos, um rapaz e uma rapariga, ficaram em liberdade Termo de Identidade e Residência (TIR) na sequencia da sua detenção pela PSP de Elvas, após serem ouvidos pelo Procurador do Ministério Público.

Os agentes surpreenderam os jovens que desenvolviam esta atividade com o intuito fútil de compra de roupas, sapatos e adereços, junto a um estabelecimento de ensino da cidade na posse de 231 doses de haxixe, três botijas de óxido nitroso e 90 euros em dinheiro.

A Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Elvas deteve ainda na passada segunda-feira um jovem do sexo masculino de 21 anos e uma mulher de 51, em flagrante delito, por tráfico de estupefacientes na cidade com um total de 28 doses de cocaína, 13 de heroína e 85 doses de haxixe. Todo o material relacionado com o tráfico foi apreendido.

Da criatividade à passerelle: seniores da CURPI brilham em desfile inspirado nas flores de Campo Maior

A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior encerrou mais um ano letivo com uma iniciativa original e cheia de criatividade: um desfile de moda onde as alunas apresentaram vestidos elaborados inteiramente em papel, inspirados nas tradicionais Festas do Povo.

O evento reuniu amigos e convidados, entre os quais os alunos da Universidade Sénior de Fronteira, que se deslocaram a Campo Maior para assistir ao espetáculo. Entre as modelos esteve também a presidente da CURPI, Anselmina Caldeirão, que desfilou com um vestido de noiva igualmente concebido em papel.

A responsável destacou o empenho e dedicação das participantes na concretização do projeto.“Este ano, como é ano de Festas das Flores e tudo é feito em papel, o nosso projeto foi, de facto, fazer estes vestidos maravilhosos, com toda a qualidade, que foram feitos com muito amor. Elas prestaram-se a fazer esta passagem de modelos, que correu lindamente, como todos puderam assistir”, afirmou.

Anselmina Caldeirão aproveitou ainda para agradecer a presença da “comitiva” de Fronteira: “Quero agradecer à Clarisse, presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, que trouxe a Academia Sénior de Fronteira para assistir a este espetáculo”. Após o desfile, cantaram-se as saias e declamou-se poesia, com alunas, professoras e convidados a partilharem um lanche.  

Apesar do término das atividades letivas regulares, a presidente da instituição garantiu que a CURPI continuará a promover momentos de convívio e ocupação para os seus utentes. “É um período agora um pouco difícil para algumas destas senhoras que frequentam a nossa academia, mas a CURPI continua aberta. Não há aulas com horário normal, mas podem vir à CURPI, eu estou cá, podem vir almoçar, podem vir lanchar. Há de haver imensas atividades ainda assim”, explicou. Entre as iniciativas previstas estão uma sardinhada, na Enxara, marcada para o próximo dia 12, e uma visita ao concelho de Fronteira, reforçando a ligação entre as duas academias seniores.

A acompanhar os alunos de Fronteira esteve a presidente da Junta de Freguesia de Fronteira, Clarisse Silveira, que enalteceu a receção e o espetáculo proporcionado pela CURPI. “Foi um convite da Anselmina para dar a conhecer, no fundo, Campo Maior, a Academia e os fatos que elas iriam usar neste espetáculo. Campo Maior é, sem dúvida, a terra das flores e ver hoje este espetáculo fantástico foi para nós muito gratificante”, referiu.

A autarca confirmou ainda a intenção de regressar a Campo Maior durante as Festas do Povo e deixou também um convite aos campomaiorenses para visitarem Fronteira. Clarisse Silveira destacou igualmente a importância das academias seniores no combate ao isolamento social da população mais idosa.

O desfile marcou o encerramento simbólico de mais um ano de atividades da Academia Sénior da CURPI, numa celebração que aliou criatividade, tradição e convívio, reforçando o papel da instituição na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social.

Três detidos em flagrante por furto de catalisadores em Elvas. Criminosos são da região de Lisboa e roubavam no Alentejo

A Divisão Policial de Elvas, deteve ontem em flagrante delito três homens, oriundos da região de Lisboa, com idades compreendidas entre os 23 e os 35 anos, pelo crime de furto de peças em veículos motorizados. Os suspeitos foram surpreendidos pelos agentes da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e da Esquadra de Investigação Criminal, junto ao estacionamento na muralha atrás do Hotel São João de Deus, no momento em que se preparavam para furtar catalisadores de várias viaturas estacionadas em diferentes artérias da cidade de Elvas.

Na sequência das diligências policiais, a PSP de Elvas conseguiu recuperar três catalisadores que se encontravam ocultos dentro da viatura dos suspeitos, tendo sido apurado que estas peças haviam sido furtados pouco antes na vizinha de Redondo.

Para além dos referidos catalizadores, os agentes apreenderam o automóvel utilizado no crime e diverso material associado ao corte dos equipamentos, nomeadamente uma rebarbadora e vários discos de corte. Os três detidos foram presentes hoje ao Tribunal de Redondo para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada apenas a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).

Unidade Pastoral de Elvas celebra Solenidade do Corpo de Deus com Missa e Procissão

A Unidade Pastoral de Elvas assinala esta quinta-feira, dia 4 de junho, a Solenidade do Corpo de Deus, uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico da Igreja Católica, que reúne anualmente dezenas de fiéis num momento de profunda devoção. O programa religioso tem início marcado para as 18h00, com a celebração da Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Sé de Elvas), seguindo-se, a partir das 19h00, a tradicional Procissão do Santíssimo Sacramento, que irá percorrer e abençoar as principais ruas da cidade.

Sob o lema “Eucaristia, fonte e cume da nossa fé”, esta solenidade constitui uma manifestação pública de fé na presença real de Jesus Cristo, convidando a comunidade a renovar o seu compromisso cristão. O pároco de Elvas, padre Ricardo Lameira, destaca o impacto e a relevância do evento para a vida da Igreja local, sublinhando que levar o Santíssimo Sacramento em procissão serve para recordar que Cristo caminha com o Seu povo no quotidiano, deixando um convite aberto a toda a população para se associar a este forte momento de espiritualidade e comunhão.

Mercado do Património Cultural Imaterial regressa ao Jardim Municipal de Estremoz de 5 a 7 de junho

O Jardim Municipal de Estremoz vai acolher, nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho de 2026, mais uma edição do prestigiado Mercado do Património Cultural Imaterial. O evento assume-se como uma montra viva da identidade cultural coletiva, promovendo a salvaguarda, a valorização e a transmissão das tradições e saberes seculares de geração em geração.

Ao longo de três dias, o coração da cidade de Estremoz transforma-se num espaço de partilha e descoberta, reunindo artesãos, produtores locais e detentores de património vivo. O certame destaca expressões culturais únicas que vão desde o artesanato tradicional — com natural enfoque nos Bonecos de Estremoz, classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO — até à gastronomia de proximidade, à música popular e às artes tradicionais.

O Mercado do Património Cultural Imaterial é um convite aberto a residentes e visitantes para vivenciarem uma experiência autêntica, onde o passado se cruza com o presente através de demonstrações ao vivo, dinâmicas de dinamização territorial e momentos de animação cultural para toda a família.

Coral Públia Hortênsia de Castro comemora 39 anos com concerto a 13 de junho

A cidade de Elvas acolhe, no próximo dia 13 de junho, às 18h00, no Salão São Paulo do Hotel Vila Galé Collection Elvas, o concerto comemorativo do 39.º aniversário do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas, uma iniciativa promovida pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, com o apoio do Município de Elvas.

Nesta celebração dos 39 anos de vida, música e presença cultural do Coral na cidade de Elvas, o concerto contará com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas e terá como coro convidado o Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, dirigido por Pedro Pérez Lázaro.

O programa incluirá também uma breve homenagem a António Variações, assinalando a data da sua morte através da interpretação de algumas das suas canções pelo Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas.

A iniciativa insere-se no Projeto Intergeracional “Criando Laços Através da Música”, desenvolvido pela Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas e reconhecido no âmbito do Mecenato Cultural, através de Declaração de Interesse Cultural.

Durante o evento estará também disponível a rifa comemorativa do 39.º aniversário, com sete prémios e números a um euro.

Esta será uma tarde de música, partilha e celebração para todas as idades, dando continuidade a um projeto coral fundado em 1987 e que continua a afirmar-se como uma presença viva na cultura de Elvas. A iniciativa tem entrada livre.

CHEGA congratula-se com remoção de veículos abandonados em Elvas

O CHEGA congratulou-se com a remoção dos veículos abandonados existentes em vários pontos da cidade de Elvas, afirmando que a medida vai ao encontro de uma proposta anteriormente apresentada pelo partido à Câmara Municipal.

Segundo o CHEGA, os automóveis serão rebocados para o Pavilhão Transfronteiriço, onde serão sujeitos aos procedimentos legalmente previstos.

O partido considera que a intervenção contribui para melhorar a imagem urbana, a segurança e a qualidade de vida dos munícipes, salientando a importância da retirada destes veículos do espaço público.

PJ detém dois homens em Elvas com cerca de 7.500 doses de canábis

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, deteve em Elvas dois homens, ambos de 51 anos, suspeitos da prática do crime de tráfico de estupefacientes. Os detidos encontravam-se na posse de cerca de 7.500 doses individuais de canábis, apreendidas no âmbito de uma investigação destinada a prevenir e reprimir a introdução de droga em território nacional.

Segundo a PJ, o produto estupefaciente tinha sido transportado de Espanha para Portugal. Os suspeitos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas medidas de coação não privativas da liberdade. A investigação prossegue sob direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Homem detido pela GNR por posse de estupefacientes no concelho do Crato

Um homem de 30 anos foi detido no domingo, 1 de junho, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial do Crato, por posse de estupefacientes no concelho do Crato. A detenção ocorreu durante uma operação de fiscalização rodoviária, quando os militares abordaram um veículo do qual emanava um forte odor a produto estupefaciente.

No decorrer das diligências policiais, foi confirmado que o suspeito se encontrava na posse de droga, tendo sido apreendidas 17,2 doses de liamba. O homem foi detido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre. A GNR sublinha que continua empenhada na prevenção e combate ao tráfico de droga e à criminalidade, com o objetivo de reforçar a segurança pública.

Corpo de José Miguel Leonardo chega esta quinta-feira a Elvas

O corpo de José Miguel Leonardo, natural de Elvas e antigo CEO da Randstad Portugal, chega esta quinta-feira, 4 de junho, ao Complexo Funerário de Elvas, proveniente de Lisboa. A chegada está prevista para as 16 horas.

A celebração da Palavra realiza-se na sexta-feira, dia 5 de junho, pelas 13h30, para a última homenagem, seguida de cremação.

José Miguel Leonardo faleceu ontem, dia 2 de junho, aos 64 anos, após doença prolongada. Com uma carreira ligada à gestão e liderança empresarial, presidiu à Randstad Portugal durante cerca de uma década, tendo anteriormente desempenhado funções de direção na Stanley Black & Decker e na Dow Chemical Company, em Portugal e no estrangeiro.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, frequentou programas executivos em escolas internacionais de gestão, entre as quais a INSEAD, a IMD e a London Business School. Nos últimos anos exercia funções de vice-presidente da Direção Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e integrava os órgãos de administração de diversas entidades.

José Miguel Leonardo deixa um percurso marcado pela atividade empresarial, associativa e social, desenvolvido ao longo de várias décadas.

A Rádio Elvas endereça as mais sentidas condolências à família e amigos

Santuário de Vila Viçosa acolhe Recital de Cantigas de Santa Maria a 7 de junho

O emblemático Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, será o palco de um Recital de Cantigas de Santa Maria no próximo dia 7 de junho de 2026 (domingo), com início marcado para as 16h00. O evento promete guiar o público numa viagem no tempo através da música medieval e da devoção mariana.

As Cantigas de Santa Maria constituem um dos maiores tesouros da lírica galego-portuguesa do século XIII. Atribuídas em grande parte à corte do Rei D. Afonso X de Leão e Castela, estas composições combinam poesia, música e narrativas de milagres, refletindo a profunda identidade cultural e espiritual da Península Ibérica.

O concerto ganha uma envolvência especial ao realizar-se no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, um espaço de enorme simbolismo histórico e religioso, intimamente ligado à padroeira de Portugal. A acústica e a arquitetura do templo oferecem o cenário ideal para a interpretação destas obras seculares.

PSD de Elvas saúda aprovação da Prestação Social Única na Assembleia da República

A Secção de Elvas do PSD manifestou satisfação pela aprovação, na Assembleia da República, da proposta que cria a Prestação Social Única (PSU), uma reforma que pretende simplificar o sistema de apoios sociais em Portugal.

A medida foi aprovada ontem, 2 de junho, contando com os votos contra do CHEGA e a abstenção do Partido Socialista. Para os sociais-democratas, trata-se de uma alteração estrutural ao modelo de proteção social, destinada a reduzir a burocracia, combater situações de abuso e tornar mais eficiente a atribuição de apoios públicos.

A nova Prestação Social Única irá agregar 13 apoios sociais atualmente existentes num único mecanismo, simplificando os processos administrativos e reforçando os mecanismos de fiscalização. Entre as principais alterações previstas está o alargamento das condições de verificação patrimonial dos beneficiários, que passarão a ter de declarar também bens móveis relevantes, como viaturas automóveis.

Outra novidade consiste na atribuição da prestação por períodos de um ano, obrigando os beneficiários a renovar o pedido e a apresentar documentação atualizada para manutenção do apoio.

Segundo o PSD, a reforma introduz igualmente um princípio de maior responsabilidade e reciprocidade social. Nesse sentido, os beneficiários poderão ser chamados a realizar até 15 horas semanais de trabalho socialmente útil e ficarão obrigados a aceitar propostas de emprego consideradas adequadas ao seu perfil profissional.

O novo regime prevê ainda penalizações para situações de incumprimento ou fraude, podendo os infratores ficar impedidos de aceder a apoios sociais por períodos até dois anos.

Em comunicado, a Secção de Elvas do PSD defende que a medida contribui para um Estado Social “forte, justo e sustentável”, capaz de apoiar quem mais necessita, promovendo simultaneamente a autonomia, a responsabilidade individual e uma utilização mais rigorosa dos recursos públicos.

Procissão do Corpo de Deus condiciona trânsito no Alandroal esta quinta-feira

A circulação rodoviária em várias artérias da vila de Alandroal será condicionada esta quarta-feira, 4 de junho, entre as 18h00 e as 20h00, devido à realização da tradicional Procissão do Corpo de Deus.

O aviso foi emitido pela Câmara Municipal de Alandroal, através do vereador Paulo Jorge da Silva Gonçalves, que informa que a medida visa garantir a segurança dos participantes e o normal desenrolar da celebração religiosa.

Durante o período indicado, estarão sujeitas a condicionamentos de trânsito diversas ruas e largos do centro histórico, incluindo o Largo do Arquiz, as ruas Diogo Lopes Sequeira, Luís de Camões, Alexandre Herculano, do Pinheiro, João de Deus e Afonso Costa, bem como a Praça da República, o Largo Major Roçadas, o Largo de São Bento, a Rua Olivença, a Rua Dr. Teófilo Braga e o Largo da Matriz.

A autarquia apela à compreensão de todos os condutores pelos eventuais constrangimentos causados e solicita aos munícipes que evitem estacionar veículos ao longo do percurso da procissão.

O Município de Alandroal sublinha que estas medidas são temporárias e necessárias para assegurar a realização segura de uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.

Cristina Canário sobe ao pódio na primeira Meia-Maratona de Ponte de Sor

Os atletas da Associação Desportiva Ialbax voltaram a marcar presença em várias competições entre os dias 29 e 31 de maio, somando resultados muito positivos numa agenda desportiva bastante preenchida. 

O grande destaque do fim de semana vai para a atleta Cristina Canário, que subiu ao pódio na 1.ª Meia Maratona “Pernas para Concerto”, realizada em Ponte de Sor. A corredora alcançou um excelente 2.º lugar no escalão V35, terminando na 79.ª posição da classificação geral. 

A comitiva da AD Ialbax nesta prova de Ponte de Sor contou ainda com as participações de Carlos Pimenta, que obteve um brilhante 35.º lugar na geral (5.º em V35), e de Manuel Mexia, que fechou a sua prestação no 95.º posto da geral (11.º em V50). 

A atividade da associação tinha começado logo na sexta-feira à noite, dia 29 de maio, além-fronteiras. O atleta Carlos Santos representou o clube na XII Carrera y Caminata Solidaria Nocturna, em Talavera la Real, Espanha, onde cruzou a linha de meta na 210.ª posição da classificação geral. 

Com mais estes resultados, a AD Ialbax continua a levar o nome de Elvas e a sua dinâmica desportiva a diversas provas nacionais e internacionais. 

PS: “Novo Impulso” apresenta em Elvas João Manuel Nabeiro como mandatário da candidatura

A candidatura “Novo Impulso” à Federação Distrital de Portalegre do PS, liderada por Tiago Teotónio Pereira e João Pedro Meira, reuniu militantes e simpatizantes num momento de reflexão, participação e mobilização em torno do futuro do Alto Alentejo esta quarta-feira, 2 de junho, em Elvas.

De acordo com a candidatura, “abordaram-se temas estruturantes para o desenvolvimento do distrito, com destaque para a regionalização, defendida como um instrumento essencial para reforçar a capacidade de decisão dos territórios, promover uma maior proximidade às populações e permitir um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável.”

No decorrer da sessão foi feito o anúncio de qye João Manuel Nabeiro é o mandatário da candidatura, “uma escolha que reflete o compromisso para com o desenvolvimento da região, em todas as suas vertentes”.

Foram ainda apresentadas as candidaturas de Nuno Mocinha à presidência da Comissão Política Concelhia de Elvas e de Sara Anjos às Mulheres Socialistas de Elvas.

“Nuno Mocinha comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho desenvolvido no atual mandato, consolidando o percurso realizado e reforçando a proximidade aos militantes e aos elvenses. Por sua vez, Sara Anjos destacou a importância das Mulheres Socialistas na promoção da igualdade de oportunidades, no incentivo à participação cívica e política das mulheres e na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e representativa.”

A sessão, diz a candidatura, “permitiu reforçar o empenho de todos os intervenientes para com o desenvolvimento de Elvas e para a procura e construção de respostas políticas próximas da população e das suas necessidades.”

Viana do Alentejo: Festa da Primavera de Aguiar destaca tradição, convívio e identidade local  


Aguiar volta a receber a Festa da Primavera, entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de junho, com um programa que combina música, dança, desporto e tradições populares, reforçando o espírito comunitário daquela freguesia do concelho de Viana do Alentejo.

“As festas de Aguiar são as mais genuínas do concelho, a festa tradicional”, garante o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luís Metrogos, que revela que, este ano, o objetivo da autarquia passa por “promover ainda mais essa tradicionalidade que existe em Aguiar”.

Entre os momentos mais emblemáticos do certame, o autarca destaca a tradicional sardinhada de domingo, em que as famílias se juntam, num “espírito muito próprio do Alentejo”. “Cada um leva parte do seu almoço, uns levam as batatas, o feijão verde, um leva bolo, o outro leva melão. É realmente um almoço de união”, acrescenta o autarca, garantindo que se trata de um momento marcado pela “camaradagem e amizade”.

O programa da Festa da Primavera inclui atuações musicais, atividades desportivas, marchas populares, espetáculos de dança e animação de rua, destacando-se ainda o concerto de Mickael Carreira na noite de domingo (21h30).

Apesar de reconhecer limitações orçamentais, o autarca garante que a programação foi pensada para manter a identidade do evento. “Com o orçamento reduzido que temos, conseguimos dar resposta àquilo que é o gosto e a agenda das festas de Aguiar”, refere, sublinhando que a escolha dos artistas procura respeitar a tradição e as preferências da população.

A par de Mickael Carreira, vão passar pelo palco do certame, na sexta-feira, a banda Pack7 (22h30) e os DJs Mira (00H) e Trofast (02h30); e no sábado Emanuel Moura (22h30) e Kiss Kiss Bang Bang (00h30).

A Festa da Primavera de Aguiar volta a afirmar-se como um encontro intergeracional, que valoriza as tradições locais e reforça o espírito de comunidade no concelho de Viana do Alentejo.

Tapete volta às ruas de Arraiolos para cinco dias de festa e celebração

O Tapete de Arraiolos, tradicionalmente bordado no concelho, é um símbolo de identidade cultural e um motor de desenvolvimento local. Com o evento “O Tapete está na Rua”, visitantes e moradores têm possibilidade de apreciar de perto, entre hoje e domingo, de 3 a 7 de junho, este património ancestral que se transmite de geração em geração.

Segundo Jorge Macau, presidente da Câmara Municipal de Arraiolos, na edição deste ano, “os objetivos estratégicos do evento são a valorização, salvaguarda e promoção deste património cultural, a dinamização da economia local envolvendo todos os agentes económicos e a afirmação de Arraiolos como destino cultural capaz de atrair novos públicos”.

O evento oferece a oportunidade de contacto direto com as bordadeiras, fortalecendo a tradição viva do concelho. Como destaca Jorge Macau, “o evento tem um papel determinante na valorização e preservação deste património, ao dar visibilidade ao saber-fazer e contribuir para o reconhecimento do Tapete de Arraiolos enquanto elemento identitário de elevado valor cultural”.

Um marco histórico recente foi a certificação do Tapete de Arraiolos pelo IEFP, que limita a produção deste património ao concelho. “A questão da certificação do tapete foi um processo demoroso e muito complexo, e foi com bastante agrado que vimos esta decisão do IEFP através deste despacho provisório. Consideramos que se trata de um passo importante para a valorização e salvaguarda do Tapete de Arraiolos”, afirma ainda o autarca.

Com estas iniciativas, Arraiolos não só preserva a sua história e cultura, como também reforça a economia local e consolida a sua posição como destino turístico e cultural de excelência, capaz de atrair públicos diversos e valorizar o património imaterial da região.

Hoje, na primeira noite do evento, é Carolina Deslandes quem sobe ao palco. Por esta edição de “O Tapete está na Rua” vão passar também Os Quatro e Meia (4 de junho), Terras de Rayo (dia 5), ÁTOA (dia 6) e Teresinha Landeiro (dia 7).

IPP cresce 15% na criação de emprego, mas Luís Loures alerta: subfinanciamento ameaça competitividade

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) registou um crescimento assinalável no último ano letivo, consolidando a sua atratividade e capacidade de investigação.

Em declarações à Rádio Elvas, o presidente do instituto, Luís Loures, fez um balanço altamente positivo do desempenho do IPP, mas deixou um forte alerta ao Governo sobre o “claro desfavorecimento” financeiro que o ensino superior enfrenta em Portugal face à média internacional.

Do ponto de vista geral, o IPP atravessa um ciclo de forte afirmação regional, nacional e internacional. Segundo Luís Loures, a instituição não se limitou a aumentar o número de estudantes nas suas escolas. “Aumentámos não só o número de alunos, mas também aquela que é a nossa influência, o número de projetos, o financiamento. Ampliámos muito a nossa atratividade e capacidade de investigação, com a contratação de docentes de carreira e investigadores de carreira”, congratula-se o presidente do Politécnico.

Este reforço de quadros tem tido um impacto direto no tecido socioeconómico local, fixando recursos humanos diferenciados: “Estamos a falar de pessoas altamente qualificadas, a maior parte delas que vêm de fora da região, outros que, sendo daqui, acabam por conseguir regressar porque têm, nesta questão deste emprego mais qualificado, uma possibilidade de ter aqui as suas famílias com melhor qualidade de vida.” De resto, os dados estatísticos da instituição traduzem essa dinâmica. “Crescemos em cerca de 15% ao nível daquilo que é a criação de emprego e isso é um número que é assinalável”, destaca.

O aviso ao Governo: “Não se fazem omeletes sem ovos”

Apesar do “ano preenchido e de grandes conquistas”, o líder do Politécnico de Portalegre aponta o subfinanciamento crónico do setor como o principal obstáculo à competitividade das academias portuguesas. Aludindo a dados recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, o responsável lembra que o fosso face ao exterior continua a alargar-se.

“Temos batalhado muito no financiamento do ensino superior, que em Portugal continua altamente subfinanciado. Ainda há pouco tempo saiu um relatório novo da OCDE e nós estamos cada vez mais distantes da média”, avisa. Luís Loures concretiza o cenário com dados comparativos: “Estamos a falar de uma diferença entre aquilo que é o financiamento público das instituições de ensino superior em Portugal e a média da OCDE de cerca de 48%.”

Para o presidente do IPP, esta assimetria financeira prejudica o país no xadrez global da captação de talento. “Obviamente que é muito difícil fazer omeletes sem ovos e continuarmos a ser competitivos num cenário de claro desfavorecimento face aos nossos competidores diretos, que não estão em Portugal, como é óbvio, e estão no mundo”, reitera, deixando um apelo direto à tutela: “É muito importante que o Governo rapidamente seja capaz de reverter esta situação. Tem que começar por algum lado. Nós sabemos que Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas é preciso começar a inverter este cenário de subfinanciamento.”

Grupo Nabeiro assinala Dia dos Sistemas com iniciativas abertas à comunidade

O Grupo Nabeiro vai assinalar, a 8 de junho, o Dia dos Sistemas, uma iniciativa que marca simultaneamente o Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos.

Com este evento, o Grupo pretende reforçar o seu compromisso com as boas práticas nas áreas do ambiente, segurança alimentar, saúde e segurança no trabalho, qualidade e responsabilidade social, promovendo a sensibilização e o envolvimento das suas partes interessadas.

A iniciativa terá lugar no parque de estacionamento do Centro de Ciência do Café, onde estará patente, ao longo do dia, uma exposição temática dedicada às boas práticas nos diferentes domínios dos sistemas. O objetivo passa por sensibilizar para os riscos associados ao incumprimento destas práticas, quer ao nível da saúde pública e do meio ambiente, quer no contexto da segurança individual no trabalho.

Entre as 10h00 e as 17h00 decorrerá um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Todos fazem parte dos Sistemas”, envolvendo participantes de diferentes idades numa dinâmica interativa e educativa.

As atividades incluem jogos e ações de sensibilização sobre temas como a gestão de resíduos de embalagens, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, boas práticas de qualidade e segurança alimentar e segurança no trabalho, incentivando a partilha de conhecimento entre gerações. Ao longo do dia, os participantes terão ainda a oportunidade de receber brindes oferecidos pelos parceiros e pelo Grupo Nabeiro.

A iniciativa será dinamizada pela equipa do departamento de Sistemas da Qualidade e Assuntos Regulamentares do Grupo Nabeiro, com o apoio de entidades parceiras, entre as quais a Sociedade Ponto Verde a Eletrão e a Diversey.

Este evento destina-se à população escolar de Campo Maior e aos colaboradores do Grupo Nabeiro, prevendo-se a participação de cerca de 600 pessoas, incluindo aproximadamente 290 crianças, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos, provenientes do Centro de Talento Alice Nabeiro e do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Com esta iniciativa, o Grupo Nabeiro pretende proporcionar um dia de aprendizagem, partilha e convívio, reforçando a importância do contributo de cada um para a construção de um futuro mais sustentável e seguro.

Quarteto Arya leva obras-primas da música clássica ao Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebe esta quarta-feira, 3 de junho, mais uma iniciativa integrada no ciclo de concertos “A Música Encanta o Património”, promovido pela Câmara Municipal de Elvas. O evento, de entrada gratuita, conjuga música, património e enogastronomia, inserindo-se igualmente nas comemorações do quinto aniversário do museu.

A programação tem início às 18h30 com uma prova de vinhos regionais, proporcionando aos participantes uma oportunidade de contacto com os produtos locais e com a identidade vínica do território.

Meia hora mais tarde há espetáculo do Quarteto Arya, formação composta por solistas da Orquestra Sinfónica de Lisboa, para um concerto dedicado às grandes obras da música clássica. Segundo o diretor artístico do ciclo, Luís Zagalo, o espetáculo apresenta um programa diversificado, percorrendo diferentes épocas e estilos musicais. “É um concerto protagonizado por solistas que trabalham em Lisboa. O quarteto é composto por primeiro violino, segundo violino, viola d’arco e violoncelo, trazendo um programa diversificado em termos de épocas”, explica.

O repertório inclui obras de Henry Purcell, compositor inglês do período barroco, um dos mais emblemáticos quartetos de cordas de Wolfgang Amadeus Mozart, bem como a célebre Valsa n.º 2 do compositor russo Dmitri Shostakovich, uma das referências marcantes da música do século XX. O concerto termina com uma incursão pelo universo latino-americano, através de “Por una Cabeza”, um dos temas mais conhecidos do argentino Carlos Gardel.

Para Luís Zagalo, esta diversidade de repertório permite proporcionar ao público uma experiência musical abrangente, reunindo algumas das mais importantes referências da história da música ocidental.

Integrado na programação “A Música Encanta o Património”, que decorre desde março até julho, o evento reforça o papel do MAEE como espaço de encontro, conhecimento e dinamização cultural, convidando residentes e visitantes a descobrir o património museológico de Elvas através da música.