Programa “Juventude em Movimento” de Borba tem nova valência em regime de voluntariado 

O Município de Borba está a promover mais uma edição do programa “Juventude em Movimento”, através do qual procura ocupar os jovens residentes do concelho, que estejam integrados no sistema de ensino ou de formação profissional, durante as férias de verão, com diversas atividades.

Este projeto, que antes era destinado apenas a jovens dos 15 aos 25 anos, que recebem uma bolsa “meramente simbólica” pelo trabalho desenvolvido, dá agora também resposta à faixa etária dos 13 e 14 anos, colmatando uma “lacuna” que existia até então. Segundo explica a vereadora Sofia Dias, estes jovens, que já não têm lugar na Oficina da Criança, que promove atividades no verão para crianças até aos 12 anos, têm agora oportunidade de participar neste programa, em regime de voluntariado.

Estes jovens dos 13 e 14 anos, ao contrário do que acontece com os mais velhos, não recebem uma bolsa monetária, mas têm direito a várias regalias, como a entrada gratuita nas piscinas municipais e diversos brindes.

Durante dez dias úteis, entre este mês de julho e agosto, os jovens terão oportunidade de desempenhar diversas tarefas em vários serviços municipais, com uma ocupação de quatro horas diárias. Ao mesmo tempo que ocupam parte do seu período de férias, estes jovens têm ainda a possibilidade de desenvolver o seu “espírito de cidadania, aumentar a sua capacidade de participação social e cívica na comunidade”.