Skip to content

Depois do bacalhau dourado, as roncas: Elvas quer bater novo Recorde do Guinness

Com o objetivo de chegar ao Recorde do Guinness, cerca de 1800 crianças, dos agrupamentos de escolas do concelho, vão tocar ronca, esta terça-feira, 17 de dezembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, promovido pela Associação Juvenil ARKUS, em parceria com a Câmara Municipal de Elvas.

O Município de Elvas convida assim toda a população a estar presente, a partir das 8h30, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, munida das respetivas roncas para se integrarem nesta iniciativa. Depois de o bacalhau dourado ter sido inscrito no livro dos Recorde do Guinness em 2011, Elvas pode voltar a marcar presença no afamado grupo.

Este grande evento, que promete reunir crianças, encarregados de educação e profissionais da área educativa, decorrerá no período da manhã, entre as 10 horas e o meio-dia. O o momento mais marcante ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto, criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento.

Compartilhe este artigo: