Skip to content

Elvas celebra a 14 de janeiro um dos momentos mais emblemáticas da sua história

Elvas celebra hoje, 14 de janeiro, um dos momentos mais emblemáticos da sua história coletiva: a Batalha das Linhas de Elvas, travada em 1659 e que garantiu a liberdade e a soberania de Portugal.

Como vem sendo já tradição, o programa deste dia de celebração do feriado municipal começa pelas 9h30, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro.

Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e a cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11h30, seguindo-se ao meio-dia, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

A partir das 18 horas, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, e com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado.

O programa comemorativo deste dia conta com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas 21h30.

Compartilhe este artigo: