Patrícia Magalhães alerta para questões ambientais com exposição “Crer para Ver”

“Crer para Ver”: é esta a exposição, da autoria de Patrícia Magalhães que, até início de outubro, dá outra vida à Casa da Cultura de Elvas, com várias mensagens associadas, ao nível da sustentabilidade, mas também da saúde.

Esta exposição, que inclui desenhos, objetos e instalações, é toda ela produzida com base em radiografias, que foram doadas à artista para este seu trabalho. Com a mostra, Patrícia Magalhães procura levar o público a pensar sobre a importância de se pouparem os recursos ambientais, até porque, segundo a artista, faltam iniciativas que alertem as pessoas sobre o assunto da sustentabilidade. “Nós estamos em Portugal a viver a crédito, desde 28 de maio, portanto, nós precisávamos de 2,9 planetas. Já estouramos os recursos todos, que já não existem, e é uma situação que não é sustentável”, começa por explicar.

Ao mesmo tempo que, com a mostra, a artista aborda a temática dos recursos do planeta, aborda também “os nossos próprios recursos”. “Esta exposição fala da forma como somos alquimistas de nós próprios e como trabalhamos com aquilo que temos, que é o nosso espírito e o nosso corpo”, acrescenta.

Uma das peças desta mostra, que conta com curadoria de Ricardo Castro Ferreira, só ficará concluída, com ajuda dos visitantes, e no dia em que a exposição chegar ao fim. A mostra, garante a artista, começa precisamente com um desafio que é lançado ao público: sujar uma tela branca, com carvão, antes de se entrar para a sala de exposições.

Já Cláudio Monteiro, vereador na Câmara Municipal de Elvas, que convida todos a visitar esta exposição, diz que a mostra “está relacionada com temas fundamentais que preocupam toda a gente e que dizem respeito a todos”. Realça ainda que a autarquia de Elvas tem se preocupado em apresentar sempre, ao longo dos meses, obras de temas diferentes na Casa da Cultura.

A mostra foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 6 de setembro, com a presença dos vereadores Cláudio Monteiro e Vitória Branco, de representantes da AMI e da Associação Nacional de Farmácias, e convidados.

A exposição “Crer para Ver” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e ao sábado, entre as 10 e as 13 horas.