Nova centralidade da Freguesia de Arcos inaugurada com forte aposta na eficiência hídrica e no futuro logístico da região

A freguesia de Arcos, no concelho de Estremoz, assinalou um marco fundamental no seu desenvolvimento urbano com a inauguração da obra de requalificação do Largo 1.º de Maio, num evento que reuniu a população e diversas entidades regionais na tarde de quinta-feira, 14 de maio.

A intervenção, que representou um investimento próximo de um milhão de euros, transformou a face visível do coração da localidade, mas o seu impacto mais profundo reside no que não está à vista: a renovação integral das redes de abastecimento de água.

Manuel Maria Broa, presidente da Junta de Freguesia de Arcos, recordou que esta era uma obra reivindicada há cerca de 15 anos e que o projeto final foi fruto de um processo democrático e participativo. O autarca explicou que “havia um projeto inicial que teve depois pouca aceitação pelo fregueses, que tinha ali um ponto de água no meio e que tirava alguma dignidade ao espaço central, que é o “Rossio”, um espaço emblemático para a nossa freguesia. No entanto, fomos remodelando o projeto com o grande apoio do município e hoje em dia somos umas pessoas felizes, temos este espaço muito bem requalificado”. Com o investimento a rondar um milhão de euros, o presidente da junta reiterou que a prioridade foi garantir condições de vida dignas a quem ali reside, afirmando que “o importante também aqui não foi só o que está à vista, à superfície, é também aquilo que se fez por infraestrutura no fundo, portanto, das condutas de água e de ramais de água que deram alguma condição de vida a quem cá vive”.

O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sadio, reforçou a importância deste espaço como local de memória e encontros, destacando o trabalho estrutural realizado para substituir as antigas condutas. O autarca explicou que se trata de “uma obra que tem a ver com a reconstrução urbana e com a requalificação do espaço central, este largo, que é um espaço de encontros, espaço de memória, espaço de dinâmicas também culturais, mas também muito importante naquilo que não se vê, isto é, porque por baixo de todo esse alcatrão novo que temos aqui em várias artérias, houve um trabalho tremendo para trocar tudo o que tinha a ver com antigas condutas de água, onde havia perdas de água sistematicamente”. José Daniel Sadio aproveitou a ocasião para revelar que a dinâmica económica da freguesia “está em expansão, com a primeira fase da zona industrial quase esgotada”, e anunciou que o município já trabalha num projeto para um loteamento com “mais de 30 ou 40 moradias num terreno próximo à igreja, visando dar resposta à procura crescente e garantir que Arcos seja sustentável (com a criação de emprego da zona industrial) e capaz de dignificar eventos como o “Arcos Jovem”.

Ricardo Pinheiro, Presidente da CCDR Alentejo, sublinhou que, num cenário de escassez hídrica, a melhoria da eficiência das redes de distribuição em baixa é um passo crucial, referindo que “muitas vezes quando recebemos orientações para cortar, por exemplo, verbas do programa regional na regeneração urbana, estas coisas às vezes não são percebidas, estas obras têm um impacto absolutamente enorme naquilo que é, por exemplo, a renovação da rede de água”. O dirigente destacou ainda o potencial de Arcos como um polo logístico estratégico devido à proximidade com a A6 e a Nacional 4, defendendo que o Alentejo deve aproveitar o futuro Corredor Internacional do Sul para criar postos de trabalho e fixar os jovens, afirmando que “ficaria muito satisfeito que no próximo quadro financeiro plurianual, a União Europeia reconhecesse que esta zona do Alentejo tivesse a possibilidade de ter um investimento territorial integrado dedicado exclusivamente àquilo que são os investidores e à criação de postos de trabalho na área da logística”.

A cerimónia, que incluiu o descerramento de uma placa e um lanche convívio, simbolizou o início de uma nova fase para a Freguesia de Arcos, que se afirma agora como uma freguesia capaz de aliar a sua identidade rural a uma visão ambiciosa de desenvolvimento industrial e social no coração do Alentejo, sendo um “exemplo para o Alentejo”.

Férias Divertidas já tem inscrições abertas em Vila Viçosa

As inscrições para o Programa Férias Divertidas – Verão 2026 já abriram. Este programa foi desenhado para proporcionar às crianças e jovens do concelho umas férias escolares inesquecíveis, repletas de atividades lúdicas, educativas e desportivas que privilegiam a aprendizagem, o convívio e, acima de tudo, muita diversão.

As famílias interessadas devem estar atentas aos prazos diferenciados: para os alunos do 5.º, 6.º e 7.º anos, o período de inscrições decorre de 11 de maio a 5 de junho; já para as crianças do 1.º Ciclo e Jardim de Infância, o prazo estende-se até ao dia 19 de junho. O processo de inscrição é simples e pode ser realizado de forma presencial no Balcão Único ou através do Balcão Eletrónico do Município.

Quanto à realização do programa, este decorrerá durante todos os dias úteis, com calendários adaptados aos ciclos de ensino. Os alunos do 2.º e 3.º ciclos (5.º ao 7.º ano) poderão usufruir das atividades entre 15 de junho e 11 de setembro. Para os mais novos (1.º Ciclo e JI), a diversão começa a 1 de julho e prolonga-se também até 11 de setembro.

Filme “Michael” em exibição em Elvas

Esta sexta-feira, dia 15 de maio, o Auditório São Mateus em Elvas recebe o filme “Michael”, o aguardado retrato cinematográfico sobre a vida do “Rei da Pop”. A sessão tem início marcado para as 21h30.

Dirigido por Antoine Fuqua e protagonizado por Jaafar Jackson (sobrinho real do artista), o filme oferece uma perspetiva profunda sobre a jornada de Michael Jackson. A narrativa acompanha o cantor desde os seus primeiros passos como prodígio nos Jackson 5 até à sua consagração como o artista visionário que moldou a música moderna. 

Para além das performances icónicas, a obra explora o lado humano e as complexidades de Michael fora dos palcos, abordando os seus desafios pessoais e a sua ambição criativa incessante. 

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão ou em https://www.ticketline.pt/evento/michael-104520

Uma Caseta na Feira de Maio 2026. Veja as fotos do almoço de quinta-feira, dia 14

Primeiro almoço serviço pela Carnalentejana. Uma Caseta na feira de Maio.

Pode reservar para almoçar ou jantar até dia 17 de maio, com entradas, grelhados, sobremesas, e ainda os famosos cheeseburgers da Carnalenteja. Caso queira, também há take away.

Atuações ao vivo dos Corda Bamba, Rumo ao Sul, Javi Obamas e Os Contramão, já discoteca até às quatro da manhã com os DJs Boinas e Pedro D´Orey.

“Elvas Comprar é Ganhar” prepara-se para mais uma edição

O Município de Elvas vai promover mais uma edição da campanha “Elvas Comprar é Ganhar”, uma iniciativa que tem como principal objetivo dinamizar o comércio local e incentivar a população a privilegiar as compras no concelho.

No âmbito da preparação desta nova edição, encontram-se já abertas as pré-inscrições para os estabelecimentos comerciais interessados em aderir à campanha, que correspondem a manifestações de interesse e não têm caráter vinculativo, permitindo aos comerciantes sinalizar, desde já, a sua intenção de participação.

Poderá fazer a sua pré-inscrição em https://cm-elvas.pt/elvas-comprar-e-ganhar/

À semelhança das edições anteriores, a campanha pretende reforçar a atratividade do comércio tradicional, promovendo hábitos de consumo local e contribuindo para o desenvolvimento económico do tecido empresarial elvense.

Importa ainda referir que as datas previstas para a realização da campanha, bem como para os respetivos sorteios, são, nesta fase, meramente provisórias, podendo vir a ser ajustadas oportunamente.

O Município irá divulgar, em momento posterior, todas as informações definitivas relativas ao calendário da iniciativa, bem como as condições de participação para comerciantes e consumidores.

Monforte debate o Futuro dos Museus quanto à estratégia, tecnologia e identidade em colóquio de especialistas no Monforte Sacro

O Município de Monforte promoveu, nesta quinta-feira, dia 14 de maio, o colóquio “Os Museus Portugueses nos últimos 50 anos. Que Futuro?”. O evento, que teve como cenário o imponente espaço do Monforte Sacro, reuniu especialistas de renome nacional e decisores políticos para uma profunda reflexão sobre o papel das instituições museológicas na atualidade, os desafios da conservação e a integração de novas tecnologias na experiência cultural.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Miguel Rasquinho, Presidente da Câmara Municipal de Monforte; Joaquim Diogo, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA); e Ricardo Pinheiro, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A).

Durante o evento, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, revelou em entrevista que “o encontro é um passo estratégico para a criação de um grande circuito de museus no concelho, que integrará o Monforte Sacro, a Capela dos Ossos, o Museu de Arte Sacra e o futuro Centro Interpretativo dos Bonecos de Santo Aleixo”.

O autarca sublinhou que este projeto, aliado às ruínas de Torre de Palma, pretende “potenciar o turismo local, manifestando especial empenho em fixar a marca identitária dos Bonecos de Santo Aleixo como património originário de Monforte e do Alentejo, acompanhando o crescimento do investimento turístico que se regista atualmente em freguesias como Santo Aleixo, Assumar e Vaiamonte”.

A sessão de abertura contou também com Joaquim Diogo, Presidente da CIMAA, que destacou “o trabalho meritório da autarquia e defendeu que os museus do futuro devem ser espaços “sem portas nem janelas”, capazes de chegar às escolas e a diversos públicos através de soluções tecnológicas como hologramas e Inteligência Artificial”.

Joaquim Diogo enfatizou que “a modernização é essencial para a sustentabilidade destas instituições em territórios de baixa densidade, sugerindo a criação de produtos específicos e visitas guiadas encenadas para atrair novos visitantes”.

No mesmo sentido, o Presidente da CCDR Alentejo, Ricardo Pinheiro, reforçou a “importância da cultura como motor de desenvolvimento”, referindo que as autarquias do Alentejo são “as que mais investem no setor a nível nacional, com uma média de 145 euros por habitante”. Ricardo Pinheiro sublinhou que a “dinamização cultural é fundamental para a viabilidade dos turismos rurais da região, instando a que se utilize a inovação e os fundos comunitários não apenas para recuperar património, mas para criar pontas de diálogo e atração de novos cidadãos”.

O programa, que contou com as intervenções técnicas de especialistas como Luís Raposo e João Neto, analisou os desafios da conservação e as decisões políticas que influenciam o funcionamento dos museus. O evento encerrou com uma forte componente patrimonial, tendo prevista a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Monforte e visitas guiadas à Igreja da Madalena e à Capela dos Ossos.

Atenção Terrugem corte de água sexta feira das 9 às 12horas

Recebemos um aviso da Aquaelvas que divulgamos de seguida

“Informamos que amanhã, dia 15 de maio de 2026, será realizada uma intervenção de manutenção no ramal de abastecimento de água, na Freguesia da Terrugem, para execução da ligação ao novo loteamento.

Por este motivo, haverá interrupção no fornecimento de água entre as 09h00 e as 12h00.”

Despiste seguido de capotamento na Circular de Elvas causa apenas danos materiais

Um automóvel despistou-se na manhã desta quinta-feira, dia 14 de maio, cerca das 10 horas na circular à cidade de Elvas, nas imediações da rotunda do Combatente. Na sequência do incidente, a viatura acabou por tombar, ficando imobilizada fora da faixa de rodagem.

Segundo apurou a Rádio ELVAS no local, o despiste poderá ter estado relacionado com um problema mecânico bloqueou uma roda que originou o acidente, não havendo envolvimento de outros veículos. Apesar do aparato, o condutor e único ocupante da viatura conseguiu sair pelos próprios meios e não sofreu quaisquer ferimentos.

Elvas promove “Festival da Idade de Ouro”: inscrições abertas até 15 de maio

Foto 2025

O Município de Elvas volta a organizar em junho de 2026 o “Festival da Idade de Ouro”, um evento dedicado à promoção do envelhecimento ativo e ao convívio da comunidade sénior. A iniciativa é dirigida a residentes do concelho com 50 ou mais anos, reformados ou pensionistas.

Os interessados devem formalizar a sua inscrição até ao dia 15 de maio. Em Elvas, as fichas podem ser entregues no Balcão Único da Câmara Municipal; nas freguesias rurais, o processo decorre nas respetivas Juntas de Freguesia. Com este festival, a autarquia reforça o seu investimento na qualidade de vida e no combate ao isolamento da população sénior.

Alunos da Secundáia de Ponte de Sor participam em intercâmbio ERASMUS+ em Itália

Um grupo de seis alunos e duas professoras da Escola Secundária de Ponte de Sor participou, entre os dias 3 e 9 de maio, num intercâmbio escolar realizado em Messina, na Sicília, no âmbito do programa Erasmus+.

Esta mobilidade integra-se no projeto “Our beauty-full world: European wonders”, que tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para a valorização do património cultural europeu, promovendo simultaneamente o conhecimento das tradições e identidades nacionais dos países participantes. O projeto procura ainda desenvolver competências essenciais, nomeadamente o trabalho colaborativo em equipas internacionais, o pensamento crítico, a comunicação em línguas estrangeiras e a cidadania ativa.

A delegação portuguesa foi composta pelos alunos Dora Silva, Francisca Falca, João Oliveira, Margarida Gaudêncio, Mariana Teodoro e Rita Tavares, acompanhados pelas professoras Cristina Gonçalves e Maria Evangelina Dias.

O encontro internacional reuniu delegações de Portugal, Grécia, Itália, Espanha e Polónia, proporcionando uma semana intensa de partilha cultural, aprendizagem e cooperação entre jovens europeus. Durante a semana, os participantes envolveram-se em diversas atividades educativas e culturais na escola anfitriã, favorecendo a partilha de tradições, o trabalho colaborativo e o
contacto entre jovens de diferentes nacionalidades. O encontro contemplou igualmente visitas culturais a alguns dos locais mais
emblemáticos da Sicília e da região da Calábria, entre os quais Messina, Reggio Calabria, Taormina e o Monte Etna. Um dos momentos mais significativos da mobilidade foi a realização da Festa da Interculturalidade, organizada pela escola anfitriã, que reuniu alunos e professores de todos os países participantes num ambiente de convívio, partilha cultural e celebração da diversidade
europeia.

Tal como em mobilidades anteriores do projeto, os alunos portugueses ficaram hospedados em famílias locais, o que lhes permitiu uma verdadeira imersão na cultura italiana, vivenciando o quotidiano, os hábitos e as tradições das famílias anfitriãs. Para alunos e professoras, esta mobilidade representou uma experiência educativa e cultural extremamente enriquecedora, promovendo o contacto direto com outras culturas, o desenvolvimento de competências sociais e linguísticas e a criação de novas amizades além-fronteiras.

Portalegre recebe a 1.ª Caminhada Avós e Netos no próximo sábado

A cidade de Portalegre prepara-se para acolher um evento inédito que promete unir diferentes gerações num gesto de união e saúde. No próximo sábado, 16 de maio, realiza-se a 1.ª Caminhada Avós e Netos, uma iniciativa organizada pela Confraria da Senhora de Sant’Ana com o apoio institucional do Município de Portalegre. 

O ponto de encontro está marcado para as 10h00, junto à Capela da Senhora de Sant’Ana. Antes do início do percurso, haverá um momento de celebração conduzido pelo Padre Rui Rodrigues. A caminhada, de cariz citadino e acessível a todas as idades, visa promover o convívio entre os mais novos e os mais experientes, reforçando a importância do envelhecimento ativo e da partilha de memórias. 

À chegada, os participantes poderão desfrutar de um momento de confraternização no largo da Igreja, celebrando a família e a comunidade num ambiente de alegria. Esta atividade integra a dinâmica cultural e social da Agenda de Portalegre para o mês de maio, incentivando a população a desfrutar do património da cidade enquanto pratica exercício físico.

Campo Maior recebe programa de capacitação sobre Inteligência Artificial e Governação Inteligente

No próximo dia 19 de maio, o Centro Cultural de Campo Maior será o palco do programa de capacitação profissional “ENTI: Da Eficiência Operacional à Governação Inteligente”. Esta iniciativa, promovida pela NOVA IMS em parceria com o Município de Campo Maior, integra o projeto europeu AI4PA e foca-se no reforço de competências digitais para a Administração Pública, PME e startups, explorando o potencial da inteligência artificial e da análise de dados para modernizar processos institucionais.

O evento, que terá início às 09h30 com a presença do Presidente do Município, Luís Rosinha, combina a partilha de estratégias com sessões práticas dedicadas ao uso de ferramentas tecnológicas avançadas. Com certificação oficial da NOVA IMS, esta formação representa uma oportunidade estratégica para os agentes locais e regionais acelerarem a inovação e a eficiência operacional no território, promovendo modelos de governação mais inteligentes e baseados em dados.

Deputados do PS questionam Ministra da Justiça após fuga violenta em Tribunal de Ponte de Sor

Os deputados do Partido Socialista, liderados por Luís Testa, eleito pelo circulo de Portalegre, questionaram formalmente a Ministra da Justiça sobre a fuga de um arguido suspeito de tentativa de homicídio no Tribunal de Ponte de Sor.

O incidente, ocorrido durante o interrogatório judicial, envolveu alegados disparos no interior e nas imediações do edifício, sendo classificado pelos parlamentares como uma falha grave que coloca em risco magistrados, funcionários e cidadãos, além de abalar a confiança no sistema judicial.

O PS “exige saber se o Governo tinha conhecimento prévio das insuficiências de segurança na comarca de Portalegre, onde já tinham sido reportados episódios de violência entre grupos rivais”.

Os deputados instam o Ministério a clarificar que medidas urgentes serão tomadas para o reforço da vigilância, nomeadamente a instalação de pórticos detetores de metais, sistemas de videovigilância e o aumento do policiamento presencial nos tribunais do distrito.

PSD Elvas questiona elevadores inoperantes e gestão da Aquaelvas em Reunião de Câmara

Na Reunião de Câmara de Elvas, realizada a 14 de maio de 2026, o PSD, representado por Diogo Reis (em substituição de Margarida Paiva), confrontou o executivo sobre as recorrentes avarias nos elevadores do parque subterrâneo e da Biblioteca Municipal. Segundo o PSD a resposta obtida da autarquia, esta prevê que a situação esteja normalizada num prazo de duas a três semanas. Outro ponto de destaque, segundo este partido, foi o anúncio da abertura de um procedimento para a requalificação da avenida de acesso aos Bombeiros, uma medida que o PSD sublinha ser tardia e fruto das recomendações anteriormente apresentadas pela vereadora Margarida Coelho de Paiva.

A gestão da água esteve também no centro do debate com a apresentação do relatório da Aquaelvas, que revela indicadores “insatisfatórios” em metade dos parâmetros da ERSAR. O PSD defendeu a criação de uma equipa de acompanhamento e fiscalização para monitorizar o serviço, mas a proposta foi chumbada pela maioria socialista. Os sociais-democratas lamentaram a falta de abertura do executivo para rever o modelo atual, criticando a ausência de vontade política para resolver os problemas crónicos que afetam a concessão da Aquaelvas.

Segue o comunicado na íntegra:

Comunicado Reunião de Câmara de dia 15 de Maio de 2026:

Na reunião de Câmara de Elvas de ontem, em substituição da vereadora eleita pelo PSD Margarida Paiva, esteve presente Diogo Reis, também presidente da concelhia de Elvas do PSD.

No período antes da ordem do dia, voltámos a questionar as constantes avarias dos elevadores do parque subterrâneo e da Biblioteca Municipal. A resposta do executivo foi que o problema poderá ficar resolvido “dentro de duas ou três semanas”.

Finalmente os Socialistas perceberam que a avenida que vai para os Bombeiros está num estado lastimável e, de acordo com as recomendações apresentadas pela vereadora Margarida Coelho de Paiva, decidiram que se vai abrir um procedimento para requalificação da mesma. Não é só em tempo de eleições que se deve cuidar das vias públicas.

Foi ainda apresentado o relatório da Aquaelvas. Perante o facto de metade dos indicadores da ERSAR classificarem o serviço como “insatisfatório”, defendemos que o relatório devia assumir claramente essa realidade.

A proposta para criar uma equipa de acompanhamento e fiscalização da Aquaelvas foi chumbada, sem qualquer abertura do executivo para refletir sobre o modelo atual.

É lamentável que continue a faltar vontade política para resolver os problemas da Aquaelvas.

Portalegre Acolhe Exposição de Fotografia em Homenagem a Teresa Saporiti

A cidade de Portalegre inaugura, na próxima sexta-feira, dia 15, às 18.30 horas, no espaço de exposições dos serviços centrais do IPP, uma exposição de fotografia inteiramente dedicada à obra e ao legado de Teresa Saporiti (1937–2019), ilustre artista plástica e investigadora nascida na freguesia de São Lourenço. A mostra cultural celebra o percurso multifacetado da autora, reconhecida nacionalmente pelo seu profundo trabalho nas artes visuais e no estudo do património.

A exposição destaca a vertente fotográfica de Teresa Saporiti, cruzando-a com a sua reconhecida paixão pela azulejaria histórica. Ao longo da sua carreira, a autora realizou extensos levantamentos fotográficos e de inventariação que resultaram em obras de referência regional e nacional, tais como os livros Azulejaria do Distrito de Portalegre e Azulejos do Mosteiro de São Bernardo em Portalegre.

A iniciativa, promovida pelo Instituto Politécnico de Portalegre e apoiada pelo Município de Portalegre, surge como uma justa homenagem à criadora que foi agraciada com a Medalha de Mérito Municipal em 2014. O evento convida o público e os entusiastas da fotografia a descobrir o olhar sensível de Saporiti, cujas imagens capturam tanto a identidade urbana como os pormenores artísticos que moldam a memória cultural do Alto Alentejo

Encontro de Atletismo Adaptado decorreu em Elvas

A 22.ª edição do Encontro de Atletismo Adaptado, iniciativa integrada nos Jogos do Alto Alentejo, realizou-se ontem, dia 13 de maio, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, reunindo participantes, instituições e comunidade numa jornada dedicada ao desporto inclusivo.

Uma atividade que representa um importante momento de convívio, partilha e valorização do atletismo adaptado na região, promovendo a igualdade de oportunidades através da prática desportiva.

O vereador da Câmara Municipal de Elvas, Sérgio Ventura, esteve presente ao longo da atividade e também na cerimónia de entrega de prémios aos participantes, destacando a importância deste tipo de iniciativas para a promoção da inclusão e da participação ativa de todos na vida desportiva e social.

ESBE recebe profissionais e investigadores do Desporto

A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Politécnico de Portalegre realiza hoje e amanhã, dias 14 e 15 de maio, o I Congresso de Desporto subordinado ao tema “Tendências Evolutivas do Treino Desportivo”. Serão dois dias de intenso trabalho com investigadores e profissionais da área do Desporto, como Miguel Leal (Treinador Profissional), João Gião (Treinador da Equipa B Sporting Club de Portugal), João Tomás (Ex-Futebolista Profissional e docente no Instituto Politécnico da Maia), Mariana Vaz Oliveira (Nutricionista do Sporting Clube de Portugal), Miguel Nery (professor na Faculdade de Motricidade Humana), entre outros.

As atividades do congresso repartir-se-ão por vários espaços. A sessão inicial decorrerá no auditório da ESBE, seguindo-se uma sessão de networking e visualização de pósteres interactivos que decorrerá no Vila Galé Collection. A apresentação das comunicações orais e pósteres interactivos decorrerá na tarde do primeiro dia na ESBE em quatro salas em simultâneo. A partir das 16h os participantes deslocar-se-ão até ao SpearLab (Laboratório de Desporto do Politécnico de Portalegre) situado no Pavilhão Municipal de Elvas, onde decorrerá uma sessão prática com a aplicação de tecnologias de treino.

No segundo dia os trabalhos decorrerão durante a manhã na ESBE. Nesta primeira edição do Congresso de Desporto que viu as suas inscrições rapidamente lotadas, o programa científico centra-se na análise crítica das atuais tendências do treino, inovação tecnológica e práticas de intervenção, com particular enfoque na performance, saúde e longevidade desportiva, sendo abordados temas como “O impacto dos Calendários Ultracongestionados na Performance e Saúde do Jogador”; “Aplicação de tecnologias emergentes no contexto do treino em futebol”; “Prevenção de Lesões e Promoção da Longevidade Desportiva em Modalidades de Alta Exigência Física” e “Análise de Performance, Tendências e Mitos em Triatletas dos 18 aos 90 anos”.

Campo Maior irá concluir pacote superior a 25 milhões do PRR em agosto

À medida que se aproxima o encerramento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em agosto, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, faz um balanço muito positivo da execução local, que garantiu um financiamento superior a 25 milhões de euros.

Segundo o autarca, este montante foi estrategicamente canalizado para projetos estruturantes, como a Área de Acolhimento Empresarial, a nova variante de acesso à vila, o Centro Tecnológico Especializado de Informática da Escola Secundária e a concretização da Estratégia Local de Habitação.

~“Relembro aquilo que era a construção da própria variante a Campo Maior, que foi feita com verbas do PRR, as estratégias locais de habitação, o Centro Tecnológico Especializado de Informática da Escola Secundária e muitas mais questões”, começa por referir o autarca.

No que toca à Área de Acolhimento Empresarial, também financiada pelo PRR, Rosinha revela que se irá, muito em breve, “iniciar aquilo que é a colocação dos sete hectares de painéis fotovoltaicos, que dará claramente aqui uma nova geração à zona industrial e ao posicionamento estratégico do concelho do ponto de vista industrial”, assegura.

Uma outra questão que o autarca diz ser “muito importante” diz respeito às “Acessibilidades 360”, “um projeto em micro escala, mas que também dotou algumas casas de condições de acessibilidades”.

“Acho que aproveitámos muito bem aquilo que era o Plano de Recuperação e Resiliência, ou neste caso estamos a aproveitar, porque ainda não terminámos a área de acolhimento empresarial, mas fica o registo de que, efetivamente, são muitos milhões colocados ao serviço da comunidade, que é o mais importante”, remata.

Chico da Tina dá pontapé de saída no Festival da Juventude e Académico de Elvas esta quinta-feira à noite

Elvas dá início, na noite desta quinta-feira, 14 de maio, a mais uma edição do Festival da Juventude e Académico, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

A abertura do festival promete uma noite de grande animação, com destaque para a atuação do artista Chico da Tina, um dos nomes mais aguardados do cartaz. Conhecido pelo seu estilo irreverente e pela forte ligação ao público jovem, o músico sobe ao palco para encabeçar a programação inaugural.

O primeiro dia contará ainda com a participação do grupo de dança dos alunos da Escola Secundária D. Sancho II, além da atuação da tuna académica Alentuna e de várias tunas convidadas, reforçando o espírito académico que caracteriza o evento.

A animação continuará pela noite dentro com uma “Silent Party”, ao som dos DJs Dinga e Sam, prometendo manter o ambiente festivo até de madrugada.

A entrada, nesta primeira de três noites de festa, a entrada é gratuita. Organizado pela Câmara Municipal de Elvas, o festival volta a afirmar-se como um dos principais eventos juvenis da região, reunindo música, tradição académica e entretenimento.

GNR explica fuga de detido no Tribunal de Ponte de Sor durante interrogatório judicial

Um homem de 37 anos fugiu, na tarde desta terça-feira, 13 de maio, das instalações do Tribunal de Ponte de Sor, quando se encontrava detido para primeiro interrogatório judicial, informou a Guarda Nacional Republicana em comunicado. O suspeito tinha sido detido no dia anterior, na sequência de disparos de arma de fogo contra uma viatura e pelo crime de resistência e coação sobre funcionário.

Segundo a GNR, o homem aproveitou o momento em que era conduzido às instalações sanitárias para empurrar os militares responsáveis pela sua custódia e iniciar uma fuga para o exterior do edifício. A Guarda refere ainda que cerca de duas dezenas de pessoas presentes no local criaram uma barreira física que dificultou o encalce imediato ao fugitivo. Perante a situação, dois militares efetuaram disparos de advertência para o ar, mas o suspeito conseguiu abandonar o local algemado numa viatura, mantendo-se em fuga até ao momento.

A GNR esclareceu também que, ao contrário do que foi avançado por alguns órgãos de comunicação social, não houve troca de tiros, os militares não ficaram trancados em qualquer divisão do tribunal e os pneus da viatura da Guarda não foram furados. As autoridades montaram entretanto um dispositivo de busca para localizar e capturar o detido, reafirmando que a segurança pública e o cumprimento da lei continuam a ser prioridades da instituição.