Peça de teatro “Homo Sacer” esta sexta-feira no Cineteatro de Elvas

A peça “Homo Sacer”, do Teatro D. Maria II, é apresentada, no Cineteatro Municipal de Elvas, esta sexta-feira, dia 1 de dezembro, pelas 21.30 horas.

A representação, integrada na programação do evento Odisseia Nacional, que percorre as salas do país, “tem a sua génese na lei romana para designar aquele/a que nunca teve ou deixou de ter identidade e, desta forma, entrega o seu fatum [destino] aos deuses. São rostos de esquecimento que se derretem no meio de nós, corpos espetrais, potência de quem está, mas é invisível”.

Assim, tendo “como referência o livro Homo Sacer e os ciganos, de Roswitha Scholz, esta criação procura, sob uma perspetiva ao mesmo tempo antropológica e política, refletir sobre o anticiganismo. Percorre, assim, a historiografia do povo cigano no Ocidente, explorando eventos traumáticos, como a perseguição sofrida durante a era industrial protocapitalista ou o genocídio nazi, e desemboca nos crescentes populismos contemporâneos. Sem incorrer em moralismos ou idealizações, Homo Sacer reconstrói a(s) História(s) que se encontra(m) em olvido. Um projeto onde participa a ativista e atriz Maria Gil que, numa relação de equilíbrio, dialoga com a estrutura artística Bestiário”.