Resultados finais das Europeias em Portugal

O PS venceu as eleições para o Parlamento Europeu realizadas, neste domingo, dia 9 de junho, em Portugal, com 32.1% elegendo 8 deputados; seguido da AD com 31.12% e 7 deputados.

A terceira força foi o Chega com 9.79% e 2 deputados eleitos, seguido da Iniciativa Liberal que teve 9.07% e também 2 deputados.

Bloco de Esquerda e CdU conseguiram eleger 1 deputados cada um.

Em Campo Maior venceu o PS com 42.09%

Em Campo Maior venceu o PS com 42.09% as eleições europeias, seguido da AD com 16.20%, do Chega com 13.47% e da CDU com 12.79%.

Nas freguesias o PS também venceu. Em São João Batista, PS 44.46%, seguido da AD com 15.89% e Chega com 13.19%.

Na freguesia da Expetação, PS teve  39.74%, seguido da AD com 17.80% e CDU com 13.85%.

Já em Degolados, o PS teve 39.71%,. seguido do Chega com 18.63% e da CDU com 14.22%

PS venceu em todas as freguesias de Elvas

PS venceu em todas as freguesias de Elvas, nas eleições europeias deste domingo.

Em Assunção venceu o PS com 30.77% seguido da AD com 27.86% e Chega 20.87%

Em Caia e S. Pedro, vitória Socialistas com 39.34%, seguido do Chega com 23.39% e AD com 17.44%.

Na freguesia de  S. Vicente e Ventosa, o partido mais votado foi o  PS com 36% e 99 votos, seguido do Chega com 25.45% e 70 votos e da Aliança Democrática com 19.27% e 53 votos, a Iniciativa Liberal obteve 6.91% 19 votos.

Em Santa Eulália, vitoria do PS com 44.84%, seguido do Chega com 19.29% e da AD com 16.85%.

Em Barbacena, venceu o PS com 37.47%, seguido do Chega com 19.14% e da AD com 17.52%.

Na Terrugem e Vila Boim, vitoria do PS com 37.54%, seguido do Chega com 21.87% e da AD 19.27%.

Em São Brás, vitoria do PS com 36.98%, seguido do Chega com 22.86% e da AD com 21.07%

Trabalhos escolares sobre Fortalezas da Raia em exposição no Castelo de Elvas

Uma exposição de trabalhos dos alunos dos Agrupamentos de Escolas nº 1, 2 e 3 de Elvas, realizados no âmbito do projeto Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, está patente até dia 29 de setembro, no Castelo de Elvas.

As fortalezas abaluartadas de Almeida, Elvas, Marvão e Valença desenvolveram a criação de uma Rota Turística que integra os quatro conjuntos monumentais. Paralelamente desenvolveram um projeto inovador de educação patrimonial em torno deste tema, sendo que a Câmara Municipal de Elvas e a Rede de Bibliotecas Escolares promoveram o projeto com os vários Agrupamentos de Escolas do concelho.

O objetivo desta rota é dar uma visão do sistema defensivo em vários pontos da fronteira luso-espanhola. Foi no âmbito deste projeto que os alunos dos vários Agrupamentos de Elvas realizaram visitas guiadas ao Castelo, Forte da Graça, Forte de Santa Luzia e Museu Militar. Após as visitas os alunos realizaram trabalhos sobre os vários monumentos e trabalharam o conteúdo do livro “Entre Cá e Lá” do autor Ricardo Henriques, livro que foi produzido no âmbito deste projeto, com o objetivo de refletir sobre a cultura e o património que unem os diferentes territórios.

A exposição pode ser visitada das 9h30 às 13 horas e das 14 às 17 horas, de terça-feira a domingo.

Rugby feminino de Elvas comemora primeiro aniversário

O estádio Municipal de Atletismo, em Elvas recebeu neste domingo a primeira edição do Torneio Ibérico Feminino 7’s.

Numa organização do Rugby Clube de Elvas (RCE), o torneio assinalou o primeiro aniversário da equipa feminina e acolheu a equipa de Badajoz Guerreras, numa boa confraternização entre equipas vizinhas.

Portalegre celebra 10 de junho com recital dedicado a Camões

Em Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a associação Um Coletivo, apresenta, Jardim da Avenida da Liberdade, junto ao Coreto, em Portalegre, o espetáculo “A Vida Pelo Mundo em Pedaços”.

“A Vida Pelo Mundo em Pedaços” é um recital de poesia musicada, que proporciona uma viagem pelas geografias da lírica camoniana. Através de um diálogo entre vozes e um quarteto de cordas, o público será transportado para diferentes cantos do mundo, revisitando os amores, a excentricidade e o génio de Luís Vaz de Camões, quando se assinalam os 500 anos do seu nascimento.

O espetáculo, com início às 17 horas, conta com a participação de Braima Galissá (kora), Cátia Terrinca (voz), João Maria Carvalho (bandolim e voz), Marc Planells (cítara) e Ricardo Vinhas Passos (harpa chinesa).

Concelho de Campo Maior com 26% de votantes às 16h

As mesas de voto do concelho de Campo Maior registava às quatro da tarde deste domingo 26,24 % de votantes, nas eleições europeias.

A freguesia da Expectação tinha 23,24 % de votantes, S. João Batista 27,68 % e Degolados 35,02%.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

Arronches: curso de português para estrangeiros ministrado no Convento

O Município de Arronches estabeleceu um protocolo com Autoridade Turística Nacional e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, no âmbito do “Programa Formação + Próxima”, ao abrigo do qual se têm desenvolvido diversas atividades formativas, não só para os profissionais de diferentes áreas, como também destinados à população em geral.

É o caso da formação que se iniciou na passada quarta-feira, dia 5 de junho, no Convento de Nossa Senhora da Luz, onde se encontra a ser ministrado um curso de português para estrangeiros, com o formador José Manuel Manta a dar a conhecer o vocabulário que corresponde às suas necessidades básicas do quotidiano no período de adaptação.

O presidente do executivo autárquico, João Crespo, acompanhado pela vereadora Maria João Fernandes, esteve no local, no início da primeira aula, para dar as boas-vindas a todos os presentes, explicando que é um dos objetivos da autarquia bem receber aqueles que recentemente se mudaram para Arronches e que estes se integrem da melhor maneira na comunidade, finalizando com votos de boa formação para todos os participantes.

Caia, S.Pedro e Alcaçova com 19% votantes às 16h

As mesas de voto da nas escola da Boa-fé, Alcáçova e Raposeira e Banda 14 de janeiro registavam 19% de votantes às quatro da tarde, deste domingo, em que se realizam as eleições europeias.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

Sec.-Geral da Admin Interna diz que eleições decorrem em normalidade

A Secretaria-Geral da Administração Interna que coordena as eleições em Portugal acaba de fazer o “Ponto de situação do decurso das Eleições para o Parlamento Europeu 2024”, através de comunicado.

“Decorrem hoje as eleições para o Parlamento Europeu em que pela primeira vez os eleitores, em Portugal,
podem votar em mobilidade, escolhendo, livremente o local onde exercem o seu direito de voto.

Tendo aberto as urnas de voto às 8:00 horas desta manhã, importa fazer, neste momento, o ponto de situação às 15:00h.

Assim, o processo eleitoral está a decorrer com normalidade, como, aliás, foi salientado pelos vários candidatos quando se dirigiram ao local que escolheram para votar.

No entanto, num processo de votação em mobilidade, que se realiza pela primeira vez, era expectável que
pontualmente pudessem surgir alguns constrangimentos, como já ocorreram.

Porém, em todas as circunstâncias a equipa técnica esteve e está preparada para responder às necessidades que se
colocaram e se venham, eventualmente, a colocar .

Assim, confirmamos que cerca das 11:30h ocorreu uma situação de atualização de segurança do sistema,
pré-agendada, que tendo coincidido com um dos “picos de afluência” de eleitores às urnas, provocou, durante algum tempo, um abrandamento na operacionalidade do sistema. Mas, reafirma-se, que tendo o sistema rapidamente recuperado tudo foi reconduzido à plena normalidade.”

Este comunicado foi nos enviado pela Secretaria-Geral da Administração Interna.

AIT promove atividades focadas na promoção da saúde em Elvas

A Delegação Local da Associação Internacional de Temperança (AIT) está a promover uma série de atividades focadas na promoção da saúde e do bem-estar na cidade de Elvas.

Estas iniciativas, realizadas no Forte da Graça, são destinadas ao público em geral e têm como objetivo combater fatores de risco e reduzir os efeitos nocivos de substâncias prejudiciais à saúde, como o álcool, tabaco e outras drogas. Todas as atividades são de acesso gratuito.

A primeira atividade, o workshop “Famílias, as sete chaves para relacionamentos saudáveis” realizou-se no passado dia 26 de maio. Já no próximo domingo, 16 de junho, realiza-se o workshop “Os benefícios do exercício físico e a mente”, seguido de uma caminhada; enquanto no dia 14 de julho a proposta é de uma sessão dedicada à “Nutrição, para um corpo saudável e imune à doença”. Por fim, a 20 de outubro, a AIT promove um conjunto de rastreios de saúde. Todas estas atividades, realizadas no Forte da Graça, têm início às 16 horas.

A AIT é uma organização sem fins lucrativos que visa a melhoria da saúde integral do ser humano. Através de cursos, seminários, conferências e ações de promoção da saúde, como rastreios e exposições, a associação procura educar e envolver a comunidade.

22% de votantes a nível nacional nesta Europeias às 14.30 horas

Às 14.30 horas deste domingo, a afluência às urnas nas eleições de hoje para o Parlamento Europeu era de 21.99%, a nível nacional.

Bastante superior à percentagem que foi registada de 14,48% até às 12:00, ainda assim mais elevada do que a registada em 2019, indicam os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Nas eleições europeias de 26 de maio de 2019, quatro horas depois da abertura das mesas de voto, a afluência dos eleitores era de 11,56%.

Campo Maior com 16.03% de votantes às 12 horas

As mesas de voto do concelho de Campo Maior registava ao meio dia deste domingo 16.03% de votantes.

A freguesia da Expectação tinha 14.26 % de votantes, S. João Batista 17.04% e Degolados 20.85%.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

Cultourwine de regresso ao Museu Berardo no próximo sábado

O Cultourwine regressa ao Museu Berardo, em Estremoz, no próximo sábado, dia 15 de junho.

À semelhança da edição do ano passado, das 11 às 19 horas, estarão disponíveis, para o público, as mais diversas atividades, como provas de vinho, com a participação de 12 adegas (Adega do Monte Branco, Aliestre Vineyards, Dona Maria Wines Portugal, Herdade das Servas, Herdade do Pombal, Herdade dos Casarões, Herdade dos Outeiros Altos: Vinhos Biológicos, Howard´s Folly Winery, João Portugal Ramos, Miguel Louro Wines, Quinta do Carmo – Bacalhôa Vinhos de Portugal e Tiago Cabaço Winery).

Haverá também degustações promovidas pelas salsicharias Estremocense e Borralho, espaço para fotografias e atividades para as crianças. Pelas 17 horas, será lançado o livro “Alentejo de Honra”, de José Calado, estando ainda previstas atuações do Grupo de Cante Alentejano “Os da Boina”.

Este é um evento que pretende unificar a cultura ao vinho, proporcionando a todos os visitantes uma experiência memorável, com a possibilidade de conhecimento e degustação de vinhos de Estremoz.

O custo de entrada no evento, com copo e suporte de copos, é de 3,50 euros por pessoa.

Em festa, Romeiros de Vila Boim celebram 15º aniversário esta segunda-feira

Os Romeiros de Vila Boim celebram esta segunda-feira, em feriado nacional de 10 de junho, o seu 15º aniversário, com um conjunto de atividades, incluindo um almoço aberto à população, no Parque de Merendas, no Rossio 25 de Abril, naquela freguesia do concelho de Elvas.

Para além disso, revela um dos elementos da associação, Luís Lourenço, haverá animação musical à noite, passeio pelas ruas da freguesia com passagem pelas suas fontes, e também missa em memória dos romeiros já falecidos e de bênção de novos sócios.

Dentro dos “moldes de anos passados”, adianta Luís Lourenço, estas comemorações vão contar, durante a noite, com a animação musical dos grupos AR Musical e “Alentejanices”. Na Praça da República de Vila Boim, entre as 10 e as 17 horas, realiza-se ainda um “mini-mercado”.

Em 2006, ainda que só se tenham constituído como associação em 2009, e por mais que realizem outros eventos, ao longo do ano, os Romeiros de Vila Boim surgiram com o intuito de “recriar o São Mateus de outros tempos”. Devido à falta de jovens, Luís Lourenço diz ser difícil, por esta altura, manter a atividade da associação, por mais que, de acordo com o “último balanço”, esta conte com 71 romeiros.

O programa completo destas celebrações do 15º aniversário dos Romeiros de Vila Boim para consultar no cartaz abaixo:

 

Assunção, Ajuda, Salvador e Sto Ildefonso com 34% de afluência

Na maior freguesia de Elvas, Assunção, Ajuda, Salvador e Sto Ildefonso registava-se uma percentagem de cerca de 16% de votantes ao meio-dia e 34% já depois das 16 horas.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

Caia, S. Pedro e Alcáçova com 10% afluência às 12 horas

As mesas de voto da nas escola da Boa-fé, Alcáçova e Raposeira e Banda 14 de janeiro registavam cerca de 10% de votantes ao meio-dia.

Esta informação é indicativa, já que é permitida a mobilidade do voto, o que significa que os eleitores ponde votar em qualquer mesa.

Concerto do Coral Públia Hortênsia de Castro este domingo em Elvas

O Coral Públia Hortênsia de Castro celebrou a 30 de maio o seu 37º aniversário: data que será comemorada, este domingo, 9 de junho, com um concerto no Salão São Paulo do Vila Galé Collection Elvas.

Este concerto, que conta com a participação do Coral Polifónico Vozes da Vidigueira, tem início marcado para as 18 horas. As entradas são gratuitas.

Depois do concerto, haverá beberete ajantarado na sede do Coral, onde se irão cantar os parabéns e partir o bolo de aniversário.

Diário do Europeu no Alentejo em FM até 15 de julho

No “Alentejo em FM” vamos acompanhar o Europeu de Futebol até 15 de julho, com um programa diário.
As previsões, os resultados, as entrevistas do protagonistas, diariamente aqui
na Rádio Elvas, Rádio Nova Antena de Montemor-o-Novo e Rádio Campo Maior, às 9 e meia da manhã e ao meio dia e meia, não perca todos os dias as novidades no Diário do Europeu.

Santa Casa de Arraiolos tem exposição durante mostra “Tapete está na Rua”

Durante a edição da mostra Tapete Sai à Rua, em Arraiolos a Santa Casa da Misericórdia Local, volta a associar-se ao Município e promove uma exposição no interior da Igreja da Misericórdia, como nos refere o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arraiolos, Luís Chinelo

“Convidamos todas as instituições do concelho de Arraiolos, creches, Jardins de Infância, centros de dia, lares e escoteiros, participaram com trabalhos com o ponto de Arraiolos” disse Luís Chinelo aos nossos microfones.

Provedor da Santa Casa de Arraiolos, Luís Chinelo

O provedor acrescentou que “a Santa Casa promoveu esta exposição com o objetivo de ocupar os utentes dos lares do concelho e dessa forma permitir a apresentação deste trabalhos durante a mostra o” Tapete está na Rua”, em Arraiolos”.

A praça da República acolhe todas as noites espetáculos musicais durante o certame, Rita Rocha dia 9 de Junho e Sara Correia dia 10 de junho, são as artistas que ainda pode ver em Arraiolos.

Prémio Literário Hugo Santos com candidaturas abertas até dia 30

Estão abertas, até dia 30 de junho, as candidaturas à terceira edição do Prémio Literário Hugo Santos, promovida pelo Município de Campo Maior, e com a qual pretende incentivar a criação literária, valorizar a língua portuguesa e, ao mesmo tempo, prestar homenagem ao escritor.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, revela que a edição deste ano “é dedicada à poesia e o vencedor receberá um valor monetário de 1500 euros e ainda a edição da obra com 150 exemplares, a cargo do município”.

“No início de setembro o júri dará a conhecer a obra vencedora desta edição e a 1 de outubro, dia em que o patrono do prémio celebrava o seu aniversário, será feita a entrega do prémio”, acrescenta.

“Este é um dos poucos prémios literários no Alentejo”, recorda ainda a vereadora, apelando a todos aqueles que gostam de escrever poesia, para que se candidatem”.

O regulamento deste Prémio Literário pode ser conhecido aqui.

Balneário da formação de “O Elvas” vai passar a chamar-se “Luís Pires”

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos organiza, esta segunda-feira, em feriado de 10 de junho, o Torneio Luís Pires, no Campo Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas.

Este evento desportivo, organizado em memória do ex-atleta, falecido recentemente, terá início às 10 horas com uma cerimónia de homenagem, com a atribuição do nome do seu nome ao balneário da formação do clube. “Irá também estar presente a família para viver esse momento”, revela o presidente, Hugo Mimoso.

Lembrando que Luís Pires era uma pessoa “muito querida”, não só no seio do clube, mas para a cidade de Elvas, Hugo Mimoso, assegura que esta é uma homenagem que lhe diz muito a si também. “Foi um grande amigo, que esteve na minha formação enquanto jogador de ‘O Elvas’, que meu deu bastante apoio e conselhos”, afirma, recordando que o irmão de Luís Pires, Paulo Pires, é vice-presidente da atual direção do clube.

O torneio, que contará com a participação de “mais de 160 atletas”, em representação de cinco clubes de diferentes associações, será disputado em nas categorias de futebol 7 e futebol 9. Participam “O Elvas”, Monfortense, “Os Elvenses”, Lusitano de Évora e a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde.

Eleições Europeias: Portugal elege este domingo 21 eurodeputados

As eleições para o Parlamento Europeu têm lugar este domingo, 9 de junho.

O resultado das eleições europeias tem um impacto sobre um grande número de pessoas, sendo que o Parlamento Europeu adota leis com repercussões sobre todos os países do universo da União Europeia (UE).

A legislação da UE abrange as prioridades da maioria das pessoas: ambiente, segurança, migração, políticas sociais, direitos dos consumidores, economia, Estado de direito e muitas mais. Atualmente, todos os assuntos de relevância nacional comportam também uma perspetiva europeia.

Portugal elege hoje, num círculo nacional, 21 eurodeputados, o mesmo número que em 2019. No total, são 720 os membros do Parlamento Europeu. Esse número, estipulado antes de cada eleição, é superior ao atual: neste momento são 705 os eurodeputados em funções.

Cada Estado-membro pode ter um mínimo de seis deputados no Parlamento Europeu e um máximo de 96. Este ano, os países com mais deputados eleitos serão a Alemanha (com 96), França (81) e Itália (76). Por outro lado, aqueles que elegem menos deputados são o Chipre, Luxemburgo e Malta, cada um com seis.

Esta noite, em emissão especial, a partir das 20 horas, a Rádio ELVAS irá apresentar os resultados da eleição no País e, em especial, no Alentejo.