A Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis, lançou uma iniciativa para comunicações sobre projetos de inclusão pela prática musical que pretendam apresentar-se nos Encontros Exploratórios, evento que decorrerá entre os dias 25 e 26 de março, em Arronches.
Esta iniciativa destina-se a orquestras juvenis, escolas de música, associações culturais, projetos comunitários e outras entidades e projetos que trabalhem a inclusão através da música. Esta será uma oportunidade os diversos músicos partilharem experiências, tal como para divulgar boas práticas e contribuir para o debate sobre a prática musical como ferramenta de inclusão.
As inscrições encontram-se abertas até dia 24 de fevereiro e o formulário de candidatura, bem como todas as informações, podem ser acedidas aqui ou através do endereço internacional@dgartes.pt.
Acreditado pela A3ES, o novo Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde vai abrir no próximo ano letivo 2025-26 com 20 vagas. As candidaturas começam a 27 de fevereiro. Para a Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, o novo ciclo de estudos está alinhado com os recentes desenvolvimentos da saúde na região Alentejo, nomeadamente com a construção do novo hospital na cidade de Évora. “A conjugação do novo hospital, da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano junto desta infraestrutura e do Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde é uma oportunidade para impulsionar o progresso científico e tecnológico na área da saúde. É mais um compromisso da nossa instituição com a inovação e o desenvolvimento da região Alentejo, promovendo a sinergia entre ensino, investigação e prática clínica”.
De acordo com o Diretor do Mestrado em Ciências Biomédicas e da Saúde, Ramiro Pastorinho, este segundo ciclo “vem propiciar um prosseguimento de estudos na área da Saúde, colmatando uma lacuna há muito existente na oferta formativa da UÉ”. Alinhado com um dos seis eixos estratégicos preconizados no Plano de Desenvolvimento da UÉVORA (2023/2026) – ‘Saúde e Bem-Estar’- “este mestrado é o mais recente exemplo do compromisso crescente da instituição com a formação graduada, pós-graduada e a investigação na área da Saúde”, realça.
Refira-se que os Centros de Investigação (particularmente o Comprehensive Health Research Centre, CHRC) e consórcios (Centro Académico Clínico do Alentejo, C-Trail, entre outros) que a UÉVORA acolhe/pertence, reforçam os alicerces que fundamentam a projeção da Universidade de Évora como um polo de dinamização do ensino e da investigação na área da saúde.
O Posto de Turismo da Fonte Nova, em Campo Maior, recebe esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, pelas 16h30, a cerimónia de abertura ao tráfego da “EN371 – Variante Poente a Campo Maior/Melhoria das Acessibilidade à Zona Industrial de Campo Maior”.
O momento vai contar com a presença do Ssecretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e do presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, Miguel Cruz.
Após as intervenções, será realizada uma visita à EN371 – Variante Poente a Campo Maior, onde será descerrada uma placa evocativa.
Com um investimento superior a 6,7 milhões de euros, e uma extensão de 3,1 quilómetros, esta obra foi desenvolvida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia.
A obra tem como principais objetivos aproximar a Zona Industrial de Campo Maior aos principais eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias; diminuição do tráfego rodoviário dentro de Campo Maior, melhorando a dinâmica urbana e territorial; e o reforço da segurança rodoviária.
A auscultação pública para a construção da Agenda Nacional da Juventude (ANJ) decorre até 28 de fevereiro e está aberta a todos que desejem contribuir com propostas e ideias para a futura ANJ.
O objetivo da iniciativa passa por recolher sugestões sobre dez temas fundamentais: Saúde e Bem-Estar; Educação e Qualificação; Participação Cívica e Cidadania; Digitalização e Tecnologias; Habitação; Natalidade e Intergeracionalidade; Sustentabilidade, Ambiente e Coesão Territorial; Emprego, Empreendedorismo e Inovação; Cultura e Criatividade; Igualdade e Inclusão.
Os interessados podem participar de duas formas: Online, através da plataforma do site Participa.gov.pt, onde podem submeter as suas propostas estruturadas, ou, em sessões presenciais e online, realizadas em diferentes pontos do país, promovendo um debate alargado e inclusivo.
O Grupo de Trabalho responsável pela ANJ, liderado pelo Ministério da Juventude e Modernização, composto pelo IPDJ, Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), será responsável por analisar todos os contributos. A Agenda Nacional da Juventude será apresentada no primeiro semestre de 2025.
No âmbito do Dia de São Valentim, a turma da Academia Sénior de Arronches recebeu na tarde da passada sexta-feira, 14 de fevereiro, a visita do técnico de Turismo da autarquia, Luís Figueira para dar a conhecer aos alunos o processo de confeção de várias iguarias e dessa forma inspirar os presentes para o jantar deste dia romântico.
Os alunos, acompanhados ainda pela vereadora do Município e coordenadora da instituição, Maria João Fernandes e pelo dinamizador Miguel Casaca, foram inclusive parte importante durante toda a tarde, uma vez que, divididos em equipas, trataram das várias etapas do processo, que resultou na apresentação de um prato denominado ‘Terra Mar’, elaborado com lombinhos de porco com camarão, acompanhados de puré de maçã. Para a sobremesa, foi preparado um crepe de chocolate com morangos e chantilly. Como bebida, tratou de se fazer uma sangria de frutos vermelhos.
No final da confeção, a turma teve a oportunidade de degustar as delícias preparadas e que a todos agradaram, sendo geral o ar de satisfação e de realização pelo resultado obtido.
Os serviços da Câmara Municipal de Elvas realizaram a demolição e tratamento de vala do coletor de águas pluviais da Avenida do Dia de Portugal, na entrada das Alpedreiras, por baixo do Centro de Inspeções.
O local estava totalmente colapsado e, por este motivo, os serviços voltaram a fazer a abertura da vala, tendo o coletor voltado a funcionar com normalidade.
Dias de muita folia prometem animar a cidade de Elvas, de 27 de fevereiro a 4 de março, no decorrer de mais uma edição do Carnaval Internacional, que tem este ano os artistas elvenses Miguel Rondão e Sónia Santos como reis.
Um desfile noturno, seguido de animação musical, na Praça da República, na segunda-feira, 3 de março, e uma after party, no final do último corso, na terça-feira de Carnaval, dia 4, a par da presença de cabeçudos nos desfiles, são algumas das novidades do evento.
Nesta 27ª edição do Carnaval de Elvas, a autarquia faz um investimento de cerca de 190 mil euros, investimento esse, diz o presidente da Câmara, Rondão Almeida, que irá, naturalmente, “ter o seu retorno”, sobretudo no que toca à hotelaria e à restauração. “Elvas é um destino turístico por ocasião do Carnaval, porque já faz parte das agendas de muitas pessoas”, assegura.
“O Carnaval traz-nos algumas inovações, porque de 27 de fevereiro a 4 de março vai funcionar durante todos os dias. Vai começar com as crianças e, por isso, deixo uma palavra de agradecimento às senhoras diretoras, às professoras, aos auxiliares e a todos aqueles que se envolvem no tratamento das nossas crianças para se apresentarem no grande desfile”, diz o autarca. Rondão Almeida faz também um “forte agradecimento” a todos os elementos dos nove grupos do concelho que participam no evento, que “levaram meses e meses a prepararem as suas coreografias para poderem fazer um grande espetáculo”.
O Carnaval de Elvas, mais que internacional, tendo em conta a participação das comparsas de Badajoz e Olivença, passa agora a ter o selo da Eurocidade EuroBEC, dada a incursão de um grupo de Campo Maior (da associação Agora Quer’Arte) num dos desfile (o de domingo). Também um grupo de Alandroal volta a participar no evento, no sábado. Os corsos, desta vez, adianta ainda o autarca, serão encabeçados por uma orquestra, originária do outro lado da fronteira, formada por cerca de 170 pessoas.
Na noite de segunda-feira, a animação musical, após o desfile dos grupos, e a partir das 23 horas estará a cargo da Ganda Banda, sendo que, na Praça da República, haverão diversos bares. Já a after party, no Viaduto, no último dia do evento, será responsabilidade da Gota d’Arte e da Associação 1º de Dezembro (Azevia).
Quanto aos reis, Rondão Almeida lembra que tanto Miguel Rondão, como Sónia Santos, têm vindo “a levar o nome de Elvas muito longe”, dadas, sobretudo, as suas participações em programas televisivos de talentos.
De recordar que o Carnaval arranca no dia 27 com o tradicional desfile de comadres e compadres, promovido pela associação juvenil Arkus, Escola Secundária D. Sancho II e Universidade Sénior.
O evento foi apresentado, ao início da tarde desta terça-feira, 18 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, por Rondão Almeida e pelo vereador Cláudio Monteiro, na presença de alguns dos responsáveis pelos grupos carnavalescos do concelho. Os reis, por motivos profissionais, não estiveram presentes na conferência de imprensa.
Na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, irá decorrer uma formação sobre segurança e intervenção em veículos elétricos, que terá lugar no Centro de Negócios Transfronteiriços de Elvas, a partir das 9h30.
O objetivo desta formação prende-se com várias questões em volta dos veículos elétricos, desde da abordagem com os acidentes, passando pelos incêndios, tal como os comportamentos e a intervenção a ter com estes veículos.
Esta iniciativa conta com a organização da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Comando Regional do Alentejo, Comando Sub-Regional do Alto Alentejo, Município de Elvas e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.
De forma a promover a prática de exercício físico, o Município de Arronches, informa todos os interessados que já estão abertas as inscrições para as aulas de zumba, a decorrerem às segundas e quartas-feiras no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches.
Para além destas aulas divididas por dois dias da semana, os participantes também poderão praticar aulas de ginástica localizada, sendo os horários os seguintes: segunda-feira pelas 18h10 – aula de ginástica localizada e as 19h10 aula de zumba, já na quarta-feira a aula de zumba também terá início às 19h10.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição de forma presencial no Estádio Municipal Francisco Palmeiro, em Arronches, onde o preço para residentes será de 1.25€ e 2.20€ para não residentes.
Como forma de assinalar o “Mês da Proteção Civil”, o Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Vila Viçosa partilhou o programa das comemorações previstas no mês de março, no Concelho de Vila Viçosa.
Para tal, vão existir sete datas de programação com um conjunto de workshops e atividades didáticas, começando pelo primeiro dia do mês, de forma a assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, o Cineteatro Florbela Espanca recebe às 10h30, a inauguração da exposição “Playmobil – o dia a dia dos Bombeiros”, que estará patente até ao dia 9 de março, sendo que no dia 6 de março, os alunos do 4º ano do 1º ciclo farão uma visita a este exposição, onde decorrerão diversas atividades.
Já no dia 7 de março, pelas 10h , a Praça de República recebe a exposição de meios e equipamentos dos vários agentes da Proteção Civil, seguindo-se às 14h30, no Cineteatro Florbela Espanca, o workshop denominado “Instalação de Gestão de zonas de concentração e apoio à população”.
No dia 14 de março, pelas 10h, a Universidade Sénior de Vila Viçosa irá a Évora, no âmbito de visita ao Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central.
As restantes comemorações continuam na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro, no dia 20 de março, com uma sessão de sensibilização sobre os “Riscos Tecnológicos: Rutura de Barragens”, pelas 10h. No dia 26, pelas 10h, existirá um simulacro, de forma a realizar-se um exercício interno de evacuação e finalmente, no dia 31, também pelas 10h, o mês de atividades encerra com uma sessão de sensibilização sobre os riscos no âmbito dos incêndios florestais.
Um total de 73 aderentes do Bloco de Esquerda (BE) no distrito de Portalegre apresentou ontem, dia 17 de fevereiro, a sua demissão, através de uma carta enviada à direção do partido. Estas demissões atingiram todos os elementos da Comissão Coordenadora Distrital e das concelhias em funções.
Na base desta decisão está o “caminho que o partido tem vindo a prosseguir, na constante violação da sua democracia interna, bem como na forma como tratou e lidou com o Bloco de Esquerda do Distrito de Portalegre, considerando que neste Distrito não existe massa crítica e por isso não valia a pena investir, situação que tem sido comum em outros distritos do interior”. Por outro lado, lê-se na referida carta, o BE tem vindo “a resvalar da sua política para caminhos da social democracia, onde apenas o objetivo é o de assegurar lugares”.
“É com grande mágoa que assumimos a decisão de nos demitirmos de um partido que foi em tempos a esperança e uma referência em termos de ética e de moral política e que os últimos casos vindos a público sobre despedimentos das suas e dos seus funcionários, nos veio acentuar mais a descrença no Bloco de Esquerda. Continuamos a ser os mesmos homens e mulheres, ativistas de todas as lutas, das quais não desistimos, podendo nos encontrarmo-nos no decorrer dessas lutas”, dizem ainda os agora ex-aderentes do BE.
Em causa estão três aderentes de Elvas, 42 de Campo Maior, 17 de Portalegre, nove de Ponte de Sor, um de Nisa e um de Sousel.
Entretanto, a direção do partido, e solicitando o direito ao contraditório, lembra que “a desvinculação de um partido é um ato que obriga a uma comunicação individual”, sendo que, “até ao momento, foram recebidas cinco comunicações de desvinculação do distrito de Portalegre”.
Este foi mais um fim de semana desportivo para a IALBAX, que se fez representar em várias frentes.
No domingo, dia 16 de fevereiro, uma larga comitiva de atletas esteve presente na 33ª Meia Maratona Internacional Badajoz-Elvas. Os atletas que representaram a associação nesta mítica prova foram: Cristina Canário, Vanda Rosa, Ana Santos, Ana Duarte, Carlos Santos, José Russo, Luís Santinhos, Manuel Mexia, Edgar Monho, Martim Pão-Finto, Paulo Araújo e Carlos Magrinho.
Ainda neste dia, o atleta Pedro Afonso marcou presença no Trail Ribeira de Limas, Santa Iria, Serpa. Já por Lisboa, o atleta João Muñoz participou na 30ª edição da Corrida da Árvore. Finalmente, o atleta Luís Velez participou este fim de semana no Corta Mato Nacional Escolar, em Coimbra.
A Associação 1º de Dezembro volta a participar nas comemorações carnavalescas em Elvas, entre 28 de fevereiro e 4 de março, prometendo levar todos numa viagem até um dos países da América Latina.
Pela primeira vez, o grupo de Carnaval da popular Azevia é formado por “muito mais de cem pessoas”. “Nunca nos tinham acontecido, nunca tínhamos sido tantos. Temos vindo a crescer, mas este ano foi mesmo um ‘boom’, que ficámos até sem espaço para ensaiar no salão da nossa sede”, explica uma das responsáveis pelo grupo, Cláudia Ferreira.
Nesta 27ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, e sem querer levantar muito a ponta do véu, Cláudia Ferreira explica que o grupo pretende fazer uma “incursão a um país da América Latina, muito característico, com muita tradição em certos aspectos”. Ao nível da música, a Azevia tem preparada uma grande “surpresa” que, segundo a responsável, “nunca foi antes vista” no Carnaval de Elvas. “Esperemos que as pessoas se divirtam tanto como nós nos temos estado a divertir com esta novidade, porque é, de facto, uma inovação em termos de música e isto só se consegue porque temos muita gente nova, que conseguem trazer ideias muito boas para o grupo”, assegura.
Ana Dias é a grande responsável pela música apresentada pelo grupo no Carnaval, sendo que, lembra Cláudia Ferreira, a Azevia não toca as “mesmas músicas todos os anos: a música é diferente de ano para ano”. “Temos também toda uma equipa que pensa e idealiza os fatos, que trabalha nos acessórios, e que me aparece, nos fins de semana, com as mãos todas queimadinhas do silicone, mas que é um trabalho importantíssimo, porque, às vezes, é isso que marca a diferença e o aspeto visual do grupo. É uma equipa excecional também, que é fantástica neste trabalho: o Filipe Belchior, a Alexandra e a Bela”, acrescenta.
Um ano mais, a animação musical, no Coliseu de Elvas, terminada a gala coreográfica de apresentação dos grupos, volta a estar a cargo da Orquestra d’Balho. “Vamos trazer novidades a esse nível, falando em temas que vamos interpretar e que vão de encontro àquilo que as pessoas pretendem ouvir”, diz ainda Cláudia Ferreira. Ainda no âmbito destas festividades, a 8 de março, a sede da Azevia será palco de um baile de Carnaval.
A entrevista completa a Cláudia Ferreira sobre o grupo de Carnaval da Azevia para ouvir no podcast:
O LIVRE elegeu, nos passados dias 18 e 19 de janeiro, o Grupo de Coordenação Local do Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo.
A única lista que se apresentou a sufrágio recebeu a totalidade dos votos expressos. Integram esta lista Fausto Fialho, Glória Franco e Manuel Muacho, como membros efetivos, e Gabriela Alonso e Pedro Beirão, como suplentes.
O Núcleo Territorial Interdistrital do Alentejo do LIVRE “congratula os eleitos e deseja-lhes um profícuo mandato ao serviço do partido e da região alentejana”.
Inserido na programação da “Cidade do Vinho 2025” e no evento “Namorar em Estremoz”, realizou-se, no passado sábado, dia 15 de fevereiro, um concerto com José Geadas, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.
Com casa cheia, o jovem fadista foi aplaudido de pé, no teatro que pisa desde pequeno, numa noite que ficará na memória de todos os presentes.
Para além do concerto, o público, foi presenteado com uma prova de vinhos, apresentando a qualidade dos vinhos que se produzem e que elevam Estremoz.
A conferência “O Alentejo e o Futuro da Política de Coesão”, um momento de reflexão e debate em torno do desenvolvimento regional e do papel dos fundos europeus e da política de coesão na construção de uma região e de um país mais forte e coeso, decorreu ontem, 17 de fevereiro, em Almeirim.
A conferência contou com a abertura do presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, que enalteceu a opção pela cidade para a realização desta conferência, destacando a política de coesão como o “ADN da Europa”.
De seguida usou da palavra o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, que destacou a importância das políticas de coesão para o desenvolvimento dos territórios de convergência, destacando a exigência dos novos desafios que se avizinham e a necessidade de uma visão estratégica e de um compromisso conjunto para garantir o desenvolvimento harmonioso do território como um todo.
Seguiu-se a intervenção de Duarte Rodrigues, vice-presidente da AD&C, que sublinhou a importância de um planeamento estratégico e transversal na definição de políticas e na aplicação dos fundos comunitários através de regulamento e critérios mais simples e uniformes.
Para encerrar a sessão de abertura, tomou a palavra Diego Villalva (DG REGIO) que enalteceu a organização de um debate em redor da política de coesão, num período em que estão em discussão as orientações políticas para o próximo Quadro Financeiro Plurianual.
A conferência contou com dois painéis temáticos: o primeiro, dedicado à Dimensão Territorial no Futuro da Política de Coesão, que contou com a participação de Tiago Teotónio Pereira (ALENTEJO 2030 / moderador), Duarte Rodrigues (AD&C), Nuno Gaudência (ANAFRE) e Paulo Madruga (Ernest & Young); o segundo, dedicado à Competitividade e Inovação, que contou com a participação da Maria do Carmo Ricardo (ALENTEJO 2030 / moderação), Alexandra Vilela (COMPETE 2030) João Moutão (IPSantarém) e Manuel Laranja (ISEG).
A conferência encerrou com a intervenção do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, que se mostrou muito agradado com a organização desta sessão, sublinhando a importância que momentos de debate e discussão desta natureza têm na orientação das políticas públicas e para a definição das prioridades de políticas nacionais.
O Secretário de Estado referiu ainda a importância deste debate no sentido em que o Estado Membro será confrontado com a tomada decisão no contexto do futuro da política de coesão.
Devido a trabalhos de intervenção na rede de abastecimento de água, por motivos de rotura, será necessário proceder, durante toda a manhã, a um corte no abastecimento, esta terça-feira, 18 de fevereiro, em Cabeça do Carneiro, na freguesia de Santiago Maior, no concelho de Alandroal, informa a Câmara Municipal.
Prevê-se que o abastecimento seja restabelecido ao meio-dia, ainda que esteja “dependente do normal desencadeamento dos trabalhos”.
O Município de Alandroal “apela à compreensão de todos os utentes e lamenta eventuais incómodos”.
Um cavalo ficou gravemente ferido, depois de ter sido atacado, no passado domingo, 16 de fevereiro, por cerca de 15 cães, numa propriedade privada, situada na Estrada da Fonte da Pedra, na zona do Vedor, em Elvas, na sequência de uma montaria aos javalis que se realizava na Serra da Malefa.
Considerando que é preciso ter “muito mais cuidado”, sendo que a situação podia ter sido ainda mais grave, o proprietário do cavalo, João Bico, explica que um dos matilheiros da montaria acabou por “perder o controlo” dos seus cães. “Invadiram-me a propriedade e deram-me cabo de um dos animais. O cavalo está ferido e tive de chamar o médico veterinário e uma patrulha da GNR, para tomar conta da ocorrência”, relata.
“Os matilheiros têm que ter muito mais cuidado com os cães, porque da parte da associação de caçadores correu tudo bem, as pessoas cumpriram com aquilo que disseram. Eu tinha um rebanho de ovelhas que esteve encerrado, como prometi à montaria, mas agora os cavalos, que estavam a mil e tal metros, obviamente que não os encerrei”, adianta.
No local, encontravam-se também duas crianças. “Foi perigoso. Calhou os cães não se meterem com as crianças, senão matavam-me a minha filha. Não quero imaginar o que é que se podia ali ter dado”, acrescenta João Bico.
O queixoso, que repudia a forma como o matilheiro agiu consigo, explica que se podia ali ter dado “uma tragédia” e diz não saber quem vai assumir os custos com os tratamentos do cavalo. “O mais grave é que o dono dos cães ainda me respondeu mal, naquilo que é meu. Disse para mim: ‘pensa que os cães são telecomandados? Você é que devia ter prendido os cavalos”, conta.
O cavalo que encontrava-se numa propriedade privada, revela ainda João Bico, sofreu ferimentos graves, pelo que não sabe se irá recuperar devidamente. “Chamei o veterinário da casa para tratar e coser o animal (ver foto), mas não sei se vai ficar bom ou não. O cavalo é da minha filha, que se fartou de chorar”, diz ainda.
Tanto João Bico, como o matilheiro em causa foram identificados pelos militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que se deslocaram ao local, sendo que, tal como explicou à Rádio Elvas o comandante do Posto Territorial da GNR de Elvas, capitão Rui Jacob, os envolvidos tinham os seus documentos em ordem. A situação terá agora de ser tratada a nível cível, depois do queixoso apresentar queixa formal.