Monforte recorda MonforFeira com garraidas, largadas, corrida de touros e música

A vila de Monforte vai recordar entre esta quinta-feira e domingo, de 15 a 18 de maio, aquele que, em tempos, foi o seu maior evento anual: a MonforFeira.

Junto à Praça de Touros de Monforte, o Remember Monforfeira, organizado pela Associação Tauromáquica do Concelho de Monforte e pelo Grupo de Forcados Amadores, dá o pontapé de saída esta quinta-feira, dia 15 de maio, com uma largada de touros, com gado da Ganadaria Francisco Carrão, pelas 20h30.

Já na sexta-feira, dia 16, a abertura do recinto está agendada para as 17h30, seguindo-se uma largada de touros, pela Ganadaria João Rosa, às 18 horas. Durante a noite, haverá animação musical com as Sevilhanas Flamencura (20h30), Os Relíquia (21h30), Zé Pedro Sousa (23 horas) e DJ Sebastião Sequeira (01h30).

No sábado, dia 17 de maio, a Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Monforte é inaugurada às 11h30. Pelas 17 horas, haverá corrida na praça de touros. Segue-se espetáculo musical com Bellota Trompetera, Ojos Gitanos e Os Contramão, pelas 21h30; largada de touros, pela Ganadaria João Folgado, às 23 horas; e momentos musicais pelos Improvisados às 00h30 e DJ Pedro D’Orey às 2 horas.

No último dia, domingo, dia 18 de maio, a abertura do recinto está agendada para as 10 horas, com a última largada de touros do evento, com gado da Ganadaria Herdade da Safra, a ter início às 11 horas.

O Remember Monforfeira pretende recordar uma feira que era organizada anualmente pela Câmara Municipal de Monforte, durante a qual eram divulgadas as tradições e os produtos típicos da região. Durante uma semana, realizavam-se corridas e largadas de touros, exposições de gado e de produtos regionais, num evento em que a gastronomia regional, a música e o artesanato também tinham o seu destaque.

Assinado o auto de consignação da empreitada de requalificação da Piscina Municipal de Portalegre

A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Pombo Carvalho e o representante da empresa António Saraiva & Filhos, Lda., António Afonso Paulo, assinaram na segunda-feira, dia 12 de maio, o auto de Consignação da empreitada de requalificação da Piscina Municipal de Portalegre.

Esta intervenção visa a adaptação do edifício existente remodelando e reformulando pavimentos exteriores e interiores, revestimentos, tanques e os pisos -1 e 0 da atual Piscina Municipal. A reformulação implica a modulação do espaço à necessidade e exigências da legislação atual tendo em consideração os requisitos funcionais deste equipamento.

De recordar que esta Piscina Municipal encontra-se encerrada desde 2018, tendo sido considerada desde a primeira hora uma operação prioritária para o atual executivo, na concretização da estratégia global de melhorar a imagem da cidade, aumentando a sua atratividade, fomentando a dinamização e a criação de novas atividades económicas.

O investimento previsto é de 2 683 708,00 euros e tem um prazo de execução de um ano.

Concerto de fado com José Gonçalez, José Geadas e Miguel Ramos esta quinta-feira em Badajoz

No âmbito do 4º Festival de Fado de Estremoz, José Gonçalez, José Geadas e Miguel Ramos apresentam-se em concerto, na noite desta quinta-feira, 15 de maio, no Palácio Provincial, em Badajoz.

O concerto, de entrada gratuita, tem início marcado para as 20h30 (19h30 em Portugal).

O Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, é organizado pelo Município de Estremoz e conta com direção artística de José Gonçalez.

Santa Casa da Misericórdia de Estremoz inaugura Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração

A Santa Casa da Misericórdia de Estremoz inaugurou nesta terça-feira, dia 13 de maio, a nova Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração.

Na cerimónia, em representação do Município de Estremoz, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, José Daniel Sádio, o presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Catarino e a vice-presidente, Sónia Caldeira.

No discurso do ato inaugural, José Daniel Sádio destacou o momento de enorme alegria para a cidade de Estremoz em ter uma valência nesta área e parabenizou os corpos gerentes da Santa Casa da Misericórdia e o seu provedor, Miguel Raimundo, pela obra feita. Concluiu mostrando total disponibilidade para dar continuidade ao trabalho conjunto entre o Município e a Santa Casa da Misericórdia de Estremoz.

Apanha mecanizada de pinha em destaque no programa “Entre Pinhas e Conversas”

A apanha mecanizada da pinha é o tema em destaque, esta semana, no programa “Entre Pinhas e Conversas”, com Pedro Amorim, da PineFlavour.

A PineFlavour é uma empresa que se dedica ao processamento do miolo de pinhão, defendendo uma atuação precisa e sustentável, sendo que, durante o programa, Pedro Amorim explica, entre outros, o porquê da necessidade da mecanização da apanha da pinha e como é levado a cabo todo o trabalho para o desenvolvimento de uma máquina de colheita de pinha.

“Entre Pinhas e Conversas”, programa promovido pelo Centro de Competências do Pinheiro Manso e do Pinhão, com o apoio da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), é emitido às quartas-feiras, ao meio-dia e meia e às 19h30, tendo repetição aos sábados, às 18 horas.

O episódio desta semana para ouvir no podcast abaixo:

Inscrições para Festival da Idade de Ouro terminam esta quinta-feira

As inscrições para edição deste ano do Festival da Idade de Ouro, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, encerram esta quinta-feira, dia 15 de maio.

Uma vez mais, o evento, que para além do habitual almoço, contempla animação musical, vai percorrer todas as freguesias do concelho, começando a 1 de junho em São Vicente (Pavilhão Multiusos), seguindo-se, no dia 7, São e São Lourenço (Centro Cultural de Varche), e no dia 8, Barbacena (Pavilhão Multiusos).

A 14 de junho, é em Vila Fernando (Salão da Junta de Freguesia) que tem lugar a iniciativa, seguindo-se Terrugem (Pavilhão Multiusos), no dia 15, Santa Eulália (Pavilhão Multiusos) no dia 21 e Vila Boim (Pavilhão Multiusos) no dia 22.

Como habitualmente, o festival termina no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, para a população das freguesias urbanas.

Os interessados em participar devem, até amanhã, fazer a sua inscrição no Balcão Único da Câmara Municipal ou nas freguesias rurais.

Festival da Juventude e Académico de Elvas com vasto programa complementar

Além dos concertos no Coliseu, o festival da Juventude e Académico de Elvas, promovido pela Câmara Municipal, inclui uma programação complementar com atividades culturais, desportivas e educativas espalhadas pela cidade.

Já esta quarta-feira, 14 de maio, a partir das 18 horas, o Complexo Desportivo de Elvas será palco do Torneio da Amizade “Fundador Luís Ribeiro”, organizado pela Associação Desportiva do Bairro das Caixas.

Amanhã, quinta-feira, dia 15, na Escola Secundária D. Sancho II, durante a manhã, realiza-se a sessão de entrega de prémios do Concurso de Poesia, organizado pela Arkus, e uma ação de sensibilização, relacionada com a prevenção de consumos, a partir das 14 horas.

Também na Escola Secundária, na sexta-feira, entre as 10 horas e o meio-dia, realiza-se o Concurso de Curtas-metragens da Arkus e, às 21 horas há demonstração de Artes Marciais Japonesas (Ken Bukai-Do Ramaryu Karate), no Coliseu, pelo Moto Clube Alentejano de Elvas.

Já no sábado, dia 17, disputa-se um Torneio de Rugby de Sub-16 e Seniores no Estádio Municipal de Atletismo, entre as 10 as 19 horas, estando a bênção das pastas e a queima das fitas dos finalistas da Escola Superior de Biociências de Elvas marcadas, respetivamente, para as 10h30 e as 15 horas, no adro da Igreja da Sé.

De 19 a 23 de maio, ainda neste âmbito, haverá aulas abertas na Gota d’Arte. Na Casa da Cultura de Elvas, até dia 31, há para visitar a exposição JABA 2025.

II Corrida “Memorial João Maltez” solidária com bombeiros e criança com paralisia cerebral

O Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos promove, a 13 de julho, a II Corrida e Caminhada “Memorial João Maltez”. A iniciativa, que tem como finalidade homenagear o ex-atleta do clube, falecido no ano passado, irá unir a sua terra natal – Glória, no concelho de Estremoz – e a localidade onde iniciou a sua prática no atletismo – Rio de Moinhos, em Borba.

Dizendo que, com a atividade, o clube procura dar “algum conforto a amigos e familiares” de João Maltez, que perdeu a vida prematuramente, Emanuel Ramalho, um dos responsáveis pela organização da atividade, garante que as expectativas para esta segunda edição são “altas”, já que a primeira “correu muito bem”. “Este ano esperemos que corra tão bem ou melhor”, acrescenta.

Dando conta que a primeira fase de inscrições (que podem ser feitas no site acorrer.pt), com um “preço mais acessível”, termina já esta quinta-feira, 15 de maio, Emanuel Ramalho adianta que a iniciativa é composta por uma caminhada de cinco quilómetros e duas corridas, nas distâncias de cinco e 8,5 quilómetros.

Até quinta-feira, a inscrição na caminhada tem um custo de três euros e nas duas corridas de seis. Já na segunda fase de inscrição, de 16 de maio a 30 de junho, o preço a pagar para participar na caminhada sobe para quatro euros, enquanto na corrida de cinco quilómetros custa sete euros e na corrida de 8,5 de oito euros. Na terceira e última fase, de 1 a 8 de julho, os preços sobem para cinco euros para a caminhada, oito euros para a corrida de cinco quilómetros e dez para a de 8,5.

A iniciativa, que envolve ainda uma atividade dedicada aos mais novos, tem uma vertente solidária, quer em prol dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, quer de uma criança de noves anos. “Um euro de cada inscrição nas corridas competitivas vai reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Estremoz. Além disso, temos uma atividade, que é o ‘Kids Athletics’, direcionada a crianças e jovens até aos 15 anos, que resulta de uma parceria com o Grupo Desportivo de Pavia”, explica Emanuel Ramalho. “Desta vez, decidimos implementar uma parte solidária dirigida a um menino de nove anos, que é de Pavia, que tem paralisia cerebral e epilepsia. No dia e no local da prova, no final, os familiares vão estar presentes com alguns trabalhos à venda e, quem quiser, de forma voluntária opcional, poderá fazer um donativo, do valor que entender, para ajudar nos tratamentos e na qualidade de vida desse menino”, adianta o responsável.     

No dia 13 de julho, as provas de corrida iniciam-se pelas 9 horas, junto ao Ringue Desportivo da Glória. Os participantes da caminhada partem cinco minutos depois. No final, haverá também prémios monetários para os participantes da corrida de 8,5 quilómetros (primeiros cinco da classificação geral por género), além de medalhas atribuídas nos diferentes escalões e oferta de produtos regionais. Na corrida de cinco quilómetros serão entregues medalhas aos três primeiros classificados (masculinos e femininos). Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação coletiva, na corrida de 8,5 quilómetros, e, de forma a promover a participação feminina, será atribuído um troféu à equipa com maior participação no conjunto das duas corridas competitivas. Serão também realizados sorteios de produtos e serviços.

Na organização do evento, o Grupo Desportivo e Cultural de Rio de Moinhos conta com diversos apoios: das Câmaras Municipais de Borba e Estremoz, das Juntas de Freguesia de Rio de Moinhos e Glória, da ToleranteFuturo – Associação Glória Jovem, Grupo Recreativo e Cultural das Festas em Honra de São Tiago, Associação de Atletismo de Évora, Grupo Desportivo de Pavia, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Rota D’Ossa – Associação Cultural e Desportiva, GNR de Estremoz e de Borba e Bombeiros Voluntários de Estremoz.

Crianças de Elvas sensibilizadas para a necessidade de se cuidar do meio ambiente

No âmbito do programa “Floresta Limpa, Floresta Segura”, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Elvas, ao longo da última semana, realizou ações de sensibilização nas escolas do concelho.

A iniciativa, direcionada aos alunos do ensino básico, tinha como objetivo, para além de sensibilizar os mais novos para a necessidade de cuidar do meio ambiente, de ter um contacto próximo e direto com os meios à disposição no âmbito deste tema.

Cerca de um milhar de petizes participou nesta atividade, que contou com o apoio da Proteção Civil Municipal, da PSP de Elvas, da GNR de Elvas, dos Bombeiros Voluntários de Elvas e dos Sapadores Florestais.

Feira do Livro de Campo Maior de regresso ao Largo do Barata a 28 de maio

Entre os próximos dias 28 e 31, o Largo do Barata, em Campo Maior, dará lugar a mais uma feira do livro, promovida pela Câmara Municipal.

A par das habituais bancas, onde será possível encontrar todo o tipo de obras, a autarquia, tal como explica a vereadora São Silveirinha, volta a organizar um conjunto de dinâmicas, a pensar tanto no público escolar, como no público em geral. “Estamos a preparar uma programação muito rica, ao nível da literatura”, assegura a autarca, adiantando que a feira irá funcionar das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.  

Convidando todos a visitar a feira do livro, a vereadora, de toda a programação, que contempla encontro com os escritores Isabel Ricardo, Anabela Carrazedo, Júlia Silveira, José Regala, Pedro Ribeiro da Silva e Gonçalo Ramos, para além de Hora do Conto com Bru Junça, São Silveirinha destaca ainda a realização de uma conversa do Mulherio das Letras de Portugal, sobre “A inspiração de Maria Teresa Horta na literatura feminina portuguesa”.

“Associem-se a nós. Para quem gosta de ler, para quem gosta de escrever, temos aqui uma série de dinâmicas muito interessantes”, remata.

A abertura da feira está marcada, no próximo dia 28, para as 10 horas, no Museu Aberto.

Programa completo:

28 MAIO | Museu Aberto

10:00H – Abertura da Feira do Livro

Encontro com a escritora Isabel Ricardo

10:15H – 5º e 6º anos do 2º ciclo

11:15H – 7º e 8º anos do 3º ciclo e ensino profissional

Encontro com a autora Anabela Carrazedo

Apresentação da obra Literária “A Crença do Desamor”

15:00H – Público Sénior

29 MAIO | Museu Aberto

Encontro com a autora Júlia Silveira

Apresentação do livro “O céu é infinito”

10:15H – turmas de 1º e 2º anos do 1º ciclo

11:15H – turmas de 3º e 4º anos do 1º ciclo

Encontro com o escritor José Regala

Apresentação da obra literária “Um tempo que já foi tempo”

16:00H – Público Geral 

30 MAIO | Museu Aberto

Hora do Conto com Bru Junça

10:00H – Ensino pré-escolar

11:00H – Infantário «O Despertar»

14:30H – Ensino pré-escolar e CEAN

Encontro com o escritor Pedro Ribeiro da Silva

Apresentação da obra literária “A cidade dos dias desacontecidos”

16:00H – Público Geral

31 MAIO | Museu Aberto

Conversa do Mulherio das Letras Portugal 

“A inspiração de Maria Teresa Horta na literatura feminina portuguesa”

Moderadora – Adriana Mayrinck

Convidadas: Amélia Vadillo, Cátia Terrinca, Maria do Céu Pires 

10:30H – Público Geral 

Encontro com o escritor Gonçalo Ramos 

Apresentação da obra literária “A memória das recordações” 

16:00H – Público Geral

Arte de jovens da Extremadura e do Alentejo em exposição na Casa da Cultura de Elvas até final do mês

Uma mostra de trabalhos de jovens criadores da Extremadura e do Alentejo, inaugurada no feriado de 25 de abril, está disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até 31 de maio.

Trata-se, como explica o vereador Cláudio Monteiro, de uma exposição promovida no âmbito do 17º Certame de Jovens Criadores de Badajoz “JABA 2025”, e formada, entre outros, por trabalhos de fotografia, desenho, escultura, banda desenhada e pintura, que fica disponível para visita até 31 de maio.

“Faço sempre questão de ter esta exposição no mês de maio, porque maio é o mês da juventude em Elvas, em que temos o Festival da Juventude e Académico. Trazemos esta exposição à Casa da Cultura, que é mais uma de enorme qualidade, para que as pessoas possam apreciar tudo o que é diferente em termos de arte”, assegura.

Face a outras exposições que já estiveram patentes na Casa da Cultura, Cláudio Monteiro garante que o público irá ter uma “experiência completamente diferente”. Depois de já ter estado em Badajoz, de Elvas a exposição seguirá para Campo Maior.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e ao sábado, das 10 às 13 horas.

O Certame de Jovens Criadores de Badajoz é promovido, anualmente, pelo pelouro da Juventude do Município espanhol vizinho, com o objetivo de promover e potenciar a criatividade artística dos jovens.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 154 milhões de euros

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 13 de maio, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 154 milhões de euros.

O segundo prémio, no valor de 382.845,13 euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

Já quatro apostadores – um dos quais em Portugal – acertaram na combinação de cinco números e arrecadaram o terceiro prémio – de 44.738,60 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 9, 19, 44, 47, 50 e as estrelas 2 e 9.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.