Orçamento Participativo: Miguel Rondão quer levar o Cante às escolas do concelho

“O cante vai à escola” é o nome do projeto do elvense Miguel Rondão, e que foi um dos cinco aprovados no Orçamento Participativo 2023, promovido pela Câmara de Elvas.

O objetivo deste projeto, como explica Miguel Rondão, passa por “promover a cultura tradicional Alentejana, bem como a partilha do cante, acima de tudo, tive por base as nossas crianças porque futuramente são eles que irão promover este conhecimento”.

A faixa etária em que este projeto vai incidir, pelo menos, numa primeira fase, no primeiro ciclo. Miguel Rondão adianta que, apesar de o cante não ter uma grande tradição em Elvas, os mais novos são a “alavanca”, para que este estilo musical esteja mais presente. Miguel Rondão pretende que o projeto, a ser aprovado, possa ser incluído numa AEC, e que os alunos possam escolher essa aula, onde haveria também uma parte teórica, relativamente à história do cante e as várias formas de o cantar, bem como do Baixo Alentejo, onde surgiu este estilo musical”.

Também se pretende que este seja um projeto “inclusivo, onde cabem todas as etnias, bem como promotor da cultura e partilha de conhecimento”, remata Miguel Rondão.

“O cante vai à escola” é o nome do projeto do elvense Miguel Rondão, que está a votação, no Orçamento Participativo Participativo 2023, promovido pela Câmara de Elvas, até dia 30 deste mês. A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo: