Duas habitações consumidas pelo fogo em Vila Fernando

Tal como noticiámos anteriormente (ver aqui), um incêndio deflagrou na tarde do feriado no antigo Centro Educativo de Vila Fernando, consumindo duas habitações devolutas.

Nuno Santana, adjunto de comando nos Bombeiros Voluntários de Elvas, explica que “inicialmente, o alerta foi dado para um incêndio rural. À chegada da primeira equipa, deparámo-nos com um incêndio urbano, num edifício de rés de chão e primeiro andar, já tomado pelas chamas, na antiga colónia da Vila Fernando. Os operacionais iniciaram o combate indireto, por fora do edifício, uma vez que não existiam condições de segurança para se trabalhar no interior. Além da triangulação inicial para incêndio rural, foi também acionado um meio aéreo e duas viaturas ligeiras, que foram desmobilizadas pelo chefe de equipa de combate a incêndio florestais”.

Segundo o adjunto de comando, “o incêndio acabou por ter uma projeção para um outro edifício, prontamente combatida por duas viaturas de combate a incêndios. No local estiveram 28 operacionais e oito viaturas das corporações de Elvas, Campo Maior e Monforte, bem como um meio aéreo e a GNR”.

“Neste incêndio, arderam pelo menos duas habitações, num espaço que está desocupado desde 2008, arderam palmeiras e algum pasto. Estamos com algum medo, porque os tetos são todos de madeira e temos algum receio que isto propague. Temos que agradecer a todos os bombeiros, das corporações de Elvas, Campo Maior e Monforte por todo o trabalho aqui desenvolvido, referiu Ana Paula Mália da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

Ana Paula Mália refere que “é necessário encontrar uma solução para as instalações do antigo centro educativo. Temos falado com o presidente da câmara, que tem tentado encontrar uma solução para este espaço, e eu própria vou entrar em contacto com o Instituto de Gestão Financeira para lhe reportar tudo o que aqui aconteceu. Temos que arranjar uma solução. Vila Fernando merece isso. Quando nos fecharam o centro educativo fizeram-nos uma promessa que agora tem que ser cumprida. Vila Fernando merece voltar a ser o que era”.

A população de Vila Fernando mostra-se descontente com o abandono em que se encontram as instalações do antigo centro educativo: “o que nós temos aqui é a vergonha de todos os partidos que já passaram pelo Governo. É triste num espaço que tem todas as condições, agrícolas e habitacionais, não seja feito nada”.

Segundo o CDOS de Portalegre, o alerta foi dado às 16.35 horas e no local estiveram 28 operacionais e oito viaturas das corporações de Elvas, Campo Maior e Monforte, bem como um meio aéreo e a GNR.