Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas (APPACDM) realizou a entrega dos expositores e respetivos sacos reutilizáveis bordados pelos utentes da instituição no Posto de Turismo de Campo Maior, na tarde desta sexta-feira.
Estes sacos, bordados com motivos alusivos a Campo Maior e Elvas, foram realizados no âmbito da componente de Atividade Socialmente Úteis (ASUS), desenvolvida pelo Centro de Apoio e Capacitação para a Inclusão (CASI) da APPACDM e são destinados, maioritariamente, a turistas que pretendam adquirir uma recordação da região.
Em Campo Maior, foram várias as empresas e entidades interessadas em participar nesta iniciativa, pelo que, a partir de agora pode adquirir estes sacos, e assim ajudar a APPACDM de Elvas, na Taberna “O Ministro”, no Conceitos de Esquina, na Loja Lúcio, na Herdade dos Adaens e na Quinta dos Pavões.
O Presidente da Associação, Luís Mendes, o Vice-Presidente do Município, Paulo Pinheiro e a Vereadora São Silveirinha estiveram presentes na entrega dos expositores e sacos às empresas e entidades mencionadas.


O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, visitou Elvas esta sexta-feira, 19 de Julho.
Em declarações à nossa reportagem, Fernando Alexandre, disse que “confirmou a ideia que já tinha que o IPP é uma instituição de grande dinamismo e que tem contribuído muito para o desenvolvimento desta região”. A propósito da futura residência de Estudantes, o ministro referiu que “são projetos muito importantes, para o alojamento de estudantes e dessa forma garantir que os estudantes tenham as condições para se estabelecer em Elvas e para que tenham uma melhor integração na comunidade académica. Não é uma questão só de
custos, mas também para criar uma identidade, uma cultura e assim contribuir também a melhor integração dos alunos na Escola. Ajuda a atrair e reter talento para a região. O que estamos a ver em Elvas é uma dinâmica de colaboração entre o Politécnico, a Autarquia, a CCDR e as agências nacionais. Em Elvas, há um excelente exemplo no INOV PLANT que atrai doutorados nacionais e estrangeiros são quadro de investigação que são chave para o desenvolvimento”.
Rondão Almeida disse no final da visita que “a residência está pronta e irá ser inaugurada no final do verão. Ficamos com quase 150 camas, uma oferta muito importante para que não haja alunos a desistir de vir estudar para Elvas”.
O Conselho Municipal de Educação reuniu-se, no passado dia 11 de julho, no salão da Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, onde estiveram presentes os conselheiros e representantes de entidades locais e regionais, bem como a vice-Presidente da Câmara Municipal, Paula Neves que presidiu à reunião, a Chefe da Divisão de Educação, Saúde e Intervenção Social, Helena Torrão, e a técnica Gisela Roque.
Este sábado, 20 de Julho, a Câmara de Elvas inaugura a Rua Dra. Paula Calado, na Urbanização das Caldelas e descerra uma placa na sede da Associação Gota D’Arte, em homenagem a Luís Pires.


A FARRA prossegue este sábado com a visita guiada aos projetos expositivos no Forte da Graça, pelas 10 horas, orientada por Ana Santa.
Neste sábado, 20 de julho, entre as 10 e as 13 horas irá decorrer um workshop com o tema “Técnica de empalhamento com bunho”, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas.
O 32.º Festival Sete Sóis Sete Luas 2024, situado na Praça da República de Elvas e na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
Quando a bagagem numa viagem de avião é perdida, danificada ou chega com atraso, o passageiro tem direito a uma indemnização que pode aproximar-se dos 1400 euros.
Nino e Viola irão estar presentes no Centro Cultural de Esperança, dia 20 de julho, pelas 19 horas.
A FACECO, a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, tem lugar este fim de semana, de 19 a 21 de julho, em São Teotónio.
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires acolhe este sábado, 20 de julho, mais um workshop.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou no seminário “Construir capital relacional no/do Alto Alentejo: um desafio prioritário”, que decorreu na terça-feira, 16 de julho, na Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BipBIP), situada no campus do Instituto Politécnico de Portalegre. Coordenado por Rui Marques, do Relational Lab, o evento centrou-se à volta do tema do capital relacional, mais especificamente, no território do Alto Alentejo, e foi direcionado às áreas social, educação e saúde.
Inicia-se esta sexta-feira, 19 de julho, em Santa Eulália, uma nova proposta do programa de animação nas freguesias do concelho de Elvas, com a música a juntar-se ao teatro e ao cinema.
Monsenhor Joaquim Alves Brás, é o Fundador da Obra de Santa Zita fundada em 1931 na diocese da Guarda, em 1933 fundou o Instituto Secular das Cooperadoras da Família que são leigas consagradas seculares para darem respostas, trabalhando na OSZ dando resposta a uma classe social desprotegida na época que eram a empregadas domésticas, tendo como objetivo a evangelização da família.