IPDJ: Desporto para Todos com candidaturas abertas para o Ensino Superior

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) abriu ontem, quinta-feira, dia 15 de junho, o período para a apresentação das candidaturas de projetos de investigação, no âmbito do novo modelo de apoio do Programa Nacional de Desporto para Todos para instituições do ensino superior (PNDpT – IES). O prazo termina no dia 15 de julho e diz respeito ao biénio 2023 – 2025.

O programa apresenta um novo modelo de apoio, com novas calendarizações que se aproximam do ano académico e permitem o desenvolvimento de projetos de 18 a 24 meses. Terá uma maior proximidade, maior coesão e, assim, maior impacto, com a regionalização do apoio a projetos com intervenção comunitária e, pela primeira vez, abrangência às instituições de ensino superior não só do Continente, mas também das Regiões Autónomas. Os produtos dos projetos financiados beneficiarão a Área do Conhecimento do Portal do IPDJ, I.P., enquanto polo agregador de conhecimento em matéria de política pública de desporto.

A dotação orçamental do apoio é de 200 mil euros para o referido período, estando os projetos divididos em duas áreas de ação: investigação (participação de raparigas e mulheres no desporto; e participação de pessoas com deficiência no desporto); e investigação com intervenção comunitária.

Na área de investigação serão apoiados até dois projetos por cada segmento, com um máximo de seis projetos no biénio. Na área de investigação com intervenção comunitária são selecionados para apoio no biénio até dez projetos, distribuídos pelas diferentes regiões do território continental e regiões autónomas: Norte (2), Centro (2), Lisboa e Vale do Tejo (2), Alentejo (1), Algarve (1), Açores (1), e Madeira (1).

Contribuindo para uma maior transparência e colocando o conhecimento ao serviço da implementação das políticas públicas, é criada uma Comissão de Acompanhamento que integrará dois elementos do IPDJ, um do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, um do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e um outro da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado, a designar

Para mais informações consultar o regulamento aqui.