Agrupamento de Campo Maior é agora Centro de Certificação de Língua Inglesa

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior é agora um Centro de Certificação de Língua Inglesa, depois de assinado, na tarde desta quarta-feira, 29 de junho, um protocolo de colaboração com a entidade certificadora British Council e a entidade de preparação Learning School.

Este é um projeto pioneiro em Portugal, em que será dada a oportunidade a todos os alunos que irão frequentar o 12º ano, já a partir do próximo ano letivo, bem como à restante comunidade, de verem certificado o seu grau de proficiência na língua.

O projeto, revela o diretor do Agrupamento de Escolas, Jaime Carmona, foi abraçado, desde logo, “com as duas mãos”, até porque a escola passa assim “a oferecer mais um serviço aos alunos e à comunidade”, sendo a questão das línguas algo que deve ser encarado, não de futuro, mas de presente.

Quem quiser frequentar as aulas de preparação para o exame APTIS, pagará uma propina única anual de 160 euros, com possibilidade de frequentar três lições por semanas: uma obrigatória e outras duas facultativas. O valor a pagar, garante o diretor, é bastante inferior aos habitualmente praticados nos institutos de línguas.

A certificação, diz ainda Jaime Carmona, pode “abrir portas” aos estudantes, lembrando que, até em casos da realização de Erasmus, já são pedidas estas certificações. “Os nossos alunos merecem tudo e nós estamos cá para os servir”, remata o diretor.

Já o promotor do projeto e diretor da entidade de preparação, Nelson Soares, garante que são várias as mais-valias deste novo Centro de Preparação e Certificação dos Exames de Língua Inglesa APTIS. “O aluno não tem de se deslocar para lado nenhum para certificar a sua língua inglesa; os exames são concretizados na escola; e este exame irá aferir o grau de competência do aluno e irá atribuir-lhe o que é necessário para progredir”, começa por explicar.

Entre os meses de setembro e maio os alunos terão oportunidade de se preparar para o exame final, a realizar em maio. “Isto é sempre feito em diálogo com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior e temos a certeza que vai ser um sucesso poder certificar os alunos, os seus familiares e todos os interessados, que desejem ver certificado o seu grau de inglês”, revela Nelson Soares.

Este é um projeto direcionado, sobretudo, aos alunos do 12º ano, explica ainda Nelson Soares, uma vez que, a grande maioria das escolas portuguesas deixa de ter como oferta letiva o ensino do inglês, terminado o 11º ano. “Este exame também já requer um grau de maturidade muito grande, pelo que abaixo do 11º ano será difícil para o aluno atingir o grau que nós desejamos”, remata.

Para Tim Perry, diretor nacional do British Council, é cada vez mais importante saber falar inglês, em Portugal, por ser um país que, a cada dia que passa, receber cada vez mais turistas.