Skip to content

Comendador Rui Nabeiro homenageado em Campo Maior no dia em que faria 94 anos

O Comendador Rui Nabeiro, se fosse vivo, celebraria hoje, 28 de março, os seus 94 anos e os colaboradores da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro não quiseram deixar passar a data em branco.

Numa cerimónia singela, mas carregada de emoção, junto à estátua de Rui Nabeiro, em Campo Maior, foram largados balões brancos, depositas rosas brancas e recordadas algumas das suas frases mais icónicas, como “se todos quiséssemos, o mundo seria extraordinário”. Houve ainda tempo para ouvir, pela voz de um dos funcionários da Delta, uma das músicas de que o comendador mais gostava: “Quero é Viver”, de António Variações.

Visivelmente emocionado, o filho, João Manuel Nabeiro, agradece a todos aqueles que se associaram a este momento de celebração da vida do comendador. “Ficamos com as emoções à flor da pele e tenho de agradecer a esta gente maravilhosa que, esta manhã, se juntou aqui ao pé da estátua que o meu pai inaugurou em vida”, começa por dizer.

“Ele tinha o reconhecimento de toda a gente em vida, mas depois de ter partido, e hoje celebrando o dia do seu nascimento, a dar os seus primeiros passos nesta vila leal e valorosa de Campo Maior, começou a interiorizar toda a comunidade no seu coração”, diz ainda, assegurando que “saudade” foi a palavra que mais ouviu por parte daqueles que o quiseram abraçar.

Garantindo que o seu avô “está vivo” em cada um dos elementos da família, Ivan Nabeiro recorda que este era sempre “um dia de festa”. “É este perdurar da festa que nós queremos continuar. Que seja um dia de celebração da vida de um homem que tanto nos deu e que tanto nos continua a dar”, acrescenta.

Já o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, garante que a saudade de Rui Nabeiro “será sempre eterna”. “Foi uma homenagem muito simples, mas muito sentida, por parte de todos aqueles que continuarem cá, a levar os valores que eles nos deixou”, comenta ainda o autarca, que deixa uma “palavra especial” à família, porque este é sempre “um dia de recordações e memórias”.

Aos colaboradores do Grupo Nabeiro, à família e ao executivo da Câmara Municipal de Campo Maior, nesta homenagem, juntaram-se as crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro, bem como muita da população da vila.

Rui Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931 e partiu a 19 de março de 2023, em Dia do Pai, quase a completar 92 anos.  

Compartilhe este artigo: