Skip to content

Tornando-o mais acessível, Município de Borba instala elevador no edifício dos Paços do Concelho

O edifício dos Paços do Concelho de Borba vai ter uma intervenção, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), após uma candidatura ao Programa de Intervenções em Edifícios Públicos (PIEP), inserida no projeto das Acessibilidades 360. O intuito deste projeto consiste na instalação de um elevador, que permitirá tornar acessível o uso do edifício no seu todo, traduzindo-se numa melhoria da acessibilidade.

Sem qualquer tipo de acessibilidade, para pessoas com mobilidade reduzida, ao primeiro andar do edifício, a vereadora da Câmara Municipal de Borba, Sofia Dias, admite que uma intervenção deste tipo é “fundamental”. “As pessoas sempre que precisavam, eram os técnicos que se tinham de deslocar ao rés do chão para poder ter o respetivo atendimento”, explica a autarca, que adianta que esta situação também “restringia a elaboração de eventos no primeiro andar para pessoas com dificuldades motoras ou até mesmo para as mesmas visitarem o Salão Nobre, que é tão imponente”.

O valor da candidatura ronda os 43 mil euros tendo uma comparticipação do PIEP de 13 mil euros, o que se traduz, na visão de Sofia Dias, “numa mais-valia para Borba e para todos os Borbenses”.

Apesar do projeto ter tido o seu termo de aceitação assinado neste mês de maio, surgem agora os contratempos no que diz respeito à contratação da empresa para realizar esta intervenção, o que deixa as datas de implementação e de conclusão indefinidas.

Compartilhe este artigo: