Bombeiros de Elvas alertam para cuidados face ao aumento elevado da temperatura

Com os valores de temperatura máxima a ultrapassarem os 40 graus, o distrito de Portalegre encontra-se sob aviso laranja até amanhã, quarta-feira, 24 de junho.

Este aviso laranja, o segundo de uma escala de três, é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Face às elevadas temperaturas, o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, chama a atenção para o consumo de água devido à hidratação, aconselhando a que se  beba água mesmo que não se tenha sede. É aconselhado beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. O consumo de bebidas alcoólicas, por outro lado, é desaconselhado.

Os Bombeiros sugerem ainda se que procure lugares frescos, por sombras e, se possível, locais climatizados. Por último, deve-se evitar a exposição solar e aplicar sempre que se estiver ao sol protetor solar com fator maior ou igual a 30. O uso de roupas frescas e soltas é também aconselhado.

Para além de estar sob aviso laranja, o distrito de Portalegre encontra-se também em risco elevado de incêndio, devido às temperaturas elevadas que se fazem sentir, devendo, por isso, serem redobrados os cuidados nas atividades florestais, agrícolas e de lazer.

Em Elvas, a temperatura máxima prevista para amanhã é de 44 graus, devendo descer, na quinta-feira, para os 38.