Skip to content

A.XAT com quatro jogadores nas Olimpíadas de Xadrez na Hungria

A Associação de Xadrez “A Torre” (A.XAT), de Montemor-o-Novo, vai estar representada com quatro jogadores nas Olimpíadas de Xadrez, que se disputam em Budapeste, na Hungria, de 10 a 23 de setembro.

Depois de em 2022 ter brilhado em Chennai, na Índia, onde conquistou a medalha de bronze, ao ser o terceiro melhor 4º tabuleiro, entre as 188 seleções, Jaime Santos Latasa volta a defender as cores de Espanha. Já Fernando Peralta, Bicampeão nacional argentino, voltará à Albiceleste numa Olimpíada.

O jovem português José Guilherme Santos, atual Campeão Nacional absoluto e Campeão Nacional sub-20, volta a uma Olimpíada depois dos bons resultados na Índia. A seleção cubana vai também ter como repetente em Olimpíadas, Carlos Daniel Albornoz, jogador que ainda aguarda a sua estreia pelos “alentejanos”.

A 45ª Olimpíada de Xadrez a disputar em Budapeste ficará na história por ser aquela em que, pela primeira vez, quatro jogadores dos “alentejanos ibéricos” irão marcar presença.

De acordo com o presidente do clube, Luís Barrigoto, a A.XAT, fundada em 2015, surgiu com o objetivo de desenvolver “projetos sociais com crianças e idosos”, sendo que mais tarde foi formada uma equipa de competição. “Este é um clube virado para a competição e, atualmente, também virado para o ensino do xadrez através do Plano Municipal de Xadrez, um projeto financiado pelo Município de Montemor-o-Novo. Estamos presentes através da oferta complementar em todas as turmas de terceiro e quarto anos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e a perspetiva será, talvez no próximo ano, começar a desenvolver torneios pelas freguesias: é um projeto que temos em mente e procurarmos uma parceria com várias freguesias”, revela ainda o responsável.

Compartilhe este artigo: