Colégio Luso-Britânico de Elvas é a melhor escola de ensino básico do distrito de Portalegre

Posicionado, a nível nacional, no 107º lugar do ranking nacional das escolas, no que toca ao ensino básico, o Colégio Luso-Britânico de Elvas figura, nesta lista, como melhor escola do distrito de Portalegre.

No distrito, ao nível do ensino básico, depois do Colégio Luso-Britânico, surgem a Escola Básica Nossa Senhora da Luz, em Arronches; e Escola Básica de Ammaia, em Marvão.

Em toda a região Alentejo, o Colégio Luso-Britânico de Elvas só é superado pelos Salesianos de Évora (87º lugar no ranking), e pela Escola D. Manuel I, em Beja (ocupa o 94º lugar).

O ranking das escolas de ensino básico no distrito de Portalegre para consultar na tabela abaixo:

Fonte: SIC Notícias

Após obras de ampliação e modernização, Canil e Gatil Municipal de Portalegre já funciona em pleno

A operação de modernização e ampliação do Centro de Recolha Animal – Canil e Gatil Municipal de Portalegre foi concluída, representando um investimento total de 65.596,87 euros, dos quais 50 mil euros foram financiados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A requalificação incluiu a renovação de 13 celas para cães, seis para gatos e três compartimentos destinados a isolamento ou quarentena. Foram ainda criadas 12 novas celas para cães, um compartimento para outras espécies, um parque de exercício, uma sala de tratamento e um espaço para esterilizações.

Com estas melhorias, o Centro de Recolha Animal Municipal de Portalegre conta agora com 47 celas e capacidade para acolher até 105 animais: 45 cães, 56 gatos e quatro em compartimentos de isolamento ou para outras espécies.

O Município reforça o apelo à adoção responsável dos animais acolhidos. A base de dados dos animais disponíveis pode ser consultada no site do município. Este ano já foram adotados cerca de uma dezena de animais e há atualmente três processos de adoção em fase de conclusão.

“Aproximando-se o período de férias, tenha uma atitude responsável: não abandone o seu animal de estimação”, apela o Município de Portalegre.

Dia do Combatente e 107º aniversário da Batalha de La Lys celebrados no dia 12 em Elvas

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes realiza a cerimónia comemorativa do Dia do Combatente e do 107º aniversário da Batalha de La Lys, no Jardim dos Combatentes da Grande Guerra, junto às Portas de São Vicente, em Elvas, no próximo dia 12 de abril (sábado), às 11 horas.

A sessão contempla uma cerimónia de homenagem aos mortos, alocuções, cerimónia de imposição de condecorações e atribuição de testemunhos de apreço. Terminada a cerimónia, terá lugar, a partir das 12h30, o almoço comemorativo do Dia do Combatente.

Manutenção “não preventiva” de equipamentos municipais e do património de Elvas preocupa PSD

Depois dos estragos causados no telhado do Complexo Municipal de Piscinas de Elvas, na madrugada desta sexta-feira, 4 de abril, devido a ventos extremos, a Comissão Política Concelhia do PSD, em comunicado enviada à redação da Rádio ELVAS, diz-se preocupada com o facto de o município “continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho”.

Assegurando que continua a demonstrar a sua “preocupação pela falta de resposta e rapidez por parte da Câmara Municipal de Elvas, em resolver os problemas identificados”, o PSD assegura que tal só “agrava a deterioração e põe em risco, pessoas e património”.

Em causa está a Rua dos Lagares, “que continua fechada há anos por a muralha fernandina estar em perigo de queda”, assim como “as guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas, desde agosto de 2023, que demonstra a sua preocupação por o município continuar a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho de Elvas.

Chegámos a abril de 2025 e assistimos ao arrancar do telhado do Complexo Municipal de Piscinas de Elvas devido a um fenómeno de vento extremo. Na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2024, a vereadora Tânia Rico questionou o Sr. Presidente pois corriam rumores que uma parte da cobertura não estava segura e até estaria em risco de queda. Esses rumores foram então confirmados pelo Sr. Presidente e que de facto existiam esses graves problemas e que iriam ser resolvidos. O que é certo é que com o agravar das intempéries é necessário que a autarquia cada vez mais se mostre preocupada e precavida para estes eventos, tendo em conta a identificação prévia de situações de risco em equipamentos e monumentos.

Continuamos a demonstrar a nossa preocupação pela falta de resposta e rapidez por parte da Câmara Municipal de Elvas, em resolver os problemas identificados e não os resolver prontamente, o que agrava a deterioração e põe em risco, pessoas e património.

Relembramos, o caso da Rua dos Lagares, que continua fechada há anos por a muralha fernandina estar em perigo de queda e com a agravante de parte da avenida de S. Domingos poder abater.

Continuamos a demonstrar preocupação pelo estado degradado em que se encontra parte do património classificado de Elvas, como disso é o caso das guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021 e que, há mais de quatro anos, aguarda ser reconstituída, vergonhosamente permanecendo os seus destroços à vista dos visitantes e turistas.

Agradecemos que haja mais preocupação e precaução por parte da Câmara Municipal de Elvas.

SEMPRE POR ELVAS

A Comissão Política Concelhia do PSD Elvas”

Município de Vila Viçosa emite voto de pesar pelo falecimento de Ana Soeiro

Faleceu na passada segunda-feira, dia 31 de março, a diretora executiva da Qualifica/oriGIn Portugal, Ana Soeiro.

Representante de Portugal no Comité Europeu das IGs (1992-2007), Ana Soeiro “desenvolveu o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia. Consultora de Autarquias e Agrupamentos de Produtores na recuperação e valorização dos produtos e produções tradicionais. A pedido da Comissão Europeia, da OMPI e da EPO fez missões sobre IGs em 28 países da Europa, Ásia, África e América do Sul. Secretária-Geral da QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (2009/Junho2015)”, recorda o Município de Vila Viçosa, numa nota de pesar publicada nas redes sociais.

“Autora e responsável técnica de publicações nacionais e estrangeiras sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação (IGs), do site www.qualificaportugal.pt e da app PTPT Produtos Tradicionais, foi também Diretora dos Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses e membro do júri de diversos Concursos de Gastronomia e de Inovação. Destaca-se igualmente o facto de ser Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho em prol dos Produtos Tradicionais Portugueses”, lê-se na referida nota.

A missa de sétimo dia terá lugar na próxima terça-feira, dia 8 de abril, às 9 horas, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.

Por todo o apoio prestado enquanto colaboradora na organização da Feira de Doçaria Conventual, o Município de Vila Viçosa “manifesta o mais profundo pesar pelo seu falecimento e endereça sentidos sentimentos à família e amigos”.

José Pimenta apresenta os seus “devaneios” artísticos no Forte de Santa Luzia

A Casa do Governador do Forte de Santa Luzia, em Elvas, é espaço, até 30 de junho, para que José Pimenta apresente, aos visitantes daquela imponente fortificação da cidade, os seus “devaneios” artísticos.

Cozinheiro de profissão, o artista, que já antes expôs alguns dos seus trabalhos num dos bares exteriores do Coliseu de Elvas, viu, recentemente, uma das suas peças integrar a famosa coleção de arte de António Cachola, depois de adquirida pelo colecionador.

A exposição de pintura e escultura, inaugurada na tarde desta sexta-feira, 4 de abril, no Forte de Santa Luzia, é composta, sobretudo, por quadros com cores fortes e vibrantes, uns mais abstratos e outros com alguns elementos que remetem para diversos motivos ou figuras que qualquer português reconhece: Fernando Pessoa, o Galo de Barcelos, o Fado e os Santos Populares.  

“As pessoas aqui, o que vão poder encontrar, é a minha criatividade, basicamente”, começa por dizer o artista, assegurando que a sua arte parte “diretamente da cabeça para a tela”. A exposição, para além de diversos quadros, contempla ainda duas pequenas esculturas.

Já Cláudio Monteiro, vereador na Câmara Municipal de Elvas, revela que conheceu José Pimenta há cerca de um ano e que o artista, desde logo, lhe perguntou se poderia vir a expor os seus trabalhos num dos espaços da autarquia. Sendo que a programação da Casa da Cultura para este ano de 2025 já estava fechada, encontrou-se no Forte de Santa Luzia o local indicado para que as suas obras pudessem ser apresentadas ao público. “Juntamos a parte militar e monumental do Forte de Santa Luzia com estas obras magníficas, até 30 de junho, que é uma data importante, porque será o culminar apoteótico das comemorações da classificação de Elvas como Património da Humanidade”, explica o autarca.

O vereador convida ainda todos a passarem pelo Forte de Santa Luzia, não só para desfrutarem da “magnífica vista” e do próprio monumento, mas também para terem “uma outra experiência”, desafiando cada um a fazer a sua própria leitura das obras de José Pimenta.

Sapadores Florestais da CIMAA dinamizam sessão de esclarecimento direcionada a jovens estudantes

A equipa de Sapadores Florestais 17-182, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), pertencente à Brigada de Sapadores Florestais Intermunicipais (BSFI) 01-182, esteve envolvida na promoção e divulgação do que é a profissão do Sapador Florestal, destacando a sua relevância e o papel fundamental que desempenham na gestão e proteção do território.

A ação teve lugar na passada terça-feira, 1 de abril, na Escola Secundária de Ponte de Sor, para as turmas do 8º e 9º ano, do CEF – Sapador Florestal.

Borba com 14 vinhos no Concurso “Cidades do Vinho 2025”

Borba marca presença, este ano, no Concurso “Cidades do Vinho”, com o recorde de 14 vinhos, de sete dos nove produtores do concelho.

A edição 2025 do concurso conta com a novidade de, pela primeira vez, existir uma categoria para “vinhos biológicos” (existem dois de Borba a concurso), sendo que os inscritos no Concurso Nacional ficam, automaticamente, inscritos no Concurso Internacional “Cittá del Vino”, que terá lugar entre os dias 8 e 11 de maio, na Madalena do Pico, nos Açores,.

O Município de Borba fala numa “adesão entusiasta” das suas adegas e produtores de vinho, “num setor tão marcante para a economia e imagem turística de Borba”. A concurso encontram-se vinhos da Adega de Borba, Figueira Coriga, Herdade da Cardeira, Herdade do Penedo Gordo, Monte de Matacães, Sovibor – Sociedade de Vinhos de Borba e Quinta do Zambujeiro. Município de Borba patrocina a inscrição e o transporte dos vinhos para o concurso.

O concurso “Cidades do Vinho” é organizado pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e é um concurso único em Portugal, que pretende promover os vinhos associados ao seu território.

CIMAA promoveu reunião técnica sobre o Sistema de Informação Geográfica do Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) promoveu esta quinta-feira, 3 de abril, no auditório, uma reunião de trabalho técnica subordinada ao Sistema de Informação Geográfica do Alto Alentejo (SIGAA), com presença de autarcas e técnicos dos Municípios.

Durante a reunião, os técnicos da CIMAA efetuaram um ponto de situação da homologação da cartografia e ortofotomapas municipais, bem como a análise, em conjunto, da necessidade de produção de uma nova cartografia. Numa segunda fase, foram apresentadas as funcionalidades do SIGAA – com a presença da Environmental Systems Research Institute (ESRI) – e, por fim, houve lugar à discussão da abordagem estratégica do SIGAA.

O SIGAA permite a estruturação e centralização da informação geográfica de forma a aumentar a qualidade do serviço técnico prestado e o grau de satisfação dos cidadãos.

Para além da integração de toda a informação existente a nível municipal, o projeto pretendeu facultar informação geográfica na WEB (Intranet e Internet).

UCC de Borba promove ações de sensibilização para prevenir acidentes infantis

Com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar infantil, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Borba realizou atividades educativas com 117 alunos do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Borba e 15 avós e pais, ao longo do dia 1 de abril.

