Skip to content

Novas lideranças eleitas para as CCDR em processo de descentralização regional. Pinheiro confirmado no Alentejo

As eleições indiretas para as presidências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) realizaram-se ontem, dia 12 de janeiro, num processo que envolveu a votação de colégios eleitorais compostos por quase 11 mil autarcas de todo o continente. Segundo o Ministério da Coesão, os novos dirigentes foram escolhidos com base num acordo político entre o PSD e o PS, que assegurou a alternância de lideranças partidárias nas cinco regiões do país. Este sufrágio é visto pelo Governo como um passo determinante para consolidar a desconcentração de competências e aproximar o planeamento estratégico das necessidades reais das populações.

Os resultados confirmaram Álvaro Santos (PSD) na CCDR do Norte e Ribau Esteves (PSD) na região Centro, enquanto as lideranças de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve ficaram entregues aos socialistas Teresa Mourão Almeida, Ricardo Pinheiro e José Apolinário, respetivamente. Paralelamente, os presidentes de câmara elegeram também os vice-presidentes regionais, destacando-se as escolhas de Ricardo Bento (Norte), Nuno de Almeida (Centro), José Alho (Lisboa e Vale do Tejo), Aníbal Costa (Alentejo) e Jorge Botelho (Algarve). À exceção da região Norte, onde houve uma candidatura alternativa, todas as restantes listas foram únicas.

No Alentejo, o novo presidente eleito como se esperava, Ricardo Pinheiro, sucede a António Ceia da Silva com a promessa de imprimir uma dinâmica de maior proximidade, eficácia e defesa dos interesses do território. O antigo secretário de Estado e ex-autarca de Campo Maior sublinhou “a importância de unir os vários “Alentejos” para reforçar a afirmação da região nos contextos nacional e europeu”. Com este novo figurino diretivo, que incluirá ainda vice-presidentes nomeados pelo Governo para áreas setoriais como saúde e educação, as CCDR reforçam a sua estrutura de governação para os próximos quatro anos.

Compartilhe este artigo: