Vila Viçosa investe mais de 728 mil euros na reabilitação das redes de saneamento e drenagem pluvial

O Auto de Consignação da empreitada de Construção e Reabilitação de Infraestruturas para Assegurar a Resiliência no Abastecimento e Saneamento de Vila Viçosa foi assinado nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

A obra foi adjudicada à empresa URBIGAV – Construções e Engenharia S.A., pelo valor de 728.490,50 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e terá um prazo de execução de 270 dias.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio José Ludovico Esperança, o chefe da Divisão de Obras Municipais, Paulo Jorge da Cunha Catarina Silva, e o engenheiro Pedro Rato, diretor de produção da empresa adjudicatária.

A intervenção prevê a reabilitação e remodelação das redes públicas de águas residuais a montante do perímetro urbano de Vila Viçosa, mais concretamente na zona sudoeste da vila. O principal objetivo da empreitada passa pela instalação de um coletor de águas pluviais, constituído por manilhas de betão pré-esforçado com 1,20 metros de diâmetro, junto à rotunda da Alameda Henrique Pousão.

Com esta infraestrutura, será possível melhorar a recolha e o escoamento das águas pluviais até à linha de água a jusante, reduzindo significativamente o risco de inundações em várias zonas do perímetro urbano de Vila Viçosa.

O investimento conta com financiamento do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com uma taxa de comparticipação de 85%, reforçando a aposta na modernização das infraestruturas e na resiliência ambiental do concelho.

ULSAC promove Open Day na obra do novo hospital

A ULSAC promove amanhã, dia 3 de junho, às 10h00, um Open Day para Médicos Recém-Especialistas, outros médicos interessados em abraçar um novo projeto conosco e internos da ULSAC e de outras instituições, de formação geral e de formação específica.

A iniciativa decorre na obra do Novo Hospital Central do Alentejo e pretende dar a conhecer o projeto, as equipas, as oportunidades de carreira e o futuro da medicina no Alentejo.

Este será um momento de contacto direto com um dos projetos de saúde mais relevantes em desenvolvimento no país, pensado para profissionais que querem fazer parte da construção de uma nova etapa da prestação de cuidados na região.

Forte de Santa Luzia abre espaços habitualmente inacessíveis em visita guiada especial no domingo

O Forte de Santa Luzia, em Elvas, vai receber duas visitas guiadas especiais, a primeira já este domingo, 7 de junho, com início marcado para as 10 horas, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de conhecer espaços habitualmente menos acessíveis desta emblemática fortificação elvense. A próxima visita especial está marcada para 27 de setembro.

A iniciativa contempla uma passagem pelas contraminas e pelo Fortim de São Mamede, permitindo aos visitantes descobrir alguns dos segredos da arquitetura militar abaluartada que integra o conjunto fortificado de Elvas, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Esta experiência pretende dar a conhecer de forma mais aprofundada a importância estratégica e histórica deste monumento, um dos mais relevantes exemplos da engenharia militar seiscentista em Portugal.

A participação está sujeita a inscrição prévia, que poderá ser efetuada diretamente no Forte de Santa Luzia, através do endereço eletrónico forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.

A Câmara Municipal de Elvas convida todos os interessados a aproveitarem esta oportunidade para explorar e valorizar um dos mais importantes ex-líbris patrimoniais do concelho.

Margarida Paiva quer levar “Multibanco Social” para Varche e Vila Fernando

Margarida Paiva, vereadora do PSD na Câmara Municipal de Elvas, apresentou esta terça-feira, 2 de junho, uma proposta à autarquia para que o concelho se candidate ao projeto-piloto “Multibanco Social”.

Esta é uma iniciativa promovida pela SIBS, em articulação com o Banco de Portugal, que prevê a instalação de caixas automáticas em juntas de freguesia localizadas em zonas sem acesso a numerário.

Margarida Paiva, que identifica como prioritárias as localidades de Varche e Vila Fernando, sugere que os serviços municipais “apurem a situação na Freguesia da Maia”.

“Segundo dados do Banco de Portugal relativos a 2022, 1.276 freguesias nacionais, 41% do total, não têm qualquer ponto de acesso a numerário. Em alguns casos, a caixa automática mais próxima fica a 17 quilómetros de distância”, lê-se no comunicado do PSD, onde a vereadora adianta que a proposta não implica custos para o município.

Por outro lado, Margarida Paiva volta a abordar a proposta de Reforço Operacional do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), que tinha sido retirada da ordem de trabalhos em 22 de abril, a pedido da maioria, por alegada insuficiência de dados. A vereadora refere que os elementos entretanto disponibilizados pelos serviços municipais vieram confirmar integralmente o diagnóstico já apresentado na proposta inicial. Nesse sentido, manifesta a expectativa de que o documento regresse brevemente à ordem do dia para apreciação e votação.

Município de Arronches entrega chave aos novos inquilinos de casas no centro histórico

Uma das políticas assumidas pelo executivo autárquico do Município de Arronches é a revitalização do centro histórico e, nesse âmbito, têm sido e continuarão a ser recuperadas diversas habitações que se encontravam devolutas, um trabalho desenvolvido pela autarquia, mas também por empresários locais, que embeleza e oferece outra dinâmica ao coração da vila.

Nesse âmbito, a Câmara Municipal promoveu a recuperação de três habitações na Rua Almirante Cândido dos Reis, popularmente conhecida como Rua do Paço, as quais foram agora cedidas aos novos inquilinos, tendo-se firmado o contrato e entregado as chaves das casas.

Representado pelo presidente, João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes, o executivo autárquico recebeu, no Salão Nobre da Câmara Municipal, os candidatos contemplados, na companhia dos chefes da Divisão de Administração, Financeira e Modernização Administrativa e da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, respetivamente Paulo Trindade e Dulce Bigares e da técnica de Serviço Social do Município, Sónia Pires.

Antes da assinatura dos documentos, o presidente do Município dirigiu uma palavra aos presentes começando por felicitar os contemplados neste processo que se prolongou mais do que a autarquia gostaria, uma vez que as habitações já estão concluídas desde o final do ano transato, mas que se justifica pela análise necessariamente pormenorizada das candidaturas. João Crespo apelou depois à estima das casas e à boa convivência entre os agora vizinhos, explicando que os serviços sociais da Câmara Municipal irão fazer um acompanhamento pontual presencial e que os restantes serviços municipais se encontram disponíveis para qualquer apoio que seja necessário. Por fim, quer o autarca, quer a chefe da Divisão de Obras, Ambiente e Serviços Urbanos, Dulce Bigares, apontaram quais os próximos trâmites a seguir.

De relembrar que esta foi uma empreitada executada pela empresa ‘Agrocinco – Construções, S.A.’, que colocou em prática o projeto do grupo ‘ECL – Empreendimentos Costa Lopes, Ld.ª’, sendo integrada na Estratégia Local de Habitação, ao abrigo do ‘1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação’, enquadrando-se nas condições de cumprimento do Plano de Recuperação e Resiliência, com um valor elegível de financiamento de 460.965,64€.

Procissão de Nossa Senhora da Paz reúne dezenas de fiéis em Elvas

A Procissão de Nossa Senhora da Paz, em Elvas, realizou-se na noite do passado sábado, 30 de maio, reunindo dezenas de fiéis, num momento marcado pela fé, devoção e espírito de comunhão.

A celebração voltou a mobilizar a comunidade, que participou com grande sentido de recolhimento e oração nesta manifestação pública de fé. Ao longo do percurso, a imagem de Nossa Senhora da Paz foi acompanhada pelos participantes entre cânticos e momentos de reflexão, criando um ambiente de serenidade e profunda espiritualidade.

A procissão proporcionou, uma vez mais, um momento especial de encontro e partilha entre os fiéis.

Esta celebração mariana mantém viva uma tradição profundamente enraizada na comunidade, reforçando os laços de união e a devoção a Nossa Senhora. A noite ficou marcada pela participação expressiva e pelo testemunho de fé de todos quantos se associaram a este momento religioso.

Bombeiros de Elvas reforçam capacidade operacional com nova ambulância

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas adquiriu uma nova ambulância. A nova viatura, entregue esta terça-feira, 2 de junho, à Associação Humanitária, é uma ambulância de transporte de doentes (ABTD) preparada para transportar utentes em maca e também doentes sentados.

De acordo com o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Amadeu Martins, que explica que esta aquisição visa reforçar a capacidade de resposta da corporação às necessidades da população, representa um investimento de 62 mil euros, “completamente suportados pela associação”.

Além da ambulância, a associação adquiriu também, muito recentemente, um gerador. “Vimo-nos aqui um bocado atrapalhados aquando do apagão e então adquirimos um gerador que custou à associação cerca de 20 mil euros”, explica Amadeu Martins.

Com estas aquisições, os Bombeiros Voluntários de Elvas reforçam a sua capacidade operacional e garantem melhores condições para responder às necessidades da população, quer no transporte de doentes, quer em situações de emergência que exijam autonomia energética.

Homem sofre amputação em acidente de trabalho e é transportado de helicóptero para Lisboa

Um homem de cerca de 60 anos sofreu esta terça-feira uma amputação de vários dedos de uma das mãos, na sequência de um acidente de trabalho, ocorrido esta manhã, quando realizava trabalhos com uma rebarbadora na zona do Castelo de Elvas. O alerta foi dado para os meios de socorro, que prestaram assistência no local e estabilizaram a vítima.

Devido à gravidade dos ferimentos, o homem foi transportado de helicóptero para uma unidade hospitalar da região de Lisboa para recolocação ou tratamentos.

Prémios DECO Municípios e Freguesias: já são conhecidosos projetos vencedores da 3.ª edição

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios DECO Municípios e Freguesias. Nesta 3.ª edição, a Associação voltou a distinguir políticas públicas e projetos locais que colocam os consumidores e os cidadãos no centro da atuação autárquica. Com uma imagem renovada e com oito novas categorias, a iniciativa garantiu um número recorde de projetos inscritos, tendo reunido mais de 100 candidaturas. Avis, Barcelos, Braga, Lisboa, Oeiras, Porto de Mós e São João da Madeira são os municípios vencedores, tendo ainda sido atribuídas 14 menções honrosas aos municípios e mais de 20 distinções às freguesias.

“Este foi um ano de reconhecimento para os Prémios. Após três edições, aumentamos o número das participações dos municípios e freguesias em 68%, que participaram com projetos muito interessantes e que, efetivamente, têm um impacto significativo nos territórios e na defesa dos cidadãos”, comenta André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da DECO. O responsável sublinha ainda que “mais do que destacar projetos, os Prémios querem que os mesmos sirvam de exemplo e inspiração para que outros municípios e freguesias repensem as suas políticas públicas”.

Lisboa destaca-se nesta edição com dois prémios

Os projetos “Um Teatro em Cada Bairro” e “CopoMais Lisboa” garantiram dois prémios ao município de Lisboa, nas categorias de Cultura e Lazer e Tecnologia e Inovação respetivamente. Desenvolvido com o intuito de garantir o acesso descentralizado à criação e fruição cultural de forma mais participativa, equitativa e integradora, o programa “Um Teatro em Cada Bairro” impactou, em 2025, mais de 117 mil pessoas. Tendo arrancado em dezembro de 2022, integra atualmente uma rede de seis equipamentos que permitem descentralizar as atividades culturais para outras zonas da cidade, reduzindo barreiras económicas e de mobilidade.

Já o projeto CopoMais Lisboa, trata-se de um sistema de copos reutilizáveis que nasceu da necessidade de eliminar o uso massivo de copos descartáveis nas zonas de animação noturna da cidade, que se estimava ser de cerca de três milhões de unidades. O CopoMais Lisboa dá resposta a estre problema através de 17 máquinas de devolução automática, permitindo que qualquer utilizador deposite um copo reutilizável e recupere de imediato o valor da tara através de cartão bancário ou QR code. Depois de uma fase inicial, em junho de 2025, que assegurou uma taxa de retorno dos copos superior a 90%, o projeto conta com uma rede de mais de 30 estabelecimentos aderentes.

Braga volta a distinguir-se nas políticas verdes

Depois de na edição do ano passado ter vencido com o “Mapa de Potencial Solar e Bio-Roofs de Braga” – uma plataforma inovadora que permite que os munícipes simulem o potencial solar dos seus edifícios –, o município voltou a destacar-se, desta vez com o projeto de regularização e renaturalização do Rio Este. Tendo vencido na nova categoria “Políticas Verdes e Energia”, o projeto tem como objetivo devolver o rio à cidade e aumentar a sua biodiversidade, removendo os revestimentos de betão. Para tal, foram criados corredores verdes e um percurso ecológico ao longo do rio, associado à recuperação de lagoas naturais. A renaturalização das margens e a recuperação da vegetação ripícola contribuiu, entre outros aspetos, para a mitigação dos efeitos das cheias e aumento da capacidade de retenção natural da água, aumentando também a resiliência ecológica do território face a fenómenos climáticos extremos.

Avis vence com “Jovens em Movimento”

Chama-se “Jovens em Movimento” e foi o projeto que arrecadou o prémio na categoria “Educação e Juventude” para o município de Avis. O programa, que nasceu em 2005, tem vindo a promover a ocupação dos jovens durante o período das férias letivas, contribuindo para a sua formação e para o seu crescimento cívico e intelectual, minorando potenciais comportamentos de risco. Com atividades em áreas como “ambiente e proteção civil”, “arqueologia”, “museologia” ou “serviços urbanos e de apoio à comunidade”, o projeto destina-se a jovens entre os 16 e os 25 anos, que sejam residentes do concelho e estejam integrados nos sistemas de ensino ou formação profissional. Num território profundamente marcado pela interioridade e pelo envelhecimento, a iniciativa cria mecanismos que permitem reforçar a ligação dos jovens ao território e valoriza o património histórico, cultural e documental de Avis.

1.ª Capital da Saúde Mental dá prémio a Barcelos

Assumindo-se como um marco histórico na abordagem às políticas de bem-estar, Barcelos recebeu a distinção inédita de 1.ª Capital de Saúde Mental, atribuída pela Federação Mundial da Saúde Mental (WFMH), em dezembro de 2023. O reconhecimento impulsionou a criação de uma Rede Municipal de Saúde Mental, pioneira no país, que articula 65 entidades locais e tem o objetivo de responder às necessidades da população. O projeto escalou a nível internacional, com o município a desenvolver a Rede de Cidades Europeias para a Saúde Mental. No ano passado, Barcelos acolheu o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental, que recebeu mais de 600 participantes de diversos países.

Oeiras ganha na categoria “Habitação e Espaço Público”

O acesso à habitação digna continua a ser um problema com necessidade urgente de reposta. Neste âmbito, Oeiras destacou-se pela aposta robusta na área de habitação municipal. Com 14 Novos Programas de Habitação (NPH), a autarquia tem um investimento estimado em 160 milhões de euros para a construção de 38 edifícios, que vão resultar em 754 fogos (tipologias T0 a T4). 420 fogos já se encontram em construção, tendo já sido entregues 92 casas a famílias carenciadas. Os NPH integram ainda serviços complementares, como uma Unidade de Cuidados Continuados, um Centro Social, três Centros de Dia, entre outros. A aposta do visa ainda a requalificação dos bairros municipais existentes, melhorando condições de habitabilidade, desempenho energético e integração urbana.

Trilhos e turismo de natureza destacam-se na categoria de “Turismo”

Com recursos naturais, patrimoniais e culturais que elevam o potencial turístico de Natureza de Porto de Mós, o concelho desenvolveu uma rede complexa de percursos e locais a valorizar em todas as freguesias do concelho. O objetivo do projeto passa por potenciar a visita ordenada ao território, criando espaços interpretativos e de fruição dos recursos naturais, tendo ainda em consideração a preservação dos mesmos. A Rede de Trilhos e Espaços de Visitação do Concelho de Porto de Mós integra uma oferta diversificada, com 11 percursos pedestres, 10 percursos equestres, 15 percursos de BTT, 11 locais de espeleologia e três pristas de parapente, entre outras atrações.

São João da Madeira apostou na inclusão com programa “Coordenadas”

O programa Coordenadas surgiu com o propósito de colmatar lacunas identificadas na atuação do município de São João da Madeira sobre os problemas sociais como o isolamento social, exclusão emocional e sócio afetiva ou dificuldade de acesso a serviços. O programa, que agora venceu o prémio DECO na categoria “Imigração, Inclusão e Diversidade”, desenvolveu respostas dirigidas à população, entre os 18 e os 64 anos, através de oito ações nas áreas ocupacional, laboral, artística e da saúde e bem-estar. A implementação do projeto promoveu mais inclusão no território, com capacitação e acesso a cuidados, bem como a promoção de locais de trabalho saudáveis no tecido empresarial, comercial, formativo e associativo.

Menções honrosas reconhecem 14 municípios

Além dos vencedores das oito categorias dos Prémios DECO, a Associação vai também distinguir 14 projetos municipais com Menções Honrosas, reconhecendo iniciativas que se diferenciam pelo impacto positivo, inovação e contributo para a qualidade de vida das comunidades. Na categoria “Habitação e Espaço Público”, o destaque vai para o município do Seixal, pelo projeto que permitiu o realojamento de mais de 293 famílias. Já em “Bem-estar e Saúde Mental”, serão distinguidos os municípios da Maia, Porto Moniz e Santiago do Cacém, pelos projetos desenvolvidos nesta área.

Matosinhos arrecada a Menção Honrosa na categoria “Turismo”, graças à iniciativa “Out of the Blue” e, ainda a norte do país, Valongo e Vila do Conde serão reconhecidos em “Imigração, Inclusão e Diversidade” pelas boas práticas de integração e promoção da coesão social. Na área de “Educação e Juventude”, as distinções vão para Sintra, Peniche e Torres Vedras. Oeiras será premiado em “Tecnologia e Inovação”, enquanto Porto e Seixal recebem Menções Honrosas na categoria de “Cultura e Lazer”.

Prémios DECO regressam com edição 2026

A 4.ª edição dos Prémios DECO Municípios e Freguesias regressam ainda este ano, para sublinhar as políticas locais que mais se destacaram no decorrer de 2026. A informação relativa às candidaturas, entre outros detalhes, será divulgada nos próximos meses.

Prémios Municípios

Habitação e Espaço Público:

Oeiras (Habitação Municipal)

Bem-Estar e Saúde Mental:

Barcelos (1ª Capital Mundial de Saúde Mental)

Turismo:

Porto de Mós (Rede de Trilhos e Espaços de Visitação)

Políticas Verdes e Energia:

Braga (Regularização e Renaturalização do Rio Este)

Educação e Juventude:

Avis (Jovens em Movimento)

Imigração, Inclusão e Diversidade:

São João da Madeira (Programa Coordenadas)

Tecnologia e Inovação:

Lisboa (CopoMais Lisboa – Sistema Municipal de Copos Reutilizáveis)

Cultura e Lazer:

Lisboa (Um teatro em cada bairro)

Menções Honrosas – Municípios

Habitação e Espaço Público:

Seixal (Realojamento disperso dos ex-residentes dos núcleos precários de Vale de Chicharos, Rio Judeu e Santa Marta de Corroios)

Bem-Estar e Saúde Mental:

Maia (Maia Cuida+)

Porto Moniz (Gabinete de Apoio ao Idoso de Porto Moniz)

Santiago do Cacém (Santiago de Cacém Ativo e Solidário + Gerações)

Turismo:

Matosinhos (Out of th blue)

Políticas Verdes e Energia:

Cascais (Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais)

Educação e Juventude:

Sintra (Sintra Inclui)

Peniche (Youth Point – Epicentro da Estratégia Juventude 25/26)

Torres Vedras (Conselho de Crianças de Torres Vedras)

Imigração, Inclusão e Diversidade:

Valongo (Centro de Recursos para a Inclusão Social)

Vila do Conde (In Surf)

Tecnologia e Inovação:

Oeiras (Plataforma Oeiras Interativa)

Cultura e Lazer:

Porto (Feira do Livro do Porto)

Seixal (Seixal Cultural)

Juntas de Freguesia – Prémios

Junta de Freguesia de Barreiros

Junta de Freguesia de Cacia

Junta de Freguesia de Encosta do Sol

Junta de Freguesia de Meirinhas

Junta de Freguesia de Palmeira

Junta de Freguesia de São Domingos de Rana

Junta de Freguesia de São Sebastião

União de Freguesias Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

União de Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas

União de Freguesias de Arrimal e Mendiga

União de Freguesias de Carcavelos e Parede

União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades

União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova

Juntas de Freguesia – Menções Honrosas

Junta de Freguesia da Costa

Junta de Freguesia de Aradas

Junta de Freguesia de Portimão

Junta de Freguesia de Porto Salvo

Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz

Junta de Freguesia de Souselo

Junta de Freguesia de Vila do Conde

Junta de Freguesia de Vila Franca

Junta de Freguesia de Corroios

Junta de Freguesia de N. Srª do Bispo

Junta de Freguesia de Santa Marinha

“Novo Impulso” apresenta candidatura à Federação Distrital de Portalegre do PS em Elvas

A candidatura à Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista (PS), liderada sob o lema “Novo Impulso”, promove esta terça-feira, 2 de junho, uma sessão pública de apresentação, pelas 18 horas, na sede do PS de Elvas, localizada na Rua das Portas do Sol, junto à Sé.

A iniciativa pretende dar a conhecer aos militantes, simpatizantes e à população em geral o projeto político que a candidatura pretende desenvolver para o futuro da Federação Distrital de Portalegre, num momento que a candidatura “Novo Impulso” considera ser de partilha de ideias e de compromisso com o desenvolvimento do distrito.

Durante a sessão serão igualmente apresentadas as candidaturas à Concelhia de Elvas do Partido Socialista e às Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos de Elvas, numa demonstração de unidade e articulação entre as diferentes estruturas partidárias.

Elvas assume protagonismo no projeto transfronteiriço FEEnERT 

O Município de Elvas integra o projeto europeu FEEnERT (Fomento da Eficiência Energética em Edifícios Públicos de Arquitetura Tradicional), que se desenvolve sob o mote “Reabilitar o Património, Ativar o Território”. O projeto foca-se na região transfronteiriça EUROACE, que une o Alentejo, o Centro de Portugal e a Estremadura espanhola, com o intuito de conciliar a preservação das raízes arquitetónicas e a inovação ecológica.

O FEEnERT surge como resposta direta aos desafios do abandono do edificado tradicional e da escassez de mão de obra especializada no meio rural. Através da aplicação de soluções de vanguarda e de eficiência energética, o programa pretende transformar edifícios históricos e públicos em ativos económicos e culturais capazes de fixar populações e gerar emprego qualificado na região.

Como parte central deste compromisso, Elvas destaca-se ao acolher um dos projetos-piloto fundamentais do programa. Esta intervenção prática servirá de modelo analítico e demonstrativo para a monitorização de soluções construtivas sustentáveis e compatíveis com as técnicas tradicionais da Euroregião.

Eixos Centrais do Projeto FEEnERT:

  • Sustentabilidade Energética: Reduzir a pegada carbónica e melhorar o conforto térmico em edifícios de arquitetura tradicional.
  • Capacitação Técnica: Formar e certificar pequenas e médias empresas (PMEs) do setor da construção civil para aplicar soluções ecológicas especializadas.
  • Inovação Tecnológica: Desenvolver protocolos de atuação específicos baseados em ferramentas digitais avançadas, como a metodologia BIM (Building Information Modeling).

O projeto é cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP e conta com a colaboração de parceiros estratégicos de ambos os lados da fronteira, incluindo a AREANATejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano) e o LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia).

Com esta integração, Elvas posiciona-se na vanguarda do urbanismo sustentável, demonstrando que proteger a história é o primeiro passo para construir um futuro ecológico e resiliente.

Workshop de Paleografia a 14 de junho na Biblioteca Municipal de Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo recebe, no próximo dia 14 de junho, pelas 14h00, um Workshop de Paleografia, orientado por Ana Pereira Ferreira.

A iniciativa pretende proporcionar aos participantes uma abordagem prática e introdutória à paleografia, ciência dedicada ao estudo e interpretação de manuscritos antigos, permitindo conhecer melhor documentos históricos e compreender a evolução da escrita ao longo dos séculos.

O workshop dirige-se a todos os interessados pela história, património documental, investigação e cultura, constituindo uma oportunidade de contacto direto com técnicas de leitura e interpretação de textos antigos.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de junho e estão limitadas a 12 participantes, podendo ser efetuadas através do email nuno.costa@cm-elvas.pt ou presencialmente na receção da Biblioteca Municipal.

Com esta iniciativa, o Município de Elvas reforça a aposta na valorização do património histórico e documental, promovendo atividades culturais e formativas que aproximam a comunidade do conhecimento e da preservação da memória coletiva

Politécnico de Portalegre integra Projeto HEMPVALUE

O Politécnico de Portalegre integra o projeto HEMPVALUE – Inovação e sustentabilidade no setor do cânhamo industrial, recentemente aprovado no âmbito do Programa Interreg POCTEP. A participação da instituição é assegurada pela investigadora Ana Cordeiro, enquanto responsável científica.

Liderado pelo CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, o projeto reúne parceiros de Portugal e Espanha com o objetivo de promover a inovação no cultivo e valorização do cânhamo industrial na região Centro-Extremadura-Alentejo.

O projeto pretende estabelecer bases para a produção e transformação do cânhamo em biomateriais e alimentos sustentáveis, contribuindo para a diversificação agrícola, redução das emissões de CO₂ e substituição de plásticos em embalagens. O projeto aposta ainda na investigação das condições agronómicas locais e na valorização da biomassa, promovendo soluções alinhadas com os princípios da bioeconomia e da economia circular.

O HEMPVALUE decorre até junho de 2028 e é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg VI A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027, com um apoio superior a 1 milhão de euros, cabendo ao Politécnico de Portalegre um investimento de 127 mil euros.

Workshop de cianotipia no sábado no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) promove, no próximo sábado, 6 de junho, pelas 10h00, um workshop de cianotipia, dirigido ao público com idade superior a 14 anos.

Esta iniciativa convida os participantes a descobrir e explorar uma das mais antigas técnicas fotográficas, conhecida pelos seus característicos tons de azul. Durante a sessão, os participantes terão oportunidade de criar composições artísticas recorrendo à luz solar e a elementos naturais, numa experiência que alia criatividade, experimentação e aprendizagem.

As inscrições para o workshop podem ser efetuadas através do endereço eletrónico mae@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 624 601.

Sons do Minho, Némanus, Daniela Mercury e Fernando Daniel na Feira das Atividades Económicas de Arronches

Arronches prepara-se para receber a XV Feira das Atividades Económicas (FAE), que decorrerá entre os dias 9 e 12 de julho, prometendo dinamizar a economia local e proporcionar momentos de convívio, cultura e entretenimento para residentes e visitantes.

O certame, um dos eventos mais importantes do concelho, reunirá expositores de diversos setores de atividade, destacando o tecido empresarial, agrícola, gastronómico e artesanal da região. Ao longo de quatro dias, os visitantes poderão conhecer produtos locais, participar em iniciativas promocionais e desfrutar de uma programação diversificada.

A componente musical volta a ser um dos grandes atrativos da feira. O cartaz de espetáculos inclui atuações de artistas de renome nacional e internacional

Na primeira noite do evento, a 9 de julho (quinta-feira), sobem ao palco os Sons do Minho. Seguem-se, no dia 10 (sexta-feira), os Némanus e, no dia 11 (sábado), Daniela Mercury, uma das maiores referências da música brasileira. O encerramento, a 12 de julho (domingo), ficará a cargo de Fernando Daniel, um dos nomes mais destacados da música portuguesa da atualidade.

A FAE espera uma forte afluência de público, reforçando o seu papel como motor de promoção económica, turística e cultural do concelho de Arronches.

Fé, partilha e esperança marcam peregrinação da Unidade Pastoral de Elvas a Vila Viçosa

Mais de 80 pessoas, de várias faixas etárias participaram na peregrinação promovida pelo grupo de Jovens da Unidade Pastoral de Elvas, num momento de fé, partilha e comunhão que levou os peregrinos até Vila Viçosa, numa jornada marcada pela introspecção, oração e reflexão.

A iniciativa decorreu num ambiente de grande devoção, proporcionando aos participantes uma oportunidade de reforço espiritual e de vivência comunitária, num percurso que foi também de encontro e convívio entre todos os presentes.

O ponto alto da peregrinação aconteceu com a chegada a Vila Viçosa, e a celebração da eucaristia no Seminário de Vila Viçosa, que encerrou este dia especial de forma solene e emotiva. A celebração foi vivida com grande intensidade pelos peregrinos, num ambiente de recolhimento e agradecimento.

Esta peregrinação, integrada no conjunto de atividades pastorais da Unidade Pastoral de Elvas, reafirma a importância destes momentos na caminhada de fé da comunidade, fortalecendo os laços entre os fiéis e promovendo a vivência dos valores cristãos. Um destaque para a coragem, dedicação e capacidade de iniciativa do grupo de jovens, que se motivou e empenhou para levar esta organização por diante, assumindo com entusiasmo a responsabilidade de concretizar esta peregrinação e dando um testemunho inspirador de compromisso, serviço e dinamismo ao serviço da Igreja.

Rui Silveira leva ao ecrã a história das Festas do Povo de Campo Maior

“Os Olhos do Meu Amor”, documentário do realizador campomaiorense Rui Silveira, que conta a memória das Festas do Povo de 2015, foi apresentado na noite do passado sábado, 30 de maio, no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme captura a essência da alma do evento maior da cultura campomaiorense e revela os bastidores dos trabalhos de uma série de ruas até ao momento sempre tão aguardado da “enramação”, que marca o início de dez dias de festas.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, esteve presente na sessão.

Junta da Expectação promove tradicional sardinhada de São João com animação dos “Cristais da Noite”

A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, já está a preparar as celebrações dos Santos Populares com a realização da sua habitual sardinhada.

O evento, marcado para o próximo dia 13 de junho, e que já se tornou um ponto alto no calendário da freguesia, visa promover o convívio entre residentes e visitantes, contando este ano com a animação musical do grupo “Cristais da Noite”, que leva a Campo Maior a sua “Beat Tour”.

Segundo Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia, o objetivo é criar um ambiente de proximidade: “é uma das nossas metas ao longo do ano, fazer sempre uma sardinhada para os nossos fregueses e não só, quem quiser aparecer mesmo não sendo da nossa freguesia, é sempre bem-vindo e acho que até se cria ali uma empatia entre todos”.

A estratégia da autarquia passa pela rotatividade geográfica das suas iniciativas, permitindo que diferentes zonas da freguesia beneficiem do impacto económico e social das festividades. “O propósito é, ano após ano, irmos a várias zonas da freguesia dar sempre a alguém a exploração daquela zona e vamos sempre alterando conforme as atividades que houver para que todos possam também ter algum benefício dali, mas mais que tudo que haja ali um bom ambiente”, adianta Hugo Milton.

Com a promessa de boa gastronomia e o ritmo contagiante dos “Cristais da Noite”, a Junta de Freguesia convida toda a comunidade a participar numa noite que celebra as tradições populares e a identidade local.

Elvas recebe Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo no sábado

O centro histórico de Elvas recebe no próximo sábado, dia 6 de junho, mais uma edição do Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo, uma iniciativa que promete encher as ruas da cidade de música e tradição, reunindo seis bandas filarmónicas numa celebração dedicada à cultura musical e à valorização do património filarmónico da região.

O programa tem início às 17h45, com o desfile das bandas a partir de diferentes pontos do centro histórico até à Praça da República. Pelas 18h15 decorrem as atuações individuais, seguindo-se, às 19h00, uma homenagem a Manuel Caldes e Vilar Pires, com oferta de lembranças às bandas participantes.

Às 19h15 terá lugar a atuação conjunta dos temas “Ó Elvas, Ó Elvas”, de Paco Bandeira, com arranjo de Vilar Pires, e do hino da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, composto por Sílvio Pleno. O encerramento está marcado para as 19h45, com o desfile conjunto das seis bandas, ao som da marcha “Elvas 2005”, desde a Praça da República até ao Viaduto.

Participam nesta iniciativa a Banda 14 de Janeiro (Elvas), a Filarmónica do Crato, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Sousel, a Sociedade Musical Nisense, a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Alandroal e a Banda Municipal de Villanueva del Fresno, numa organização da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas e da CIMAA.

O festival constitui um momento de afirmação da identidade cultural da região e uma homenagem ao legado de duas figuras incontornáveis da música filarmónica elvense.

Município de Elvas celebra Dia Mundial da Criança com oferta de prendas aos mais pequenos

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Município de Elvas procedeu ontem, 1 de junho, à entrega de prendas a todas as crianças que frequentam os estabelecimentos de creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do concelho, numa iniciativa que voltou a assinalar esta data tão especial dedicada aos mais pequenos.

A distribuição decorreu ao longo do dia pelos vários estabelecimentos de ensino e instituições, proporcionando momentos de alegria e entusiasmo às crianças, que receberam os presentes com grande satisfação. Esta ação teve como principal objetivo celebrar a infância e reforçar o compromisso do Município com o bem-estar, a felicidade e o desenvolvimento integral das crianças do concelho.

A Câmara Municipal de Elvas associa-se, desta forma, à celebração do Dia Mundial da Criança, sublinhando a importância de continuar a investir nas novas gerações, reconhecendo o papel fundamental que desempenham na construção de uma sociedade mais justa, solidária e promissora. A autarquia reafirma, assim, a sua aposta contínua no apoio à educação e na promoção de iniciativas que contribuam para o crescimento saudável e feliz de todas as crianças elvenses.

Lar de Vila Fernando celebra 20 anos com anúncio de ampliação para mais 15 camas

Fez ontem, 1 de junho, 20 anos que o Lar José Rondão Almeida, da Associação de Amigos de Vila Fernando, foi inaugurado. A data foi celebrada esta segunda-feira com um lanche que reuniu os utentes, dirigentes da associação, funcionários e convidados.

Atualmente aquela unidade de solidariedade social conta com 25 idosos e outros tantos trabalhadores.

Durante o ato foi anunciado e apresentado o projeto de ampliação do lar, que irá permitir a instalação de mais 15 camas e criar mais uma dezena de postos de trabalho. Segundo referiu o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Comendador José Rondão Almeida, a obra representa um investimento de um milhão de euros e a abertura das propostas para a sua execução irá acontecer dentro de uma semana, na segunda-feira, 8 de junho.

Além de Rondão Almeida, a comemoração do 20º aniversário do Lar da Associação de Amigos de Vila Fernando contou com as presenças do presidente da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, Hugo Tiago, e da direção da instituição, presidida por Ana Paula Mália.

Antigos militares regressam a Elvas para o 7.º convívio do RI8

Antigos militares oriundos de vários pontos do país voltam a reunir-se, no próximo sábado, 6 de junho, em Elvas, para mais um convívio dedicado à memória e à camaradagem dos tempos passados no extinto Regimento de Infantaria 8 (RI8). A iniciativa, que vai já na sua sétima edição, promete um dia marcado pelo reencontro, pelas recordações e pela confraternização.

João Coré (na imagem), um dos responsáveis pela organização do encontro, a par de Carlos Cambóias, explica que este convívio tem vindo a consolidar-se ao longo dos anos como um momento especial para todos aqueles que passaram pelo RI8. “É o sétimo convívio e temos vindo ao longo destes anos a promover esta iniciativa para reavivar memórias”, refere.

O Museu Militar volta a ser o centro das celebrações, numa escolha que, segundo João Coré, é carregada de simbolismo: “não poderia deixar de ser, porque é emblemático, é simbólico e, também como nos outros anos anteriores, teria que ser aí. É realmente emblemático esse local. Era a casa de todos, onde se reuniam oficiais, sargentos e praças”, sublinha.

O programa deste convívio arranca às 9h15, na Igreja de São Domingos, com uma missa em memória dos militares já falecidos. Segue-se, às 10 horas, uma visita guiada ao Museu Militar, conduzida por José Ribeiro, antigo oficial e profundo conhecedor da história militar de Elvas. “Terá uma história muito importante para contar e coisas desconhecidas que nós não sabíamos”, destaca João Coré. Em simultâneo, os participantes poderão optar por uma visita às antigas instalações do BC-8 (Batalhão de Caçadores 8), do Tribunal Militar e da Casa da Reclusão.

O roteiro inclui ainda visitas à Casa das Barcas e ao Castelo de Elvas, proporcionando aos participantes uma oportunidade para recordar vivências e revisitar alguns dos locais mais marcantes da cidade.

O ponto alto da iniciativa acontece às 13h30, com o almoço-convívio nos claustros do Museu Militar. “Vai ser o ponto alto, onde os militares realmente vão estar unidos e em pleno convívio”, refere o organizador.

Durante o almoço serão ainda homenageados cinco antigos capelões militares: os padres Simões, Tomás, Jerónimo, Jorge e Agostinho, reconhecidos pelo apoio prestado aos militares durante os anos de serviço. “Foram elementos essenciais naquela época dos militares, servindo de ponto de equilíbrio emocional e de aconselhamento aos militares. Acho que é uma homenagem justa”, salienta João Coré.

As inscrições para este sétimo convívio terminam amanhã, quarta-feira, dia 3 de junho, estando disponíveis para o efeito os contactos 962 780 605 (João Coré) e 961 406 842 (Carlos Cambóias).

A entrevista completa a João Coré para ouvir no podcast abaixo: