As Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição e o Festival da Juventude decorrem no Castelo de Alandroal, entre os dias 4 e 8 de setembro.
Este ano, as festas contam com as atuações de Toy, no dia 4, de Fernando Daniel, no dia 5, Aurea, no dia 6, e Rita Guerra, no dia 7.
Já o Festival da Juventude conta com nomes como Dj Alan Briats e Dj Brat, no dia 4, Meninos da Favela, Deejay Rifox e Redawn, no dia 5, e Dj Onfire, Tom Enzy e Diego Gonzalez no sábado, dia 5.
Inserida nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição decorre ainda uma Gala Equestre, no dia 5, na Praça de Touros Joel Felizardo Rosado.
Vendas Novas está prestes a celebrar os seus 63 anos como Concelho. Entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de setembro, a Parada D. Pedro V volta a ser o grande palco da animação, num programa que segue a linha de sucesso dos últimos anos, com muita música, tradição, desporto, sabores tradicionais e atividades para todas as idades.
“Para as comemorações dos 63 anos de elevação de Vendas Novas a concelho temos, mais uma vez, uma edição das Festas do Concelho, também procurando consolidar aquilo que foi o sucesso das edições anteriores. Temos um cartaz musical forte e obviamente, outras atividades que vão decorrer ao longo destes três dias de animação”, começa por dizer o presidente da Câmara de Vendas Novas, Valentino Salgado Cunha.
Do programa de espetáculos fazem parte os concertos de Mickael Carreira na sexta-feira, RFM Time Machine no sábado, e Sara Correia no domingo. “No domingo, que é o feriado municipal, também teremos outras animações musicais, como Insert Coin, o grupo Olha que Pimbalhada, vários DJs que animarão a festa, não só no recinto, mas também no after, junto ao Mercado Municipal”, adianta o autarca. Neste último dia de festa sobem ainda ao palco o Grupo de Cantares dos Reformados, o Grupo de Danças e Cantares Pioneiros de Vendas Novas, o Rancho Folclórico das Piçarras, o Rancho Folclórico da Landeira e “Era uma vez… o Cante”.
No decorrer da festa, será também feita uma homenagem a Manuel Cardante e Clara Isabel, “duas pessoas que promoveram e muito a Bifana de Vendas Novas, com o descerramento de uma placa do agora chamado Jardim Manuel Cardante e Clara Isabel”. “Temos também a entrega do Prémio 5 Estrelas – que mais uma vez as Bifanas foram galardoadas com este prémio – a todas as Casas de Bifanas que estão registadas com a marca da Bifana de Vendas Novas. Teremos também o Show Cooking com o chef Fábio Bernardino e obviamente também uma pequena brincadeira que é o Rei e a Rainha da Bifana”, acrescenta Valentino Salgado Cunha.
“Para além dos artistas e da animação mais cultural, também teremos atividades desportivas, como uma caminhada no Regimento de Artilharia nº 5, torneios de sueca, malha, zumba, provas de ciclismo, passeio de motorizadas organizado pelos nossos bombeiros. Teremos também o mercado da bagageira, algo que já fazemos com muita frequeência; a tarde da criançada, para os mais novos também se divertirem nas brincadeiras mais propícias para eles. Vamos ter também uma exposição de fotografia e também aquilo que já é tradição nas Festas de Concelho: as largadas, que decorrem também muito próximo do recinto”, sublinha.
“Aguardamos, obviamente, que seja um momento de animação, de confraternização, de celebração daquilo que é a autonomia administrativa de Vendas Novas e a nossa identidade própria enquanto concelho e queremos, naturalmente, deixar um convite a todos. Em primeiro lugar e com muito carinho às pessoas de Vendas Novas, que participem das suas festas, mas também a todas as pessoas da região envolvente que muitas vezes vêm a Vendas Novas ou fazem vida em Vendas Novas ou que possam vir aqui participar nas nossas festas, que passem por cá nestes três dias, certamente serão todos bem recebidos, haverá muita animação para todos e esperamos por vós”, remata o autarca.
A elvense Raquel Trabuco venceu este fim de semana, dias 30 a 31 de agosto, mais duas provas de atletismo em Espanha.
No sábado, dia 30, a atleta do Beja Atlético Clube levou a melhor na distância de três quilómetros do XXXV Grande Prémio de Don Benito, subindo ao lugar mais alto do pódio.
Já ontem, domingo, dia 31, em Badajoz, venceu a prova de dez quilómetros do Grande Prémio Tina María Ramos.
Depois dos campomaiorenses terem dito “sim” à realização daquele que é o maior ex-líbris festivo do concelho, já em 2026, a Associação das Festas do Povo vai a eleições esta segunda-feira, 1 de setembro.
A sufrágio apresenta-se uma única lista, liderada por João Manuel Nabeiro, tal como revela o presidente da Assembleia-Geral da direção cessante, Jorge Pedras, que adianta que o ato eleitoral irá realizar-se entre as 18 e as 22 horas, na sede da associação, situada na antiga Escola do Bairro Novo, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra.
Da lista que se apresenta a votação, para além de João Manuel Nabeiro, faz ainda parte o antigo presidente da associação, João Rosinha.
“Como o povo diz, só há festas quando o povo quer, por isso esperamos que todos os sócios compareçam e para que contribuam para que as festas sejam uma realidade”, diz Jorge Pedra.
Este ato eleitoral reveste-se de especial importância para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pela associação e a preservação de uma das tradições mais emblemáticas e reconhecidas do concelho e do país. A associação apela, por isso, “à mobilização e participação ativa de todos os associados neste momento decisivo para o futuro da instituição”.
Atualmente, a Associação das Festas do Povo de Campo Maior conta com cerca de 400 sócios, que são chamados a votar, nas eleições desta segunda-feira.
Os três agrupamentos de escolas de Elvas vão passar a contar com novas designações, dentro em breve.
A medida, tomada em Conselho Pedagógico, e entretanto aprovada em Conselho Municipal de Educação, explica a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, surge, sobretudo, tendo em conta os problemas que, até então, se originavam pela confusão entre duas escolas dos Agrupamentos nº 1 (Boa-Fé) e nº 2 (Santa Luzia). “Gerava-se uma grande confusão na hora dos pais comprarem os manuais escolares, também na hora dos professores concorrerem às escolas e até mesmo na entrega de encomendas e do correio, porque o Agrupamento nº 1 tinha a escola nº 2 e o Agrupamento nº 2 tinha a escola nº 1”, explica a autarca.
Posto isto, o Agrupamento nº 1 passará a designar-se Agrupamento Adelaide Cabete; o nº 2 a Agrupamento de Santa Luzia; e o nº 3 a Agrupamento D. Sancho II.
Ainda assim, e segundo explica a diretora do Agrupamento nº 1, Paula Rondão, com a extinção da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGAE), espera-se apenas, e depois de todo o processo desencadeado, pelo “ok” do Ministério da Educação. “Foi a Conselho Pedagógico, foi a Conselho Geral, foi a Conselho Municipal de Educação e seguiu para a DGAE, mas a DGAE vai ser extinta e, então, é capaz de demorar um bocadinho de mais”, esclarece a professora.
“Entraremos (neste novo ano letivo) com o nome de Agrupamento nº1, mas esperemos que, o mais rápido possível, seja feita a alteração, para que se passe a chamar Adelaide Cabete”, remata Paula Rondão.