
O Município de Avis realiza, no próximo domingo, dia 6 de julho, a Caminhada “Aroeira, o Arbusto que se fez Árvore”, em Valongo, numa iniciativa integrada no seu Calendário Anual de Caminhadas que assinala os 30 Anos de classificação deste exemplar como árvore de interesse público.
A saída dos caminhantes está agendada para as 09h, com a concentração marcada junto ao edifício da Junta de Freguesia. Este percurso com um total de quatro quilómetros, promete meter os participantes à prova por caminhos estreitos, cruzados com espaços naturais, em direção ao Freixo da Fonte do Vale e à centenária Aroeira, na Courela da Igreja. Um local de grande significado para as gentes da região, que aqui receberá também uma demonstração da tradição das Papas de São Saturnino, padroeiro da localidade.
Esta caminhada que termina na Igreja de São Saturnino para uma visita ao Santuário com o término às 12h.
Esta atividade conta com o apoio da União das Freguesias de Benavila e Valongo, assim como da Associação de Juventude “O Cruzeiro”, dos Amigos do Concelho de Avis – Associação Cultural (ACA) e da Associação Lar de Idosos do Centro Comunitário de São Saturnino de Valongo.