Dia da Criança celebrado no sábado no Jardim Municipal de Campo Maior

O Jardim Municipal de Campo Maior vai ser palco, no sábado, 1 de junho, de um conjunto de atividades, alusivas à celebração do Dia Mundial da Criança.

O evento, promovido pela Câmara Municipal, contará com três atividades: a “Hora da Brincadeira”, a ter lugar entre as 10 e 13 horas e entre as 15 e 17 horas; a “Hora do Espetáculo”, das 17 às 18 horas; e o “Mercado Cá da Terra”, a decorrer entre as 15 e as 18 horas.

De entrada livre, o evento é aberto ao público em geral, sobretudo às crianças do concelho de Campo Maior.

Montemor tem espaço “sem tabus” dedicado à saúde e bem-estar dos jovens

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo tem todas as sextas-feiras, ao dispor dos jovens do concelho, maiores de 14 anos, o espaço “Sem Tabus”.

Trata-se de uma consulta aberta aos adolescentes do concelho, com o médico Rui Pinto e a enfermeira Fátima Santos, conforme revela a responsável daquele espaço municipal, Anabela Ferreira, em que os jovens podem “discutir as suas questões”, em termos “de bem-estar e saúde”. “É um espaço em que abordamos qualquer tema sem tabus”, adianta

Esta consulta, revela ainda Anabela Ferreira, tem muita procura por parte dos jovens e dos seus pais, sendo que alguns são mesmo encaminhados pelas escolas ou pelo centro de saúde.

Esta consulta adolescente tem apoio especializado para dar acompanhamento e ajudar os jovens a encontrarem soluções para os seus problemas. As consultas são grátis e com a possibilidade de encaminhamento para médicos da especialidade, se necessário.

Ventura e candidatos do Chega às Europeias em Elvas na quinta-feira

A Comissão Política da Distrital de Portalegre do Chega acaba de anunciar a presença do presidente do partido, André Ventura, assim como os candidatos às Eleições Europeias e toda a sua comitiva, em Elvas, na próxima quinta-feira, dia 30 de maio.

A comitiva vai estar, pelas 18 horas, numa visita ao Jardim Municipal, onde terá lugar, já a partir de amanhã, a Feira Escolar de Elvas.

Festival Los Palomos este sábado em Badajoz

A aguardada edição do Palom@s 2024 realiza-se este sábado, 1 de junho, em Badajoz e terá dois palcos, nos quais além do elenco de artistas já anunciados, haverá também rostos conhecidos, tanto regional quanto nacionalmente.

O palco principal, palco Alcazaba, será apresentado pelo renomado jornalista Juan Sanguino, que será acompanhado pela ativista trans estremenha Alba Tena. Este evento, que celebra a diversidade e a inclusão LGBTI, promete uma programação vibrante e talentosa.

Juan Sanguino, que estudou Filologia Inglesa, iniciou sua carreira como professor de inglês, enquanto dedicava o seu tempo livre a escrever no seu blog. Escreve sobre cinema, música e televisão para a Vanity Fair, El País e para Jenesaispop. Além disso, publicou quatro livros, participou do transmissão dos Óscares na Movistar+ e colaborou em programas de televisão da Telecinco, La Sexta e TVE. Ultimamente está a ter grande adesão ao seu podcast “Delirios de España” .

Amplamente reconhecido pelo seu trabalho nos media e pelo seu atrevimento, Sanguino juntar-se-á a Alba Tena, jovem ativista trans da Estremadura, para apresentar  as atuações no Palco Alcazaba.

Por outro lado, o famoso Drag “Femurosa” estará de regresso ao Palco “Puerta Palmas”. A sua atuação, que se tornou um clássico de Los Palom@s, promete encantar, mais uma vez, o público com seu estilo único, divertido e enérgico.

Fernando Mendes leva público às gargalhadas em Arronches

Era uma noite aguardada com enorme expectativa pela população de Arronches, mas também por alguns residentes nas localidades vizinhas do concelho que não quiseram perder a exibição da peça “Insónia”, no auditório do Centro Cultural da vila, no passado sábado, dia 25 de maio.

Numa noite em que predominou o humor entre o público presente, que praticamente esgotou todos os lugares do Centro Cultural, Fernando Mendes, um dos mais acarinhados comediantes do país, entrou em palco a solo, personificando um empresário vinícola, com inúmeros problemas tanto na vida pessoal, como na sua carreira profissional, que o atormentam sobretudo durante o período noturno, levando a uma perda de sono, como indica o próprio nome da peça.

Ao longo das quase duas horas pelas quais se desenrolou a trama, o ambiente foi enormemente marcado por sonoras gargalhadas de uma assistência que seguramente terá dado por bem empregado o seu tempo, terminando a noite com uma tremenda ovação ao artista que, citando uma das suas frases mais famosas, protagonizou, de facto, “um espetáculo!”.

Eva Oliveira representa Elvas na final nacional da Miss Portugal

Eva Oliveira é a representante de Elvas na final nacional da Miss Portugal, que se realiza entre 10 e 15 de junho, em Castelo Branco.

Neste momento, Eva Oliveira encontra-se a votação para Miss Popular. A candidata que vencer esta votação, para além de ser eleita Miss Popular 2024, entrará diretamente para o Top 12 da Gala Final da Miss & Mrs Portugal 2024.

O número de votação de Eva Oliveira é o 760 459 008. Cada chamada representa um voto e tem um custo de 0,60€ + IVA. Esta votação termina às 23h59 de 12 de junho.

Miss Portugal é um Concurso Nacional de Beleza que elege a Miss Portugal Universo e a candidata portuguesa para o Miss Universe, promovido pelo CNB Portugal.

Junta da Expectação tem protocolo com Agrupamento de Escolas na área desportiva

A Junta de Freguesia da Expectação celebrou, recentemente, um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Campo Maior, para promover atividades desportivas.

O objetivo, revela o presidente da Junta, Hugo Milton, passa pela “cedência dos equipamentos desportivos do Parque da freguesia, ao Agrupamento, de forma a promover a atividade desportiva junto dos mais novos, ao nível do padel, ténis e futsal, havendo já um torneio marcado para o final deste ano letivo”.

Hugo Milton considera que este protocolo “é uma mais-valia e dá dinamismo ao espaço e assume-se como uma forma de as crianças manterem a atividade física”.

Este espaço desportivo, garante Hugo Milton, “é de todos”, enaltecendo “as qualidades” do parque de merendas que está também ao serviço de toda a comunidade.

Blindados voltam a “rolar” este fim de semana no Museu Militar de Elvas

Com o objetivo de reavivar memórias e proporcionar momentos únicos aos visitantes, o Museu Militar de Elvas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos, promove no fim de semana, dias 1 e 2 de junho, o evento “Blindados a Rolar”.

Quer no sábado, quer no domingo, o evento, com início às 10 horas, no Museu Militar, inclui uma visita à coleção de viaturas e um percurso montado em viaturas blindadas. No sábado, a iniciativa repete-se durante a tarde, a partir das 15 horas.

A entrada é livre, com parqueamento gratuito.

Academia Salgueiro Maia volta a reunir mais de uma centena de jovens socialistas

Entre os 18 e 19 de maio, mais de uma centena de jovens socialistas, oriundos de todo o país, reuniram-se em Castelo de Vide, para participar na 2.ª edição da Academia Salgueiro Maia, promovida pela Federação de Portalegre da Juventude Socialista (JS). Voltou, pelo segundo ano consecutivo, a ser “o maior evento de sempre da estrutura, já consolidado como referência a nível nacional”.

Para além de homenagear o legado do Capitão de Abril, Fernando Salgueiro Maia, é através do lema “Uma Academia da Liberdade e da Democracia” que se formou, capacitou e sensibilizou os jovens para discussão e reflexão política, através de um modelo de educação não formal. De entre as atividades, destacaram-se o teambuilding sob o mote “O nosso bairro em 25 de abril de 2074”, sessões temáticas, uma Escape Room sobre a Revolução dos Cravos e um paddypaper pela vila de Castelo de Vide.

A sessão de abertura, realizada na manhã de sábado, no Cine-Teatro Mouzinho da Silveira contou com as intervenções de Filipe Luz, presidente do PS Castelo de Vide, Madalena Rabaça, presidente da JS Castelo de Vide, Luís Moreira Testa, presidente da Federação de Portalegre do PS e João Pedro Correia, Coordenador Federativo do Gabinete de Estudos da JS.O dirigente da JS sublinhou que a Academia “celebra o direito à liberdade e promove a capacitação de jovens para a cidadania”, destacando “a fundamental ligação da política com a sociedade civil e a ciência” – destacada nos oradores convidados e nos métodos pedagógicos ativos do evento.

Durante a tarde de sábado passaram pela Escola Básica Garcia de Horta, onde decorreram as sessões temáticas, personalidades como Alexandra Leitão, ex-ministra e atual líder do Grupo Parlamentar do PS, Ricardo Paes Mamede, reconhecido economista e comentador da RTP 3 em “Tudo é Economia”, ex-governantes na áreas da Saúde, Defesa e Ordenamento do Território, como Francisco Ramos, Ana Santos Pinto e João Ferrão e especialistas em Migrações – José Reis, Ambiente e Ação Climática – Cátia Rosas, Habitação – Gonçalo Antunese Jornalismo e comunicação –Filipe Caetano.

A iniciativa consistiu numa competição entre 9 equipas, que puderam ainda somar pontos extras através das visitas à Casa da Cidadania Salgueiro Maia e à Casa da Inquisição. As três equipas melhor classificadas receberam uma visita guiada ao Museu do Aljube “Resistência e Liberdade”, em Lisboa. E a equipa vencedora recebeu o Prémio Salgueiro Maia 2024.

“Esta Academia foi um sonho que hoje e para sempre se tornará numa concretização porque dezenas de jovens renovam o interesse pela sua formação cívica e política e virão ou voltarão a Castelo de Vide” afirmou o presidente de Federação de Portalegre da JS, João Pedro Meira, durante a sessão de encerramento.

O líder da JS do Alto Alentejo sublinhou a importância de cada jovem sair desta Academia com “um conjunto de novos conhecimentos, mais capacitados, formando cidadãos conscientes, preparados, capazes de enfrentar o mundo e de levar a nossa mensagem mais longe e trazendo mais para a nossa luta, que é uma luta coletiva”.

João Pedro Meira terminou o seu discurso demonstrando “orgulho” na equipa da Federação de Portalegre da JS e agradecendo a todos os seus membros pelo “fantástico” trabalho desenvolvido, que resultou em “dois dias magníficos”, destacando um agradecimento especial à Comissão Organizadora da Federação, constituída por João Pedro Correia, Lúcia Oliveira, Marta Caixas Inácio, Ana Sofia Rosa, Diogo Aragonez e André Dias.

A sessão de encerramento contou ainda com as intervenções do deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, do Secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos e da vereadora na Câmara Municipal de Castelo de Vide, eleita pelo PS, Cecília Oliveira. Para a autarca, a Academia Salgueiro Maia afirma-se “como um espaço de celebração de memória social, da nossa identidade, do melhor que a nossa longa história nos pode dar – que cada um possa ser livre”, reiterando que ao olhar para aquela sala “cheia de esperança” vê “jovens que não se limitam a ler a história, mas a fazer história”.

Liga dos Bombeiros atribui Medalha de Serviços Distintos a​ ​Inácio Esperança

O presidente da Câmara Municipal de Vila Vilçosa e antigo presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora, Inácio Esperança, foi distinguido, no fim de semana, com a Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro, pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

A atribuição desta medalha foi proposta da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora.

A medalha de serviços distintos “destina-se a galardoar as pessoas que hajam praticado actos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social. Pode ainda ser concedida aos organismos, instituições ou empresas que se distingam pela sua actividade nos sectores da saúde ou da assistência ou para eles hajam contribuído de modo relevante”.

Alunos de Elvas vencem Concurso de Inovação e Empreendedorismo

O projeto “R&L Agrobusiness”, desenvolvido este ano letivo, pelos alunos Luís Almeida e Rodrigo Pedras, do Curso Profissional de Técnico de Produção Agropecuária da Escola Secundária D. Sancho II de Elvas, foi o vencedor do Concurso de Inovação e Empreendedorismo.

Na final deste concurso, promovido pela Sovena e pela Fundação Amélia de Mello, que decorreu ontem, 27 de maio, entre os dez projetos finalistas a nível nacional, estiveram também  mais duas equipas da Escola Secundária de Elvas: os projetos “Sunny Side”, dos alunos Felipe Fonseca e Lucas Matias, e “LE (Luz Estável)”, de Daniel Ramalho e Diogo Castelo. A acompanhar este grupo de alunos esteve o professor Jorge Branca.

De recordar que o evento nacional de Inovação & Empreendedorismo é desenvolvido no âmbito do programa de incentivo à formação profissional.

CEAN acolhe Semana das Artes até sexta-feira

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, acolhe a Semana das Artes, até sexta-feira, 31 de maio.

A programação da iniciativa inclui a realização de workshops de artesanato em madeira, pintura e colagem, e ilustração, destinados aos alunos do CEAN, desde o ensino pré-escolar ao 6º ano.

A Semana das Artes abriu esta segunda-feira, dia 27, com o workshop de pintura, a cargo de Luís Carapinha, prosseguindo esta terça-feira, dia 28, com Maria Luísa Almas a ministrar os ensinamentos de pintura e colagem, em ambos os casos para crianças em idade pré-escolar.

Para esta quarta-feira, dia 29, está anunciado o workshop de ilustração, a cargo da artista plástica Joana Gancho, e o programa desta edição 2024 da Semana das Artes culmina na sexta-feira, 31 de maio, com uma atividade intergeracional de manualidades, envolvendo os utentes do programa “Tempo para Dar”.

Ainda no âmbito da Semana das Artes, o Centro Educativo Alice Nabeiro tem patente uma exposição, aberta à comunidade, com os trabalhos dos artistas convidados.

Município de Elvas distribui prendas pelas crianças do concelho esta quarta-feira

O Município de Elvas assinala, uma vez mais, o Dia Mundial da Criança com a entrega de uma lembrança simbólica a todas as crianças das creches, ensino pré-escolar e de primeiro ciclo do concelho.

A data, que se comemora no sábado, 1 de junho, vai ser assinalada esta quarta-feira, dia 29, com a entrega de prendas a decorrer da seguinte forma:

09:15h- JI e Creche do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação (Anexo)

09:45h- JI e Creche do Semi-Internato Nossa Senhora da Encarnação (Sede)

10:15h- JI de Alcáçova

10:55h- Sítio dos Pequenotes

11:20h- Os Pupilos

11:40h- Obra de Santa Zita

12:15- Associação Assistência de Vila Boim

12:40- ABAT Terrugem

14:00h- Semi-Internato de Barbacena

14:30h- Infantário de Santa Eulália – Comissão de Melhoramentos

14:45h -JI e EB1 Santa Eulália

15:00h- JI e EB1 São Vicente

9:15h- JI e EB1 Santa Luzia

9:45h- JI e EB1 Raposeira

10:10h- EB1 Alcáçova

10:30h- JI Revoltilho

10:40h-JI e EB1 Boa-Fé/JI e EB1 Fontainhas

11:00h- JI e EB1 Colégio Luso-Britânico

11.30h- JI e EB1 Terrugem

13:30h- JI e EB1 de Vila Boim

14:00h- JI e EB1 de Calçadinha

14:30h- JI Malvar

15:00h- EB1 Barbacena

Cante Alentejano no encerramento da Feira do Livro de Campo Maior

O último dia da Feira do Livro de Campo Maior, no passado sábado, 25 de maio, começou com o encontro do “Mulherio das Letras”, subordinado ao tema “Liberdade – As muitas Marias na liberdade da palavra”. A sessão contou com a moderação de Adriana Mayrinck e com a participação de Maria do Céu Pires, Rosário Pedroso e Amelia Vadillo.

Durante a manhã, Paulo Dias e Cláudia Poeiras, estiveram também na Feira do Livro, para uma sessão de autógrafos da obra “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A prova de resiliência de Paulo Dias”.

À tarde, teve lugar a última apresentação desta edição, com o professor Paulo Costa a dar a conhecer o seu primeiro livro, intitulado “De Passagem”, numa cerimónia que contou com a participação do presidente do Município, Luís Rosinha, de Amelia Vadillo, da Filigrana Editora, de Filipe Saraiva, que apresentou a obra e de Luísa Fernandes, que deu o seu testemunho enquanto professora “deslocada” em Campo Maior durante dois anos. Os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, e Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, também estiveram presentes.

A Feira do Livro 2024 terminou com a atuação do Grupo de Cante “Os Lagóias”, que serviu para assinalar o 10.º Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO, integrada no programa comemorativo promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

A acompanhar o espetáculo, que decorreu no espaço do Museu Aberto, os presentes puderam saborear alguns produtos regionais, acompanhados pelos vinhos da Adega Mayor, da Adega da Torre e da Pupa Vinhos.

De portas abertas, escolas de Campo Maior dão a conhecer trabalho dos alunos

O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e a Escola Secundária de Campo Maior estão de portas abertas à comunidade, entre hoje e amanhã, dias 28 e 29 de maio, para que, nesta reta final do ano letivo, alunos e comunidade educativa darem a conhecer todo o trabalho desenvolvido.

Esta, que é já a terceira edição da iniciativa “Encontra-te na Escola”, promovida pelo Agrupamento de Escolas, explica o diretor, o professor Jaime Carmona, e estando o trabalho “à vista de todos”, é uma oportunidade, quer do Centro Escolar, quer da Secundária, dizerem “com muito orgulho” que fazem parte do concelho de Campo Maior.

“É uma oportunidade de nos abrirmos à comunidade e de dizer que temos alunos, professores, pessoal não docente e pessoal especializado dinâmicos o suficiente para não destoar e mostrar o que de bom se faz. É um trabalho que nos dá muito orgulho, depois de já termos passado por situação pouco dignificantes e fáceis, e com uma pandemia que foi marcante, mas da qual, aos poucos, nos vamos levantando”, assegura Jaime Carmona.  O diretor garante que o mais importante é transmitir a mensagem de uma escola “dinâmica e criativa”, numa vila de “gente muito boa”.

Recordando que são muitos os alunos da Secundária que, terminado o 12º ano, entram em “bons cursos” superiores. “Quando temos alunos satisfeitos, temos uma imensa alegria. E ser professor também é isso: é trazer alegria aos alunos e contribuir para o seu desenvolvimento”, garante.

O professor, que convida todos a visitarem as duas escolas do agrupamento por esta ocasião, explica ainda que, através das atividades promovidas no âmbito desta iniciativa, mostra-se o “quão diversificada” a escola consegue ser. Até amanhã, não faltam diversas exposições com trabalhos dos alunos, workshops, palestras, espetáculos de teatro e dança, para além de torneios desportivos, entre outras atividades.

Este “Encontra-te na Escola” arrancou na manhã desta terça-feira, no Centro Escolar, com uma arruada com tambores, pelas turmas de segundo ano. Presente na abertura esteve a vereadora São Silveirinha, que sendo professora de profissão, diz ser sempre uma “enorme alegria” poder voltar à escola, a uma “casa” que também é sua. “Poder observar tudo aquilo que os alunos nos ensinam a nós, adultos e professores, é sempre um enorme prazer. Temos aqui uma série de dinâmicas muito diversificadas e tenho a certeza que eles nos conseguem sempre surpreender da melhor forma”, acrescenta.

No decorrer de uma visita aos vários espaços do Centro Escolar onde decorrem as atividades, a Rádio ELVAS foi encontrar um grupo de alunos de 5º e 6º anos, sob a orientação da professora Ana Bentes, a ensinar a produzir as mais diversas obras de arte: desde a pintura, à escultura e ao desenho. A professora de Educação Visual, que reconhece o talento dos seus alunos, explica que, com a iniciativa, procura-se mostrar como fazer aquilo que, com “muito gosto”, estas crianças e jovens trabalham durante as aulas.

Presentes nesta abertura da iniciativa, a par do diretor do Agrupamento de Escolas e da vereadora São Silveirinha, marcaram também presença, entre outros, a vereadora Fátima Vitorino e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo.

APPACDM dá a conhecer projeto de Atividades Socialmente Úteis

Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas

O projeto de Atividades Socialmente Úteis do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas é apresentado esta terça-feira, 28 de maio, aos municípios e empresários dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

A apresentação do projeto, que tem lugar nas instalações da APPACDM, a partir das 16h30,  tem como objetivo a divulgação e venda de souvenirs alusivos aos referidos concelhos, elaborados pelos utentes do CACI.

Parque Ecológico de Esperança poderá ser uma realidade dentro de um ano

O Município de Arronches assinou, recentemente, o contrato de adjudicação da obra do Parque Ecológico e Urbano de Esperança, com a empresa Agrocinco.

Considerando que aquele será, no futuro, “um pólo de atração” da freguesia, uma vez que contará com “um espelho de água, zonas de lazer, um anfiteatro ao ar livre e um percurso pedonal”, o presidente da Câmara, João Crespo, revela que as obras, entre a Piscina Municipal e o Loteamento das Pratas, terão início “muito em breve”.

“Queremos que seja um espaço utilizado pela população, mas também por quem nos visita. É um espaço que, neste momento, está totalmente desocupado”, explica o autarca.

Esperando que possa estar concluída dentro de um ano, João Crespo revela que a obra, resultado de um investimento de cerca de 630 mil euros, vai avançar, mesmo antes da abertura de avisos para a sua candidatura a fundos comunitários. “A obra vai iniciar-se já, sem estarem os avisos abertos, porque, felizmente, a situação financeiro do município assim o permite”, garante o autarca, por mais que espere que esses avisos abram “rapidamente”, para se conseguir “minimizar um investimento que é muito significativo”.

O Parque Ecológico e Urbano de Esperança terá uma área total de mais de 15 mil metros quadrados.

Mural de homanagem a Rui Nabeiro inaugurado em Degolados

Um mural de homenagem ao comendador Rui Nabeiro, produzido pelo artista plástico Vice-Versa, foi inaugurado no passado sábado, 25 de maio, em Degolados, no concelho de Campo Maior.

A sessão de inauguração contou com as intervenções do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, de Ricardo Pinheiro, deputado na Assembleia da República, do presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, João Cirilo, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro.

Estiveram ainda presentes os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, e a secretária e tesoureiro da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira e Bruno Marques, respetivamente.

Mário Centeno debate literacia financeira com jovens no MACE

Mário Centeno, o governador do Banco de Portugal, vai estar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), na próxima sexta-feira, 31 de maio, a partir das 9h30, num encontro com alunos da Escola Secundária D. Sancho II, para falar aos estudantes sobre literacia financeira.

O antigo ministro das Finanças vem a Elvas a convite do comendador António Cachola, que explica que esta conversa, que resulta de uma “organização conjunta do MACE e da Escola Secundária de Elvas” serve, sobretudo, para sensibilizar os jovens para a importância dos conhecimentos da ciência económica, “fundamentais para a nossa vida do dia a dia”.

“O professor Mário Centeno vai falar de questões como as taxas de juro e a inflação e não é por acaso que vamos fazer esta conversa no museu”, explica o colecionador. Para além da importância da literacia financeira, no quotidiano, diz António Cachola, também “é muito importante que tenhamos ligação à questão das humanidades, às artes e à cultura. Portanto, vai ser simbólico. Vamos vir ao museu e é no museu que essa conversa vai ter lugar”, remata.

Alunos de Elvas conquistam pódio em competição de desportos inteligentes

Os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas n.º 3 de Elvas, do Clube de Robótica e Programação AE3Elvas, sob a coordenação do professor Bruno Monteiro, alcançaram o pódio na primeira edição da MWRC Smart Sports Competition (VinciBot), que decorreu no âmbito do Scratch Day 2024. Este evento teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, no passado sábado, dia 25 de maio.

O Scratch Day é um evento mundial promovido pelo MIT Media Lab, centrado na linguagem de programação Scratch e na sua comunidade. O objetivo é divulgar o uso do Scratch e sublinhar a importância do desenvolvimento da fluência computacional e da computação criativa entre pessoas de todas as idades.

Pela primeira vez, e fruto de uma parceria com a empresa MatataStudio, os alunos de 8 e 9 anos participaram na MWRC Smart Sports Competition (VinciBot). Esta competição de desportos inteligentes inspirou o pensamento lógico, aprimorou as habilidades de codificação e fomentou o espírito de equipa, através da combinação de aprendizagem científica e tecnológica no design de robôs e controlo de programação.

Os alunos do Agrupamento nº3 de Elvas destacaram-se, alcançando todas as posições do pódio no campeonato realizado por 15 equipas nacionais, sendo que os alunos Pedro e Salvador do 4º ano, da escola de EB1/JI de  Vila Boim, ganharam o primeiro lugar, seguidos pelas colegas Maria e Leonor, do 3º ano da escola da EB1/JI da Terrugem, que alcançaram o segundo lugar, e as alunas Matilde e Leonor, do 3º ano de Vila Boim, atingiram o terceiro lugar.

Os alunos que conquistaram o primeiro lugar irão participar na prova final do MWRC Smart Sports Competition (VinciBot) que irá decorrer em Pequim, na China.