Skip to content

Montemor-o-Novo inaugura Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar

O Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo inaugurou, no dia 6 de dezembro, na Carreira de São Francisco, o Monumento aos Combatentes do concelho que serviram na Guerra do Ultramar. A cerimónia reuniu entidades autárquicas, militares e membros da Liga dos Combatentes, num tributo carregado de simbolismo que evocou a coragem e o sacrifício de todos os montemorenses envolvidos no conflito.

O descerrar da bandeira esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, do anterior autarca Olímpio Galvão, do presidente do Núcleo local da Liga dos Combatentes, José Leal, e do presidente da Direção Central da instituição, Tenente-General Chito Rodrigues. Seguiu-se a bênção do monumento pelo padre José Morais Palos e intervenções oficiais que destacaram o significado da homenagem. A cerimónia incluiu ainda um tributo a Olímpio Galvão, impulsionador do projeto, e a condecoração de antigos combatentes com a medalha de campanha.

Na ocasião marcaram presença responsáveis municipais, representantes das freguesias, altos quadros da Liga dos Combatentes, militares do RA5 de Vendas Novas, membros dos Bombeiros Voluntários, a associação “Ordem dos Grifos63”, o arquiteto José Eduardo Varandas — autor do monumento —, entre outros convidados e população. As comemorações terminaram com um almoço no Pavilhão de Exposições, assinalando também o Natal do Combatente.

Compartilhe este artigo: