Campomaiorenses começaram já a ser vacinados contra a Covid-19

O processo de vacinação contra a Covid-19 no concelho de Campo Maior teve início hoje, 23 de fevereiro, no Centro Comunitário da vila.

A primeira dose vacina será administrada a pessoas com mais de 50 anos com algumas patologias e a pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, até sábado, se até sexta-feira o processo não estiver concluído, de acordo com a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Vera Escoto.

Todos aqueles que irão ser vacinados, com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, receberão a vacina da AstraZeneca. A todos os outros será administrada a vacina da Pfizer. “Começámos hoje e são cercas de 200 pessoas por dia”, adianta Vera Escoto.

A diretora clínica da ULSNA revela ainda que tem sido “extraordinário” o trabalho desenvolvido, em conjunto, pela entidades de saúde e as câmaras municipais e que foram escolhidos, para iniciar a administração da vacina, os concelhos onde o índice de casos de infeção é maior. Elvas, lembra, foi “um concelho piloto”, sendo que, na semana passada, o concelho de Castelo de Vide começou já a ser vacinado.

Esta semana, prossegue a vacinação, não só em Campo Maior, como nas duas Unidades de Saúde Familiar do Centro de Saúde de Elvas (Amoreira e Uadiana), em Arronches, Fronteira e Gavião.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, João Muacho, este dia é um “marco muito importante e de esperança” para todos os campomaiorenses. Até final da semana, revela o autarca, serão administradas cerca de 800 vacinas. Este processo de vacinação, garante ainda, é o “coroar” do esforço de várias entidades e de conjunto de pessoas, como os bombeiros, os autarcas e os colaboradores do município de Campo Maior.

Uma das pessoas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é o comendador Rui Nabeiro. À nossa reportagem, garantiu que esta vacina “é uma necessidade”, lembrando ainda a incerteza dos tempos que se vivem. “É pena que estejamos nesta situação, sem saber bem o futuro e isso para o presidente de uma empresa, que representa milhares de pessoas, é um bocado duro. Mas eu tinha de dar este exemplo, receber a vacina e acreditar nos outros homens”, assegura.