Skip to content

CIMAC vê aprovada candidatura de mais de 283 mil euros para capacitação de Recursos Humanos

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central – CIMAC, viu aprovada a candidatura ao Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Alentejo Central – CAPACITAR-AC@2030, no âmbito do Aviso ALT2030-2024-56, financiado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+).

Com uma duração de 24 meses, o programa será executado entre janeiro de 2026 e dezembro de 2027 e contempla 84 cursos, desdobrados em 150 ações de formação, distribuídas por 19 áreas formativas. No total, prevê-se a realização de 2.185,5 horas de formação, abrangendo no mínimo 2.431 formandos.

O investimento global do projeto ascende a 283.932,50 euros, dos quais 85% são financiados pelo FSE+ (241.342,63 euros).

As ações de formação destinam-se a trabalhadores em exercício de funções públicas e titulares de cargos públicos, respondendo a necessidades concretas identificadas previamente junto dos municípios associados da CIMAC. O programa visa, em particular, reforçar a modernização administrativa, a eficiência e eficácia dos serviços públicos e a capacitação dos recursos humanos em áreas emergentes e estratégicas.

Entre os principais objetivos do CAPACITAR-AC@2030 destacam-se a atualização e modernização contínua dos processos administrativos, através da inovação e da simplificação regulamentar, o reforço da eficiência dos serviços públicos, com recurso a novos métodos e tecnologias e a capacitação de trabalhadores em novas áreas de competência, como educação, ação social, saúde, gestão e execução de projetos e programas municipais.

Com este projeto, a CIMAC reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do território, investindo de forma estruturada na qualificação dos recursos humanos como fator determinante para a melhoria da governação local e da qualidade dos serviços prestados à população do Alentejo Central.

Compartilhe este artigo: