Esperados 1500 ciclistas na segunda edição do EuroBEC Granfondo

São esperados cerca de 1500 ciclistas na segunda edição do EuroBEC Granfondo que, a 17 de março, através de três percursos e distâncias diferentes, irá unir, em bicicleta, Elvas a Campo Maior e Badajoz. O evento, que tem este ano partida e chegada em Elvas, foi apresentado, ao final da manhã desta terça-feira, 30 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Considerando que o ciclismo é uma modalidade que movimenta muitas pessoas, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, não tem dúvidas de que, por esta ocasião, as três localidades que compõem a Eurocidade irão contar com a presença de “mais de quatro mil pessoas”. Para além disso, o autarca espera que, “se não for igual”, esta segunda edição possa ainda ser melhor que a primeira, que começou e terminou, no ano passado, em Badajoz. Este, diz ainda Rondão Almeida, é apenas um dos grandes eventos desportivos organizados em Elvas, em parceria com os municípios vizinhos que, entre outros objetivos, tem contribuído para um apoio importante à restauração e hotelaria locais.

Já o vereador Hermenegildo Rodrigues, o grande impulsionador desta prova de ciclismo, recorda que este evento é, para si, “um sonho” tornado realidade. Ainda assim, garante, sem o interesse de Manuel Zeferino (diretor da Bike Services, entidade que organiza a prova), bem como a “disponibilidade” dos autarcas de Elvas, Campo Maior e Badajoz para “perceber o que o isto podia representar”, o evento nunca seria possível. Para o vereador, que assegura ainda que o desporto tem sido um elemento chave para a parceria fronteiriça entre Elvas, Campo Maior e Badajoz, este será o ano de “consolidação” do EuroBEC Granfondo.

Lembrando que Campo Maior será a última das três localidades da Eurocidade a receber a partida e chegada da prova (em 2025), o presidente da Câmara, Luís Rosinha, espera que esta segunda edição, em Elvas, possa vir a ser um sucesso, feitas algumas melhorias àquilo que, no ano passado, possa ter corrido menos bem. Na expectativa que a participação de atletas na prova seja superior, comparativamente ao ano passado, Luís Rosinha diz ainda que se perspetiva um fim de semana, em termos económicos, “interessante” para o território.

Já Juan Parejo Fernández, vereador no Município de Badajoz, em representação do alcaide Ignacio Gragera, revela que a realização do EuroBEC Granfondo não é a única colaboração, em termos desportivos, deste ano, entre a cidade espanhola, Elvas e Campo Maior. O vereador lembra ainda que, em Badajoz, o ciclismo tem ganhado um grande destaque, nos últimos tempos, adiantando que, já este fim de semana, haverá prova de 150 quilómetros.

O EuroBEC Granfondo volta a ser organizado pela Bike Services, sendo que o diretor, Manuel Zeferino, que considera que a prova tem “um grande futuro” pela frente, revela que, neste momento, já foram “ultrapassadas as mil inscrições” para esta segunda edição.

A par da competição em três categorias – o Minifondo, de 57.2 quilómetros, o Mediofondo de 113.2 quilómetros e o Granfondo de 152.5 quilómetros -, o evento contará ainda com uma caminhada e o Kids EuroBEC, para crianças dos cinco aos 12 anos. Esta iniciativa dedicada aos mais novos realiza-se no dia 16 de março.

A apresentação desta segunda edição do EuroBEC Granfondo, onde foi dado a conhecer o equipamento oficial da prova, foi feita esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Elvas, em conferência de imprensa, na presença, entre outros, de elementos da GNR, PSP e Bombeiros Voluntários.