“O Elvas” venceu em Arronches por 1-0

“O Elvas” venceu em Arronches por 1-0 e acabou com o sonho do Arronches e Benfica que fez um grande campeonato, mas não conseguiu chegar ao segundo lugar da tabela que lhe permitiria ir à fase de subida, com “O Elvas”.

Um jogo muito bem disputado entre duas das boas equipas do Campeonato, em que “O Elvas” através de Franco Almara fez um excelente golo, já quase no final da partida, aos 90+6, a coroar uma grande exibição.

”O Elvas” alcançou 65 pontos, o recorde de pontos do Campeonato, ficando o Fátima em segundo com 49 pontos, mais um que o Arronches e Benfica, na terceira posição.

A fase de subida começa no dia 27 de abril e o sorteio terá lugar quarta-feria, dia em que “O Elvas” vai ficar a saber a ordem dos jogos com o Lusitano de Évora, Amora e Fátima, numa luta que irá permitir apenas duas destas equipas alcançar a Liga 3.

Os adeptos de “O Elvas” mais uma vez estiveram em peso a apoiar a sua equipa, desta vez em Arronches, onde o Estádio Municipal Francisco Palmeiro teve uma das suas maiores enchentes.

Devoção e fé fizeram-se sentir em cada momento e cântico de Verónica na Procissão dos Passos de Vila Boim

Vila Boim celebrou a tradicional Procissão dos Passos em Domingo de Ramos. Já em final de tarde, a devoção e a fé fizeram-se sentir em cada momento e no cântico de Verónica.

Acompanhada ao som da Banda 14 de Janeiro, a procissão retrata o percurso de Cristo até à crucificação, percorrendo os cinco passos da freguesia do concelho de Elvas.

Sendo “o início da semana santa, onde é feita memória dos acontecimentos fundamentais da história da salvação da humanidade da paixão do senhor”, o padre Marcelino Caldeira sublinha que já é tradição “há mais de 200 anos, Vila Boim fazer a Procissão dos Passos em Domingo de Ramos”.

O padre Marcelino Caldeira destaca “o detalhe delicioso” de Verónica cantar em cada estação o cântico ‘O Vos Omnes’ , que simboliza “uma chamada de atenção aqueles que cruzam os caminhos da vida sem terem Deus presente na sua vida”.

Já José Lérias Trindade, responsável pela Irmandade do Senhor dos Passos em Vila Boim, caracteriza esta procissão como “muito grande e secular” onde se sente “realmente uma devoção muito grande da população de Vila Boim” sendo este um dia que “junta as pessoas que estão fora e regressam para virem viver intensamente este Domingo de Ramos e com a Procissão dos Passos”.

Este momento marcante da vida cristã “tem muito simbolismo” está “no coração das pessoas de Vila Boim (…) é um sentimento que ‘agarra-se entranha-se’ e portanto as pessoas sentem isto do fundo do coração com muita fé”, assegura José Lérias Trindade.

Oitava jornada do 27° Torneio da Malha “João Brioso” disputou-se no parque de feiras da Boa-Fé

O parque de feiras do bairro da Boa-Fé recebeu neste sábado, 12 de abril, a oitava jornada do 27° Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso”.

Em seniores o vencedor foi Jorge Martins, de São Vicente e Ventosa, com seis derrubes; nas senhoras Joana Lopes, de Vila Viçosa, com três; em veteranos Venâncio Cachapela, também de Vila Viçosa, com cinco; e em “sub-13” venceu Lara Almeida, de Caia, São Pedro e Alcáçova, com um derrube.

A competição, que decorre até ao feriado do próximo dia 25, é uma iniciativa conjunta do Município de Elvas e da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente e Ventosa, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e das Juntas de Freguesia do concelho.

O vereador Hermenegildo Rodrigues representou a Câmara Municipal de Elvas na contagem da Boa-Fé, acompanhado pelo presidente da Junta Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho.

A nona jornada do Torneio da Malha está marcada para o próximo sábado de Páscoa, 18 de abril, no sítio da Ajuda.

Passeio pedestre pelos Vinhedos da Serra D´Ossa e Quinta do Zambujeiro a 27 de abril em Rio de Moinhos

No âmbito da “Cidade do Vinho 2025”, é promovido um novo passeio pedestre, desta feita, pela freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba, e pelas abas da Serra d’Ossa, no próximo dia no dia 27 de abril.

A caminhada vai ser feita entre vinhas e montado, cruzando ribeiras e antigos povoados – São Gregório, Ribeira e São Tiago – com histórias para contar.

Com a Serra d’Ossa como pano de fundo, vão ser visitas igrejas e ermidas, as memórias dos antigos moinhos e moleiros e a albufeira do Roque.

Peça “Amigas e Rivais” proporcionou noite de comédia no Centro Cultural de Campo Maior

A peça de teatro “Amigas e Rivais” esteve em cena no auditório do Centro Cultural de Campo Maior, este sábado, dia 12 de abril, para mais uma noite de comédia.

A peça conta a história de Manuela e Dulce, protagonizadas por Noémia Costa e Rosa do Canto, que para além da sua amizade, têm um aguçado poder crítico que as leva a satirizar as suas vidas e o atual panorama social e político do nosso país.

O talento de dois grandes nomes do teatro e da televisão proporcionaram ao público momentos hilariantes com muito humor e muitas gargalhadas.

Exposição “Páscoa 2025 – Património Religioso” inaugurada no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro

A exposição “Páscoa 2025 – Património Religioso” foi inaugurada no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, na tarde deste sábado, 12 de abril.

O acervo da mostra é composto por 33 fotografias de temática religiosa, registadas pela jovem elvense Joana Sequeira em Elvas, Sevilha e Roma.

Joana Sequeira é licenciada e mestre em História da Arte pela Universidade de Évora, e tem na fotografia o seu principal hobby.

As imagens desta mostra, todas a cores, retratam locais e momentos que remetem sobretudo para o período da Semana Santa e Páscoa.

O Município de Elvas, que apoia esta nova exposição temporária no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, esteve representado no ato inaugural pela vice-presidente Anabela Cartas.

A mostra fica patente até 21 de maio, podendo ser visitada todos os dias exceto segundas-feiras das 10h às 13h das 15h às 19h.

Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes reuniu 110 pessoas no convívio “Páscoa do Combatente”

O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes organizou, no dia 12 de abril, a “Páscoa do Combatente”, que reuniu nas Piscinas Municipais cerca de 110 pessoas, entre sócios e representantes de outras associações do concelho.

O momento contou com a presença do presidente do Município, Luís Rosinha, do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e do presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo.

O almoço, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, teve a animação de José Silva e das Roncas de Elvas.

CIMAA está a preparar a próxima contratualização da rede de transportes públicos do Alto Alentejo

Enquanto entidade pública responsável pela contratualização e gestão da rede de transportes públicos intermunicipais do Alto Alentejo, e ainda dos transportes públicos municipais de 14 dos 15 municípios da região, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) encontra-se já a preparar a próxima contratualização da rede de transportes públicos do Alto Alentejo, que deverá iniciar a sua operação em setembro de 2026.

Numa primeira fase, a CIMAA promoveu reuniões de trabalho com todos os municípios do Alto Alentejo para analisar e repensar, município a município, propostas de melhoria à atual rede de transportes públicos. Durante os trabalhos, foi ainda solicitado aos municípios que procedessem à identificação dos principais polos geradores de mobilidade nos respetivos territórios – como escolas, zonas industriais, serviços de saúde e áreas comerciais – de forma a que estes sejam considerados e envolvidos no processo.

Também considerando a experiência do “Contrato de Concessão de primeira geração”, atualmente em curso, e todo o feedback que a CIMAA, enquanto Autoridade de Transportes, tem vindo a obter por parte dos utilizadores do sistema durante os últimos três anos, estão já a ser incorporadas soluções na proposta de reestruturação da rede que permitam resolver os constrangimentos já identificados, com o objetivo de garantir uma oferta mais eficiente, competitiva, adaptada às reais necessidades da população e capaz de responder de forma mais eficaz aos desafios da mobilidade do Alto Alentejo.

Um dos grandes desafios identificados para esta nova contratualização consiste na garantia da mobilidade num território de baixa densidade populacional, onde as necessidades de mobilidade exigem respostas flexíveis e capazes de se ajustar às especificidades do território em cada momento. Foram também destacadas, entre as prioridades da próxima contratualização, a necessidade de: reestruturar e simplificar o modelo tarifário, com a criação de um passe de rede; adequar e reforçar os horários de transporte público; otimizar as linhas de transporte público para tornar os tempos de viagem do transporte público competitivos com o transporte individual; garantir a articulação dos diferentes meios de transporte no planeamento da rede, incluindo o modo ferroviário e os serviços rodoviários de longo curso; melhorar as condições das paragens de transporte público e a informação ao público;

Os interessados podem ter a oportunidade de participar através do preenchimento do formulário.

As próximas etapas do processo incluirão a consolidação das propostas discutidas, a Elaboração do Estudo de Viabilidade Económico-Financeira da Operação, a definição dos parâmetros do novo contrato e, posteriormente, o lançamento do Concurso Público Internacional para a contratualização da nova rede de transportes públicos da região.

IALBAX comemorou nono aniversário de fundação

A Associação Desportiva IALBAX assinalou o nono aniversário de fundação neste sábado, 12 de abril.

A comemoração aconteceu ao início da tarde nas instalações da coletividade, no Estádio Municipal de Atletismo.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, e o vereador Hermenegildo Rodrigues marcaram presença neste momento festivo.

Rondão Almeida destacou e elogiou o trabalho da Associação Desportiva IALBAX nas áreas do atletismo, trail e caminhada, fazendo entrega à instituição de uma placa comemorativa deste nono aniversário.

Sueca JAA: CRP da Boa-Fé “depende deste tipo de atividades para se manter”

A fase de apuramento concelhio dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), na modalidade de Sueca, está a disputar-se na tarde deste domingo, dia 13 de abril, no CRP da Boa-Fé.

Nuno Gago, da direção do CRP da Boa-fé e da organização do torneio, caracteriza estas iniciativas como “muito importantes na coletividade”, porque “ao fim ao cabo a associação depende deste tipo de atividades para se manter e ajuda a dar vida à população do bairro”.

Relativamente a colaborar com os Jogos do Alto Alentejo, Nuno Gago adianta que “é um gosto fazer esta parceria”, assim como, com a Câmara Municipal de Elvas “seja nesta atividade, como em outras (…) é uma satisfação participar”.  

Os Jogos do Alto Alentejo, já na sua 23ª edição, são uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), com o apoio dos municípios do distrito de Portalegre.

Alandroal: 25 de Abril e Festas dos Prazeres concentram atividades em Terena

O calendário voltou a aproximar as celebrações do 25 de Abril de 1974 e as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova (de 25 a 29 de Abril), na freguesia de Terena, às quais está associado o feriado municipal do concelho de Alandroal, sempre na segunda-feira de Pascoela.

Assim, o Município de Alandroal, em conjunto com a Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova e a Junta de Freguesia de Terena preparou um programa especial que concentra as atividades em Terena, em especial, junto ao santuário de Nossa Senhora da Boa Nova.

As celebrações do 25 de Abril contam com o habitual hastear da bandeira por todo o concelho, no dia 25, acompanhado pela Banda do Centro Cultural de Alandroal. No mesmo dia, à tarde, realiza-se o também habitual lanche-convívio aberto a toda a população, desta vez no Jardim de Terena.

Os espetáculos decorrem no recinto das festas e contam com Magano e DJ Brat na noite de 24, Vinly e DJ “Usados com Garantia” na noite de 25 e para a noite de sábado, dia 26, está reservado o momento alto das festas com Buba Espinho seguido do trio “Nem+ Nem-“.

Além do habitual programa religioso que corporiza uma das mais antigas e marcantes romarias da região, estão previstos momentos culturais e desportivos, com destaque para a chegada do passeio solidário Seixal-Terena que este ano volta a juntar centenas de ciclistas no percurso entre estas duas localidades.

Inscrições abertas para o concurso de fotografia da Feira Nacional de Olivicultura em Campo Maior

O Concurso de Fotografia da Feira Nacional de Olivicultura é uma iniciativa integrada na FNO 2025 – Campo Maior, organizada pela Câmara Municipal de Campo Maior em parceria com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL), dedicado ao tema “Azeite e Olival – Paisagens de Portugal” e tem como finalidade eleger três fotografias que captem a essência do tema.

As fotografias deverão ser enviadas, até ao dia 17 de abril de 2025, para o email: cepaal@azeitedoalentejo.pt

Os interessados podem consultar as normas de participação aqui.

Chuva intensa causa inundações, galgamentos e movimento de massas em Elvas

Devido ao fenómeno de chuva intensa que ocorreu na tarde deste sábado, dia 12 de abril, diversas ocorrências foram registadas em Elvas, pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, nomeadamente, inundações, galgamentos e movimento de massas.

Paulo Moreiras, comandante dos Bombeiros de Elvas, começa por referir que estes acontecimentos “com algum impacto” correspondem “à queda de chuva extramente acentuada na região circundante à cidade Elvas”, respetivamente, a zona da Ribeira do Cêto “com a saturação de solos já existente, por causa da chuva intensa no passado mês de março, com a queda de chuvas deste sábado, o solo já não tem capacidade de absorção, pelo que as cotas da ribeira subiram substancialmente”. Fenómeno que provocou, na zona do Beco do Rui de Melo, por elevação da cota da ribeira, “um pequeno susto com a subida da cota da água próxima de habitações, porque as águas fluviais não conseguiam entrar na ribeira”, acrescenta.

Paulo Moreiras destaca também “a interrupção temporária de circulação nas pontes jusante da Ribeira do Cêto”. Para além deste acontecimento, na Raposeira, houve um galgamento num caminho, assim como, na Ribeira de Caia “com a ponte de Dona Joana a ficar intransitável e interdita durante a madrugada de domingo” (neste momento já se encontra circulável). No Vedor ocorreu ainda um arrastamento e movimentação de massas.

Contudo “tendo em consideração que nas últimas horas houve uma inexistência de queda de chuva, as cotas da Ribeira do Cêto voltaram a níveis normais para esta altura do ano (…) de momento não houve mais ocorrências reportadas às entidades competentes”, realça Paulo Moreiras.

Mau tempo provocou várias ocorrências no distrito de Portalegre   

A queda de chuva intensa que ocorreu este sábado, dia 12 de abril, provocou várias ocorrências no distrito de Portalegre.

Segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, foram registadas três inundações, duas limpezas de via, queda de árvore e dois movimentos de massa.

Estes acontecimentos foram registados nos concelhos de Portalegre, Arronches, Avis, Elvas, Monforte, Nisa e Sousel.

Alandroal alerta para maus-tratos na infância com caminhada solidária

No próximo dia 24 de abril, pelas 10 horas, decorrerá a “Caminhada Azul”, em Alandroal, numa iniciativa dinamizada pela CPCJ, no mês em que se alerta para a prevenção dos maus-tratos na infância.

Esta é uma atividade aberta a todos os elementos da comunidade que queiram participar, pelo que os interessados deverão levar para a caminhada um t-shirt de cor azul. A caminhada terá início pelas 10 horas, com a concentração no estacionamento do Agrupamento de Escolas de Alandroal.

Os interessados em participar deverão realizar a sua inscrição no Posto de Turismo de Alandroal até ao próximo dia 21 de abril.

Centro Cultural de Campo Maior será palco de concerto da Big Band Rags TAUC este domingo

A Big Band Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), a tuna mais antiga de Portugal, apresenta-se no Centro Cultural de Campo Maior, este domingo, 13 de abril, para um concerto especial.

O espetáculo combina temas icónicos associados à liberdade e à resistência, com sonoridades que refletem a tradição e a identidade da Big Band Rags. O repertório inclui clássicos da música portuguesa, da cultura musical popular, bem como temas de grandes nomes do jazz e do swing.

A tarde promete ser de celebração e tradição, em que a música se une à canção de abril e ao espírito académico de Coimbra.

O espetáculo, com entradas livres, tem início marcado para as 16 horas.

469 Acidentes registados pela GNR no âmbito da Operação “Páscoa 2025”

No âmbito da Operação “Páscoa 2025”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) no período entre as 00h00 do dia 11 de abril e as 23h59 do dia 12 de abril, fiscalizou13 746condutores e registou 2 588 contraordenações rodoviáriase 469 acidentes

Em resultado das ações desencadeadas pelos militares que, diariamente, estão empenhados na prevenção da criminalidade, no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, para garantir o decorrer das festividades da Páscoa e as deslocações de pessoas em segurança, foram registados os seguintes dados operacionais: 13 746condutores fiscalizados, dos quais,233conduziam com excesso de álcool e, destes, 95 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 49 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;

Das 2 588 contraordenações rodoviáriasdetetadas, destacam-se: 946 por excesso de velocidade; 138excessos de álcool; 72 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 87 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 335por falta deinspeção periódica obrigatória e 110por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 469 acidentes, dos quais resultaram um, vítima mortal, dez feridos graves e 142 feridos leves.

Durante a operação, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.

41ª Ovibeja inova com uma pluralidades de eventos para todos os públicos

A Ovibeja, feira líder no setor agrícola e agroalimentar, apresenta-se na sua 41ª edição como uma plataforma privilegiada de promoção de empresas nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que é um espaço de promoção e desenvolvimento rural, a par com a cultura, tradição e inovação. É uma feira profissional e uma feira para as famílias. De encontro de jovens. De descoberta das potencialidades do campo. A decorrer em Beja de 30 de abril a 4 de maio apresenta várias novidades que aliam o melhor do campo e da cidade.

A produção agrícola associada às novas tecnologias e à Inteligência Artificial é um dos principais focos desta edição da Ovibeja através de várias abordagens em torno do tema principal + AGRICULTURA + FUTURO. A fazer jus ao tema do certame, o Pavilhão Inovação e Tecnologia, localizado no Campo da Feira, vai oferecer palestras e discussões especializadas com foco em projetos nacionais e internacionais, mas vai também ser palco de quatro campos de demonstrações de equipamentos de parceiros e expositores. Com os olhos postos no futuro, a Ovibeja nasceu e constrói-se partir das raízes e tradições do campo. Entre elas conta-se mais uma novidade desta edição que é o Pavilhão “Caça, Natureza e Biodiversidade” que inclui várias iniciativas ligadas a algumas tradições rurais.

Mas a feira também é dirigida às famílias. O Espaço Aprender + que vai decorrer em três zonas distintas: Pavilhão Central, Pavilhão da Pecuária e Campo da Feira onde está integrada uma Quinta Pedagógica, convida à partilha e à interação entre pais, filhos e avós. Entre as várias atividades do Aprender + que inclui, entre outras, oficinas sobre o ciclo da lã, do mel, do azeite, agropecuária e sustentabilidade, contam-se múltiplas iniciativas culturais que integram música e dança.

Entre as atividades culturais e recreativas destaca-se ainda o já habitual grande encontro do cante alentejano através da iniciativa O Comboio do Cante, mas também as iniciativas integradas no programa cultural da CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo). São também de destacar os produtos e serviços dos mais de mil expositores que revelam os seus mais recentes investimentos. Com mais de mil expositores e a aguardar a presença de mais de 100 mil visitantes, a Ovibeja apresenta-se no moderno Parque de Feiras e Exposições de Beja que, em 10 hectares de infraestruturas cobertas e descobertas, acolhe vários espaços temáticos numa simbiose entre o campo e a cidade. O Pavilhão Institucional, os vários espaços do Campo da Feira, que incluem, entre outras atividades, demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas, o Pavilhão do Gado, as provas equestres, os concursos de ovinos e suínos, as demonstrações com cães, os restaurantes, bares e quiosques, os produtos agroalimentares de excelência como o queijo, o vinho, os enchidos, doçaria, pão, mel, o artesanato, os colóquios, são alguns dos atrativos da feira.

E, entre muitas outras iniciativas que proporcionam experiências imersivas, são de destacar também os grandes concertos programados para esta edição da Ovibeja: Bárbara Bandeira (30 de abril), Bandidos do Cante (1 de maio), Slow J (2 de maio) e Miguel Araújo (3 de maio).

A aquisição de ingressos diários ou livre-trânsito pode ser feita da BOL ou nos locais habituais, como a FNAC, Worten, CTT ou no site da Ovibeja, em www.ovibeja.pt

A organização da Ovibeja é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Sunset Trail de Ouguela já tem inscrições abertas

O Sunset Trail de Ouguela- Sentinela da Raia, a realizar-se no dia 28 de junho, já tem inscrições abertas. A prova, organizada pelo grupo Campo Maior Trail Runners, conta com o apoio, entre outros, da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP), do Município de Campo Maior e das freguesias do concelho.  

Depois de um pré-teste feito no ano passado “que juntou cerca de 200 participantes”, com o intuito de “alternar a prova de Trail de Campo maior, com uma atividade de trail também na aldeia de Ouguela”, Carlos Pepê, um dos responsáveis do Campo Maior Trail Runners, refere que “esta segunda edição da iniciativa, por questões relacionadas com o calendário da AADP, foi necessário reorganizar o almanaque, tendo sido proposto colocar o Sunset Trail de Ouguela como prova inscrita no calendário Distrital de Trail Running”.

Carlos Pepê acredita que “esta é uma atividade do interesse de todos”. A Kids Urban Run vai ser a primeira prova a partir do interior do Castelo de Ouguela, pelas 18h. Já às 19h, vão ter partida as distâncias mais curtas: a caminhada e o mini trail (12km),e, por fim, o Trail (20km). “A seguir à iniciativa, vai haver um momento de convívio, com música, onde vamos receber os atletas e fazer a entrega de prémios”, reforça.

“As inscrições vão decorrer na plataforma que utilizamos regularmente, meutempo.pt, e também vamos colocar o link das inscrições nas nossas redes sociais. As inscrições da corrida Kids Urban Run são diferentes, vão decorrer numa plataforma forms, que vai ficar também acessível através das nossas redes sociais”, acrescenta Carlos Pepê. Relativamente ao custo das inscrições, a exceção da corrida kids que é gratuita, de modo “a promover atividade de atletismo e do convívio das famílias”, a caminhada e o mini trail têm o custo de 15 euros, com direito ao kit de atleta e à refeição e o trail tem o custo de 20 euros com direito ao kit de atleta, à refeição e aos abastecimentos durante a prova.

De modo afirmar Ouguela como um destino de natureza, adianta ainda Carlos Pepê, o objetivo, este ano, é atingir “os 400 participantes no Sunset Trail”. “O nosso património do Rio Xévora é magnífico, vamos aliar a água e o convívio a um dia de calor (…) esta prova vai ser única no distrito, porque é a única prova inscrita no calendário que ira decorrer neste tipo de ambiente, ou seja, uma prova noturna, final de tarde”, conclui.

Feira Escolar de Elvas de 30 de maio a 1 de junho e com “mais inscrições que no ano passado”

Encontram-se abertas, até ao próximo dia 15 de abril, as inscrições para os espaços de quiosque, bar e de divertimentos da 33ª edição da Feira Escolar de Elvas.

Dando conta que a Câmara Municipal já recebeu “mais inscrições do que no ano passado”, a vice-presidente, Anabela Cartas, assume que o evento vai ser “um desafio para as escolas”, dado que decorre de 30 de maio a 1 de junho, isto é, entre sexta-feira e domingo, no Jardim Municipal. “Coincide com um fim de semana, mas nós não queríamos deixar de assinalar o Dia da Criança no Dia da Criança”, assegura.

O Jardim Municipal, embora seja “o ideal para esta feira”, diz a autarca, “não estica”, pelo que se torna difícil dar resposta a todos os interessados. Desde janeiro, o Município já recebeu “imensas inscrições”. “As pessoas não gostam de ficar nas pontas, mas nós não conseguimos fazer uma feira em círculo, para que todos se sintam satisfeitos”, diz ainda Anabela Cartas, que pede a “compreensão de todos”.

As candidaturas deverão ser submetidas, até 15 de abril, presencialmente, no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas, ou enviadas para educacao@cm-elvas.pt. O preenchimento da candidatura, contudo, não tem carácter vinculativo de participação no evento, estando sujeita a aprovação da Câmara Municipal.