O Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ) volta pelo 27º ano consecutivo ao Alto Alentejo, entre os dias 7 e 13 de novembro, e reunirá 30 equipas de vários países, que vão colorir os céus de Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e Benavila (Avis).
A população também está convidada a viver a experiência de voar, através da aquisição de pulseiras solidárias, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários das localidades aderentes.
Aníbal Soares, primeiro piloto profissional em Portugal, sócio-gerente da Publibalão e organizador do FIBAQ, assinala que “é uma honra regressar com este festival ao Alentejo, que já acontece há 27 anos, e levar a magia de voar a todos os que queiram ter uma experiência de voo”. Assim, os objetivos primordiais do festival passam pela “promoção da prática do balonismo em Portugal, pelo reforço da aposta no impacto do festival nas localidades aderentes e, naturalmente, o aumento do retorno mediático para todas as partes envolvidas”, conclui.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente (FIBAQ) teve a sua primeira edição em 1997, é anualmente organizado pela Publibalão (e coorganizado, pelo quinto ano, pelo Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo). Após 26 edições marcadas pelo forte sucesso deste evento, assume-se como um dos maiores e mais importantes festivais da Europa, e tem o objetivo de promover o balonismo em Portugal entre os amantes do desporto e a comunidade local, gerando um intercâmbio de experiências entre pilotos, bem como o conhecimento técnico e a inovação da atividade.
Todas as informação sobre o evento estão disponíveis no site oficial da FIBAQ.