Skip to content

Raquel Soeiro de Brito homenageada com exposição “O Olhar de uma Geógrafa” no Castelo de Elvas

A elvense Raquel Soeiro de Brito, figura destacada da Geografia em Portugal, é homenageada com a exposição “O Olhar de uma Geógrafa”, inaugurada no sábado, 31 de maio, no Castelo de Elvas. A mostra acontece no ano em que se completa o centenário de nascimento daquela que, em 1977, integrou o grupo de académicos fundadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Durante os seus trabalhos de investigação no terreno, para além de ter elaborado mapas e gráficos, Raquel Soeiro de Brito também fotografou e realizou filmagens que posteriormente utilizou em conferências e na ilustração dos livros e artigos que escreveu.

Entre as campanhas que efetuou em Portugal, destaca-se a que levou Raquel Soeiro de Brito até ao arquipélago dos Açores para estudar e filmar a erupção do vulcão dos Capelinhos em 1957. Foi a primeira cientista a chegar e a escalar a montanha vulcânica da Ilha do Faial. No estrangeiro destacam-se quatro campanhas em Timor-Leste, onde estudou não só o relevo da ilha, como também fatores humanos como a ocupação dos solos, a dispersão da população, entre outros.

Com uma vida académica marcante ao longo de décadas, Raquel Soeiro de Brito foi agraciada com diversos reconhecimentos e prémios. Entre estes contam-se o de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, a Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Comenda da Ordem do General Pessoa (no Brasil) e a ordem francesa Officier des Palmes Académiques.

O vereador Cláudio Monteiro representou a Câmara Municipal de Elvas na inauguração desta exposição, que contou igualmente com intervenções da homenageada, da antiga aluna Elisabete Fiel e de Margarida Ribeiro, diretora do Castelo de Elvas. O ato teve ainda um momento de música popular alentejana a cargo de António Carronha Brinquete, acompanhado ao som da ronca.

A exposição fotográfica e documental “Raquel Soeiro de Brito – O Olhar de uma Geógrafa” fica patente no Castelo de Elvas até 31 de julho.

Compartilhe este artigo: