Skip to content

Passagem da Embaixada Japonesa “Tensho” por Vila Viçosa continua a despertar o interesse de muitos

A passagem da Embaixada Japonesa “Tensho” por Vila Viçosa, em 1584, continua a despertar o interesse de muitos. Nesse sentido, tal como explica o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, Vila Viçosa recebeu, no final da semana passada, uma equipa da RTP, que esteve, naquele concelho do distrito de Évora, em gravações para o programa “Portugal Fenomenal”.  

Com a realização de um conjunto de entrevistas, a RTP procurou “saber mais informações” sobre esta ligação de Vila Viçosa ao Japão: “o programa incidiu, particularmente, sobre a visita da  Embaixada Tensho, que se realizou aqui em 1584, portanto, a primeira embaixada vinda do Oriente e que passou por Vila Viçosa no caminho para Roma”. “Houve oportunidade de falar sobre essa curiosidade, com uma série de intervenientes de Vila Viçosa que acompanharam esse projeto, desde a Câmara Municipal até à Fundação da Casa de Bragança, passando também pela Embaixada do Japão em Portugal, e a ideia foi falar sobre essa aproximação e essa amizade que existe entre os dois países”, adianta Tiago Salgueiro.

A curiosidade da RTP, adianta o autarca, foi o de perceber “de que modo é que os japoneses foram recebidos em Vila Viçosa, numa altura em que não havia internet, nem meios de comunicação tão rápidos como hoje em dia”.

Para além do programa “Portugal Fenomenal”, Vila Viçosa será também protagonista da série documental “10.927 quilómetros de regresso ao Japão”. “Há realmente um interesse particular sobre este tema, uma vez que decorre a Expo Osaka, no Japão, onde Vila Viçosa se fez representar, e a ideia é aproximar culturalmente os dois países e conseguir trazer algum retorno turístico para a nossa região”, remata Tiago Salgueiro.

O programa da RTP, que para além da presença da Embaixada Japonesa “Tensho” em Vila Viçosa, debruçou-se também sobre a Coleção Visitável da Farmácia Monte, contou com a participação de Tiago Salgueiro, de Vítor Lopes, neto do fundador da Farmácia Monte, assim como de vários calipolenses

Compartilhe este artigo: