São João tem proporcionado dias e noites de muita animação em Arronches

Arronches celebrou ontem, 24 de junho, em Dia de São João, o seu feriado municipal.

Depois do tradicional içar da Bandeira nos Paços do Concelho, do desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Arronches pelas ruas da vila e de uma Missa Solene na Igreja Matriz, o dia ficou ainda marcado por uma sardinhada popular, no Jardim do Fosso, onde atuaram o grupo de Sevilhanas “Flamencura” (como pode ver no vídeo abaixo), e Nuno José, que, com a sua música de baile, pôs toda a gente a dançar.

Estas celebrações do feriado municipal, inseridas também naquilo que é o programa de comemorações de São João, arrancaram na noite de domingo, recorda o presidente da Câmara Municipal, João Crespo, com um “estrondoso” concerto de Raquel Tavares e um pequeno apontamento de fogo de artifício.

Os festejos de São João, em Arronches, que se estendem até domingo, 30 de junho, têm contado com um programa “bastante abrangente”, com uma “adesão muito grande”, sendo que estes têm sido “dias de muita animação” na vila. Nesse sentido, João Crespo garante que “só podia estar muito satisfeito”. “Terminamos o São João, avançamos para o São Pedro, em que há aqui a tradição da queima do mastro e com mais atividades, a nível cultural, com a apresentação de mais um livro. Há também um torneio de futsal organizado pela Associação Desportiva da Esperança. É um leque de atividades muito variado, que torna este mês de junho muito interessante e participado em Arronches”, adianta o autarca.

“Depois do sucesso do ano passado”, diz ainda João Crespo, a autarquia voltou a apostar numa exposição de rua, na Rua 5 de Outubro. “Este ano, tentámos, com uma recolha que foi feita, ir buscar o São João de outros tempos, em que as ruas eram todas decoradas com flores de papel e acho que está muito interessante”, comenta o autarca, esperando que os jovens possam “pegar nesta tradição”, como já acontece.