 Durante as sessões, realizadas em ambiente escolar, as crianças participaram ativamente em conversas sobre prevenção de acidentes. Entre os principais temas abordados, destacaram-se os riscos de engasgamento e de quedas ou lesões, permitindo que os alunos compartilhassem experiências próprias e relatos de familiares, como pais e avós. As atividades incentivaram ainda a reflexão sobre as brincadeiras tradicionais da época da Páscoa. As crianças identificaram, em grupo, potenciais perigos durante a Caça aos Ovos, como a ingestão de chocolates com brindes de pequenas dimensões e o consumo excessivo de doces e amêndoas.

 No período da tarde, as ações foram direcionadas aos pais e avós das crianças que frequentam a Oficina da Criança. Durante o encontro, foram explicados e demonstrados os principais conteúdos de um folheto informativo elaborado para apoiar a atividade, fornecendo orientações práticas sobre prevenção de acidentes infantis.

 Sara Fonseca, coordenadora da UCC de Borba, realça que “promover a segurança infantil e consciencializar a comunidade sobre medidas simples, mas essenciais, para evitar situações de risco durante as férias escolares, foram os principais objetivos desta atividade, que foi um sucesso.”

Ranking das escolas: Escola D. Sancho II cai na tabela; Secundária de Campo Maior é a melhor do distrito

A Escola Secundária de Campo Maior é aquela que surge, no ranking das escolas do ensino secundário em Portugal, na melhor posição entre as escolas distrito de Portalegre. A nível nacional, a secundária da vila surge na posição 171, com uma média de 11,92.

A Escola D. Sancho II, de Elvas, ocupa a quarta posição no distrito (565º lugar a nível nacional), com uma média de 9,94. No ranking do ano passado a escola secundária de Elvas encontrava-se em 463º lugar.

A segunda e terceira posições são ocupadas pelas escolas secundárias de Portalegre: Mouzinho da Silveira, em segundo lugar (376º no ranking geral), e S. Lourenço, em terceiro (542º a nível nacional). O quinto lugar, no que toca ao distrito de Portalegre, é ocupado pela Escola Secundária de Ponte de Sor (ocupa o 597º lugar no ranking nacional).   

Este ranking, agora divulgado e que engloba todas as escolas secundárias do país, incluindo das regiões autónomas, é feito com base nas notas dos exames nacionais de 2024

PSP de Elvas e Polícia de Espanha sensibilizam alunos da Secundária D. Sancho II para viagem de finalistas

A PSP de Elvas, em colaboração com o Corpo Nacional de Polícia Espanhola, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 4 de abril, uma ação de sensibilização dirigida aos alunos da Escola Secundária D. Sancho II, que partem na segunda-feira, dia 7 de abril, para a sua viagem de finalistas.

Desta forma, o comandante da PSP de Elvas, subintendente Pedro Velho, realça a importância desta parceria, no sentido de dar a conhecer a perspetiva do outro lado da fronteira aos estudantes de 12º ano: “no nosso entender, é importante os alunos terem uma perspetiva do que podem apanhar em Espanha, é importante que eles levem daqui as noções daquilo que podem ou não fazer para que, quando chegarem, não tenham nenhum inconveniente com as autoridades locais espanholas”.

Pedro Velho acrescenta ainda que esta iniciativa serviu, sobretudo, para os finalistas “tirarem as dúvidas todas que tivessem” de modo a que a viagem de finalistas “corra pelo melhor e que consigam desfrutar, com juízo, e com as regras que existem do outro lado da fronteira”.

Já Sonia Señero, do Corpo Nacional de Polícia, explica que a deslocação a Elvas passou por “dar a conhecer aos alunos um pouco da lei espanhola”, dando aos jovens vários “conselhos para estarem em segurança em Espanha”.

A abertura da sessão esteve a cargo da diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto.

Cineclube Sport apresenta “A Alma de um Ciclista” de Nuno Tavares este sábado em Elvas

Este sábado, 5 de abril, o Cineclube Sport, em Elvas, será dedicado ao ciclismo, com uma sessão do filme “A Alma de um Ciclista” de Nuno Tavares, pelas 18 horas, no Auditório São Mateus.

Esta é uma sessão organizada pela equipa Cinema&Sport, em colaboração com Ronca – Cineclube de Elvas e a Bikeservice, a entidade organizadora do EuroBEC Granfondo.

