Skip to content

Turismo: Alentejo com verão “exigente e desafiante”

Este verão, na região Alentejo, promete ser, do ponto de vista turístico, “exigente e desafiante”. Quem o diz é o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, que defende que no interior desta região é necessário fazer uma aposta maior.

“Nós temos, obviamente, o maior registo na costa. No interior, é preciso puxar mais pelo turismo, especialmente, porque aquilo que nos chega diariamente, que entra em casa dos portugueses, é que, do ponto de vista das temperaturas, não é, por vezes, muito convidativo para as pessoas se deslocarem e temos de combater isso com eventos noturnos, com muito foco nos produtos ligados às estações náuticas e aos desportos aquáticos”, defende José Manuel Santos.

Ainda assim, e dando conta que até maio o crescimento nas dormidas, no Alentejo, de “cerca de quatro por cento”, era “superior à média nacional, o dirigente acredita que a região irá ter “um bom verão”. “As reservas estão a cair nos hotéis. Já não vamos ter um crescimento turístico de dois dígitos, como tivemos, mas isto é uma realidade nacional, não é só do Alentejo”, adianta.

Dizendo que o Alentejo se volta a assumir como “um bom destino de férias”, não só para o mercado nacional, mas também para o espanhol, José Manuel Santos não tem dúvidas de que a região irá “continuar a crescer” a nível turístico. “Vamos continuar a crescer em proveitos, acima do que crescemos em hóspedes e dormidas, o que quer dizer que as empresas estão a ter uma maior rentabilidade, o que é bom, porque também os custos de laborações, os custos operacionais da hotelaria e da restauração também aumentarem”, remata.

Compartilhe este artigo: