Trabalhos escolares sobre Fortalezas da Raia em exposição no Castelo de Elvas

Uma exposição de trabalhos dos alunos dos Agrupamentos de Escolas nº 1, 2 e 3 de Elvas, realizados no âmbito do projeto Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, está patente até dia 29 de setembro, no Castelo de Elvas.

As fortalezas abaluartadas de Almeida, Elvas, Marvão e Valença desenvolveram a criação de uma Rota Turística que integra os quatro conjuntos monumentais. Paralelamente desenvolveram um projeto inovador de educação patrimonial em torno deste tema, sendo que a Câmara Municipal de Elvas e a Rede de Bibliotecas Escolares promoveram o projeto com os vários Agrupamentos de Escolas do concelho.

O objetivo desta rota é dar uma visão do sistema defensivo em vários pontos da fronteira luso-espanhola. Foi no âmbito deste projeto que os alunos dos vários Agrupamentos de Elvas realizaram visitas guiadas ao Castelo, Forte da Graça, Forte de Santa Luzia e Museu Militar. Após as visitas os alunos realizaram trabalhos sobre os vários monumentos e trabalharam o conteúdo do livro “Entre Cá e Lá” do autor Ricardo Henriques, livro que foi produzido no âmbito deste projeto, com o objetivo de refletir sobre a cultura e o património que unem os diferentes territórios.

A exposição pode ser visitada das 9h30 às 13 horas e das 14 às 17 horas, de terça-feira a domingo.