Causas da febre em destaque no “De Boa Saúde”

A febre é algo comum e, por vezes, até benéfico, uma vez que é um sinal de defesa do organismo contra alguns agentes patogénicos.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde” o médico Pintão Antunes esclarece que a febre “é uma reação do organismo a qualquer tipo de infeção existente, chegando mesmo a ser necessária, para impedir que os micróbios se multipliquem”.

A febre pode também surgir “devido a problemas emocionais ou nervosos, sendo uma reação do organismo perante algo que o está a agredir e é bom haver febre, mas também não é bom combatê-la por rotina”, diz Pintão Antunes, adiantando que, no caso das crianças, até 37,5ºC é normal, só se a criança estiver muito incomodada é que se deve administrar paracetamol”.

Pintão Antunes esclarece que não devemos, no caso das crianças, administrar anti-inflamatório, se a febre não for muito alta, porque “o corpo acaba por “não fazer a sua função, que é atrasar e combater a infeção existente”.

A febre e as suas causas são o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo: