
“Passar Saber” é o nome adotado pela nova Associação Intercultural do Alentejo, que nasceu em Elvas sob a inspiração de Maria José Rijo e teve apresentação oficial ontem, sábado, 18 de outubro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo.
A Associação “Passar Saber” tem como objetivo central preservar, divulgar e valorizar o significativo acervo da sua mentora, artista plástica, artesã, escritora, poetisa e vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Elvas na década de 1980.
Nascida em Moura em 1926 e com a maior parte dos seus hoje 99 anos de vida passados em Elvas, Maria José Horta Travelho de Almeida Rijo é uma das figuras de referência cultural local das últimas décadas.
Exposições, oficinas e encontros para estimular a criatividade, projetos educativos e iniciativas comunitárias são alguns dos pontos incluídos no programa da Associação “Passar Saber”, apresentado pela co-fundadora e presidente, Margarida Cavalheiro. Seguiu-se uma pequena intervenção de Maria José Rijo.
A sessão contou ainda com a atuação de alunas da Academia de Dança de Elvas e testemunhos do Coral Públia Hortênsia de Castro e da Academia de Música local.