Enquanto a sala de cinema de Elvas recebe “A Alma de um Ciclista”, Campo Maior vai acolher o enorme pelotão do granfondo raiano que irá para a estrada este domingo, dia 6 de abril.

A entrada na sessão tem um custo de dois euros.

Despiste entre Veiros e Monforte causa ferimentos graves em dois idosos

Dois feridos graves: foi este o resultado de um despiste de uma viatura ligeira de passageiros, na manhã desta sexta-feira, 4 de abril, no IP2, entre Veiros e Monforte.

As vítimas são dois idosos – um homem e uma mulher –, que foram transportados pelos bombeiros ao Hospital do Espírito Santo de Évora.

O alerta para a ocorrência foi dado às 11h06. Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Monforte e de Estremoz, assim como a GNR de Monforte, num total de 14 elementos, apoiados por sete viaturas.

Duo Rui & Carlos anima Baile da Pinha em Barbacena este sábado à noite

A Comissão de Festas da Associação Barbaris BTT Team, de Barbacena, promove o tradicional Baile da Pinha, com o Duo Rui & Carlos, este sábado, dia 5 de abril, a partir das 22 horas, no Pavilhão Multiusos daquela freguesia do concelho de Elvas.

O evento arranca com a chegada dos Reis, seguindo-se, às 23 horas, a leitura do foral. O momento da abertura da pinha está marcado para a meia-noite.

O baile conta com serviço de bar, com comida e bebida.

Direitos dos consumidores na compra de bens recondicionados em destaque na rubrica da DECO

Já existem muitos produtos usados, especialmente consolas, telemóveis e computadores à venda. Embora não sejam a estrear, estes bens são formatados e apresentam-se a funcionar na sua plenitude.

Os preços, por norma, são bem mais apelativos do que o dos novos, fazendo com que muitos consumidores optem por este tipo de negócio.  Mas surgem sempre dúvidas: “e se der problemas? Posso reclamar? Tenho direitos?”.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Alunos da Escola Básica de Vila Boim recriam o clássico filme “Grease”, através de um espetáculo de teatro

Os alunos da Escola Básica de Vila Boim recriaram, na manhã desta sexta-feira, dia 4 de abril, no auditório da Secundária D. Sancho II, em Elvas, o clássico filme Grease, através de uma peça de teatro.

O espetáculo, feito de música, muita dança e animação, esteve integrado na programação da 27ª edição do improvis’Arte, o Festival Internacional de Teatro Escolar, o mais antigo do país, promovido pela Arkus e pela Escola Secundária, que chega amanhã ao fim.

O musical, interpretado em Elvas há já 15 anos, também por jovens, voltou ao palco este ano, sendo este “um clássico conhecido e apreciado pelo público”, garante o professor e encenador do espetáculo, Carlos Beirão. “Há 15 anos a peça correu da melhor forma e este ano acabamos por fazer essa reposição, e nas diferentes gerações acabamos por fazer quase o mesmo guião (…) neste sentido, vamos juntar os dois grupos, em maio, e fazer uma sessão conjunta, onde vão estar os antigos e os recentes”, acrescenta.  

A assistir ao espetáculo estiveram os alunos da Secundária D. Sancho II e de 5º e 6º anos do Ciclo de Santa Luzia, que aplaudiram no final os jovens atores da escola de Vila Boim, a quem Carlos Beirão dá os parabéns, assegurando ter sido “uma peça muito bonita, animada e musical, tal como corresponde ao Grease”.

Pardais: Praceta António José Calado Peixoto inaugurada este sábado

A Câmara Municipal de Vila Viçosa inaugura, este sábado, 5 de abril, a Praceta António José Calado Peixoto, em Pardais.

A inauguração está marcada para as 11 horas, contando a cerimónia com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e da presidente da Junta de Freguesia de Pardais, Manuela Raminhos.

Homem de 53 anos detido por violência doméstica em Estremoz

Um homem de 53 anos foi detido por violência doméstica, no concelho de Estremoz, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, através do Posto Territorial de Estremoz, esta quinta-feira, dia 3 de abril.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua companheira de 47 anos. No decorrer da investigação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção, a uma busca domiciliária e a uma busca em veículo. Da ação, foi possível ainda apreender três armas de fogo e 240 munições.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Estremoz.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

Feira da Saúde de regresso a Viana do Alentejo para a sua segunda edição

Viana do Alentejo dedica os próximos dias à saúde, com a realização da segunda edição de uma feira, com o mais diverso tipo de atividades, que decorre entre esta sexta-feira, 4 de abril, e segunda-feira, dia 7.

“Este ano resolvemos mudar o local onde se vai realizar esta feira: vai ser no Jardim do Rossio, uma vez que achamos que é um sítio mais central. O ano passado realizámos o evento na Quinta da Joana, mas ficava um bocadinho fora aqui do centro e era mais difícil, para as pessoas se deslocarem a pé”, começa por explicar a vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Paula Neves. “Resolvemos este ano fazer esta mudança, até porque está perto do Cine-Teatro de Viana e, se chover, temos aqui sempre um recurso para realizar as atividades”, acrescenta.

Este ano, a Feira da Saúde vai ter um programa mais vasto: vai contar conferências, aulas de pilates, vários rastreios – auditivos, cognitivos, visuais, cardiovasculares e de higiene oral. “Vai ter também uma feira de produtos hortícolas, um espaço de crianças, vamos ter este ano também um teatro musical para bebés e crianças, um showcooking, uma caminhada noturna, um peddy-paper dedicado às famílias, uma gincana da saúde, uma aula de zumba para crianças, entre muitas outras atividades”, revela Paula Neves.

O evento é “dirigido a crianças, adultos, idosos e a pessoas do concelho e de fora. A feira é aberta a todas as pessoas que nos querem visitar”, remata a autarca.

Conheça a programação completa do evento:

Ventos fortes da tempestade Nuria arrancam telhado da Piscina Municipal de Elvas

Um fenómeno de vento extremo afetou na madrugada desta sexta-feira, 4 de abril, o Complexo Municipal de Piscinas, o que impossibilita a sua abertura ao público. Ventos fortes da Tempestade Nuria afetaram este equipamento municipal desportivo e de lazer, tendo arrancado parte do telhado.

A infraestrutura “reabrirá ao público assim que estejam reunidas todas as condições de segurança para o efeito”, faz saber a Câmara Municipal de Elvas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) registou entre a meia-noite e as 8 horas desta sexta-feira 43 ocorrências relacionadas com os efeitos da passagem da depressão Nuria, a maioria quedas de árvores e limpezas de via. No distrito de Portalegre, segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, não se registaram, para além desta ocorrência em Elvas, mais danos significativos.

Com partida de Campo Maior, terceiro EuroBEC Granfondo conta com cerca de 1800 atletas inscritos

A terceira edição do EuroBEC Granfondo disputa-se este domingo, 6 de abril, a partir das 9 horas, tendo, desta vez, partida e chegada na Avenida da Liberdade, em Campo Maior, onde também terá lugar a entrega de prémios.

Organizada pela BikeServices, com o apoio das autarquias de Campo Maior, Elvas e Badajoz, a prova conta com três distâncias: o minifondo de 69 quilómetros, o mediofondo de 102 e o granfondo de 148.

Badajoz assume-se como o primeiro destino deste EuroBEC Granfondo, com os ciclistas a rumarem depois a Elvas. Seguem-se Santa Eulália, Arronches, Mosteiros e Degolados, havendo ainda tempo para passagens por Ouguela e Castro, a norte do Caia.

Com cerca de 1800 atletas inscritos, revela o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, a prova, embora possa causar alguns constrangimentos na vila, proporcionará um fim de semana “especial”: “não tenho memória de, em Campo Maior, haver uma prova com 1800 participantes e aproveito para deixar uma palavra de desculpa, porque vai haver aqui algumas perturbações na vida das pessoas, mas acho que o resultado final vai ser sempre a divulgação da nossa terra pelo país fora”.

“Certamente que estes 1800 participantes vão levar Campo Maior no coração. É um trabalho grande para uma grande prova que, desta vez, sai de Campo Maior e que regressa a Campo Maior”, acrescenta o autarca.

O EuroBEC Granfondo é pontuável para a maior competição de ciclismo amador do país. Com a primeira das seis provas já realizada, lideram o Troféu Superprestígio David Mayo (Love Tiles) e Flávia Lopes (Brinox), na categoria Granfondo; Tiago Teixeira (DBL Bike) e Marlene Seara (Brinox), em Mediofondo; Miguel Ribeiro (Bikepoint) e Mónica Hernández (Love Tiles), em Minifondo. São, por isso, estes os ciclistas que partirão de ‘amarelo’ de Campo Maior.

Para quem acompanha os ciclistas, assim como para todos os interessados, haverá possibilidade de participar numa caminhada por Campo Maior, após iniciada a prova. Haverá um limite de 150 participantes, tendo estes, até domingo, para garantir o seu tamanho de t-shirt. A inscrição custa sete euros e o levantamento da t-shirt será feito no secretariado da prova, na zona de meta. Os participantes terão ainda direito a lanche.

Mas a festa do ciclismo, na terra do café, começa já este sábado, dia 5, com mais uma edição do EuroBEC Granfondo Kids, para crianças dos cinco aos 12 anos, a partir das 17 horas. A atividade, não tem dúvidas Luís Rosinha, dará “muito movimento à envolvente do Jardim Municipal e da Praça Multimodal”. Para todos os mini ciclistas, haverá brindes: um bidon, uma medalha e uma t-shirt, bem como a oferta de lanche.

Ronca – Mostra de Cinema de Elvas com uma “evolução exponencial” na sua segunda edição

Chegou ao fim, no passado domingo, 30 de março, a segunda edição da Ronca – Mostra de Cinema de Elvas, evento organizado pelo Coletivo Artístico 7350, que, ao longo de três fins de semana, promoveu as mais diversas iniciativas, como exibição de curtas e longas-metragens, exposições, conversas e festas.

Falando numa evolução “muito significativa” face ao ano passado, o diretor artístico da Ronca e do Coletivo Artístico 7350, Luís Eduardo Graça, faz um balanço “bastante positivo” desta segunda edição da mostra de cinema: “tivemos cerca de 600 espectadores, ao longo destas três semanas de programação, fora aqueles que visitaram as exposições, que nós não temos forma de contar”.

“No ano passado, tivemos apenas umas duas conversas, umas poucas sessões de cinema, de curtas-metragens, e este ano evoluímos de uma forma exponencial, com exposições, com mais conversas, com a viagem de comboio, com mais sessões de curtas, mais sessões de cinema. Tivemos aqui uma série de atividades que ajudaram a crescer a mostra”, acrescenta o responsável.

Das muitas iniciativas promovidas, no decorrer do evento, Luís Eduardo Graça destaca aquela que considera que acabou por dar uma maior visibilidade ao evento: a conversa sobre produção cinematográfica em Elvas. “Acredito que foi a atividade que nos deu mais visibilidade, a nível nacional, que trouxe, no segundo fim de semana, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Portugal Film Commission, Alentejo Film Commission e o vereador Cláudio Monteiro. Acho que essa conversa foi a que teve maior importância, que nos abriu uma porta enorme para o trabalho que a associação tem aqui a fazer: puxar o cinema para o Alentejo, descentralizar, democratizar e dar oportunidades às pessoas”, assegura Luís Eduardo Graça.

A expectativa do responsável é, “daqui a muitos anos”, sejam muitas pessoas a reconhecerem a Ronca, a nível nacional, para que, em março, se desloquem até Elvas para assistir às sessões e às conversas em torno do cinema e das bandas sonoras.

Ainda que a edição deste ano ainda agora tenha terminado, o tema e o programa de 2026 da Mostra de Cinema de Elvas já estão pensados. “Agora vêm aí as autárquicas, não sabemos o que vai acontecer, até porque gostamos sempre de evoluir de ano para ano”, remata Luís Eduardo Graça, que espera que, de futuro, o evento venha a contar com mais apoios institucionais, para além daqueles com que já conta.