Bencatel: II Feira de Santa Ana arranca este sábado

A segunda edição da Feira de Santa Ana, em Bencatel, no concelho de Vila Viçosa, decorre este fim de semana, dias 11 e 12 de maio, numa organização da Junta de Freguesia com o apoio do município.

Ruth Marlene, no dia 11, e Bombocas no dia 12, são os cabeças de cartaz da edição deste ano do certame. Segundo a junta de freguesia, este ano a aposta recaiu num “num programa muito rico e diversificado com uma grande variedade de componentes desportivas e musicais”.

As festividades decorrem na Praceta José Augusto Rosado, na freguesia de Bencatel.

Caminhada do Dia da Mãe este domingo em Vila Boim

A União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim promove no próximo domingo, 12 de maio, uma caminhada do Dia da Mãe, em Vila Boim.

O percurso, com um total de 11 quilómetros, tem partida marcada para as 8 horas, na Praça da República daquela freguesia do concelho de Elvas.

No final, aos participantes, será oferecido um lanche almoçarado, oferecido pela União de Freguesias, Caminheiros de Vila Boim, Luís Besugo, João Alabaça e Padaria do Rossio. Os participantes só precisam de levar prato, talheres e copo.

Trânsito regulado por semáforos na EN373 em Campo Maior até dia 19

Devido aos trabalhos realizados no âmbito da empreitada “Melhoria de acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior” o trânsito na EN373, entre o km 9,2 e o km 9,9, encontra-se condicionado com recurso a circulação alternada regulada por semáforos, informa o município.

Prevê-se que esta situação se mantenha até ao próximo dia 19 de maio, pelo que o município pede “a compreensão para os transtornos causados” e apela a que “adote uma condução prudente”.

Carmen Garcia dá a conhecer as suas obras na Feira do Livro de Vila Viçosa

A feira do livro de Vila Viçosa, que decorre até às 20 horas de domingo, 12 de maio, num antigo restaurante da Praça da República, em frente à Câmara Municipal, conta este sábado, dia 11, com dois momentos de apresentação de livros.

Pelas 15 horas, será Mónica Guerra a dar a conhecer as suas obras ao público presente, seguindo-se, hora e meia depois, Carmen Garcia, conhecida como autora do blog “A Mãe Imperfeita”.

Todos os livros de Carmen Garcia, “que dispensa apresentações”, diz o responsável pela Rota do Livro, Rui Oliveira, entidade parceira do Município de Vila Viçosa na organização do evento, estão disponíveis nesta feira. “A Mónica Guerra vem apresentar também o seu último livro, que foi publicado por nós. Ela faz rádio em Vila Franca de Xira mas, ao mesmo tempo, é também uma ótima escritora”, diz ainda.

Já no domingo, no último dia do evento, caberá a Rui Marcelino apresentar os seus mais recentes livros nesta feira de Vila Viçosa, pelas 16h30.

Escola de Campo Maior descontente com manutenção de aluno problemático

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, através da sua Comissão Permanente, expõe, numa carta enviada à nossa redação, a sua posição em relação às condições de segurança nas escolas e as medidas propostas para resolver e mitigar os problemas de segurança nos recintos escolares.

Na carta, a Comissão manifesta o seu “profundo desagrado da comunidade educativa nele representada (Docentes, Pessoal não Docente, Alunos, Encarregados de Educação, Câmara Municipal, Comunidade Local) pelo facto de a tutela mandar arquivar o processo de um aluno que havia sido proposto pelo Diretor para transferência de escola”.

Na mesma carta, pode ler-se que esta decisão nega “a autoridade do órgão diretivo das escolas e o esforço diário dos elementos da equipa da disciplina e do pessoal docente e não docente, obrigando a uma situação insustentável no seio do agrupamento, dando um sinal de tolerância inaceitável a comportamentos de violência e de falta de respeito pelas regras elementares de sã convivência, plasmadas no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, no Regulamento Interno, no Código de Conduta e na Lei em Geral”.

Devido a esta situação são feitas várias exigências, como:

“- a presença da equipa da escola segura, diariamente, junto às escolas, nomeadamente nos períodos de maior frequência, horários de entrada e de saída, bem como nos intervalos maiores da manhã e da tarde.

– o reforço do pessoal assistente operacional, especialmente treinado e qualificado para enquadrar eventuais situações de violência, e colocá-lo em permanência junto aos locais onde já se registaram ocorrências graves ou em que haja maior probabilidade de acontecerem.

– a garantia do rácio diário efetivo de todo o pessoal não docente. Se houver pessoal não docente a faltar, deverão ser tomadas medidas diárias, imediatas e urgentes, de substituição do mesmo, nomeadamente em áreas menos vigiadas ou de maior probabilidade de insegurança.

– que a Direção do Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal, a Associação de Pais e Encarregados de Educação e o Ministério Público, reúnam, sempre que necessário, com vista a clarificar a situação de segurança vivida nas escolas pelos alunos e seus profissionais e tomem medidas que ponham um fim efetivo a situações de violência nas mesmas e que convirjam para a redução real da perceção de insegurança e de medo, interiorizada por alguns elementos da comunidade escolar.

– a realização de um Conselho Municipal de Segurança para analisar as situações em relação à comunidade escolar, num âmbito mais alargado, e propor medidas efetivas de resolução dos problemas de insegurança na comunidade e nas escolas.

– o conhecimento das conclusões já havidas nas reuniões do Conselho Municipal de Educação em relação à matéria de segurança, bem como as propostas concretas das entidades a ele pertencentes, nomeadamente Associação de Pais/Encarregados de Educação e Direção do Agrupamento de Escolas.

– apoio específico para as escolas, nomeadamente, pessoal técnico (jurista) e formação, também na área jurídica, para evitar eventuais lapsos técnico-jurídicos nos processos disciplinares.

– articulação constante entre Câmara Municipal, Associação de Pais e Direção do Agrupamento de Escolas, e outras entidades como a CPCJ, na promoção de atividades com alunos e profissionais da educação para combater a violência em meio escolar”.

A Comissão Permanente afirma que algumas destas medidas “estão a ser implementadas, outras irão, certamente, a seu tempo, ser concretizadas”.

Imediatamente, e a curto prazo, pode também ler-se “é urgente e impreterível o controlo efetivo, permanente e rigoroso das entradas e saídas das escolas com vista à segurança dentro dos recintos escolares para garantir a paz e o respeito na comunidade escolar”.

A Comissão apela ainda a toda a comunidade educativa para que se una “em torno deste desiderato e que, sem exceções, cumpra e faça cumprir as regras em vigor para bem de todos, nomeadamente das crianças e jovens que frequentam as escolas”.

Tendo presente que, “nada justifica nem legitima qualquer forma de violência”, é feito ainda um apelo às autoridades e entidades que trabalham direta ou indiretamente com crianças e jovens, que “ajudem a comunidade escolar a multiplicar o trabalho de promoção de uma inclusão séria e eficaz, efetivando, nos termos das suas competências, um controlo efetivo e uma ação forte e assertiva em todas as situações que o exigem, a bem da educação, a bem de todos”.

Esperança em festa com segunda edição da Feira de Maio

Esperança, no concelho de Arronches, está em festa este fim de semana, entre esta sexta-feira, 10 de maio, e domingo, dia 12, com a segunda edição da Feira de Maio, promovida pela associação Esperança Sobre Rodas.

O evento, a ter lugar no campo da feira e que conta com diversos atrativos, volta a ser uma aposta, dado o “sucesso” que teve no ano passado, de acordo com o presidente da associação, João Carlos Felisberto. “É uma iniciativa que serve para relembrar os tempos antigos, de quando havia Feira de Maio em Arronches, mas  decidimos fazer em Esperança, porque é de lá que nós somos”, adianta o responsável.

A par dos espetáculos musicais, entre os quais se destaca um concerto dos Los Romeros, este sábado à noite, há muitos outros motivos para uma visita ao certame: “temos uma pequena exposição de gado, tudo o que esteja relacionado com agricultura, cerca de 40 stands de artesanato, stands de automóveis, tasquinhas, restaurantes, uns carrosséis para as crianças e umas máquinas de jogos e diversões”.

No domingo, pelas 19 horas, e no âmbito desta feira, tem início o II Encontro de Cante Alentejano, com as participações de três grupos: “Os Lagoias”, de Portalegre; o Grupo Coral dos Trabalhadores das Alcáçovas e o Grupo Coral Fora d’Oras, de Montemor-o-Novo. Ainda antes da atuação de cada grupo, haverá desfile pelo recinto da feira.

Na organização do evento, a associação Esperança Sobre Rodas conta com o apoio do Município de Arronches e das Juntas de Freguesia do concelho.

Conheça a programação completa:

Núcleo do SCP de Campo Maior celebra título de campeão com festa este sábado

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal, em Campo Maior, celebra este sábado, 11 de maio, a conquista do campeonato nacional com um convívio entre sócios e adeptos do clube de Alvalade.

Esta festa, que só chega ao fim depois do jogo do Sporting frente ao Estoril, com início às 18 horas, segundo revela o presidente da coletividade, Vasco Orelhas, faz-se com um almoço convívio.

“É a nossa festa do nosso 24º título de campeão nacional. Está previsto os festejos começarem ao meio-dia. Iremos de seguida dar início a um almoço, uma churrascada”, adianta o responsável. Para os mais novos, e para que pais possam estar “em confraternização”, haverá insufláveis e pinturas faciais.

Feliz com o título, Vasco Orelhas confessa que os sportinguistas querem agora alcançar a “dobradinha”, conquistando a Taça de Portugal.

Feira Medieval Ibérica de Avis começa esta sexta-feira

Foto arquivo

A Feira Medieval Ibérica de Avis tem início já esta sexta-feira, 10 de maio e decorre até domingo, dia 12. Este ano o tema escolhido é “D. João I e os Príncipes de Avis”.

Ao longo de três dias o Centro Histórico de Avis será palco da recriação de episódios históricos que, à luz das obras literárias da autoria de D. João I e dos seus filhos D. Duarte e D. Pedro, retratam a sociedade dos séculos XIV e XV, as lutas de poder, quer de Portugal com Castela, quer dentro da própria realeza, a estratificação social, as dinâmicas e vivências quotidianas das diversas classes sociais.

Através das representações teatrais, dos torneios a pé e a cavalo, das brincadeiras dos jograis, das músicas e danças medievais, da degustação de sabores tradicionais, os visitantes imergem na Idade Média.

A programação completa deste primeiro dia para conhecer abaixo:

16h00 | Lançamento do Jornal da Ordem de Avis, Notícias Medievais, n.º 11 [Auditório do CIOA]

17h00 | Conferência “O Livro de Naturas e outros fragmentos da Medicina no Portugal Medievo” – Prof. Ana Marta Pinto [Auditório do CIOA]

19h00 | Cortejo de homenagem ao nascimento de Afonso, filho de D. João, Mestre de Avis e Inês Pires (1370-1377) [Burgo]

19h30 | Notícias da carta de mandado de D. João I, ao corregedor da Comarca sobre como deveriam proceder quando aparecessem Castelhanos a acusar portugueses de roubo de Cavalos e Bestas (1393-08-25) [Burgo]

20h00 | Comeres e beberes nas tabernas da Feira [Terreiro do Convento e Praça Nova]

21h00 | Notícia do assassinato de Maria Teles, por D. João de Casto, seu marido e meio irmão de D. João, Mestre de Avis (1379) [Terreiro do Convento e Praça Nova]

21h30 | Bailias dos Anciãos da atribuição da Bula Rationi congruit, do Papa Inocêncio VII, autorizando a substituição do escapulário dos freires da Ordem pela cruz verde sobre o peito (1404-11-11) (Animasénior) [Terreiro do Convento]

22h00 | Pregão das alterações da Bula Dilectis fillis, do antipapa João XXIII, que possibilitava a substituição das orações dos freires, Pai Nossos, Ave Marias e Glórias pela leitura de salmos e ladainhas. (1413-09-16) [Terreiro do Convento]

23h00 | Heresias da Bruxa Joana Sapa que ouviu a Fernão Lopes falar da Capação do Escudeiro de D. Pedro I, Afonso Madeira [Ruas do Burgo]

23h30 | Teatro de Fogo: Esconjuros das feiticeiras e das bruxas maldizentes do reino, queimas das demónias de Barrabás contra a Bula Etsi cunctis, do antipapa João XXIII, que regulamentava sobre vestuário, ornatos, armas e animais de caça (1413-10-16) [Terreiro do Convento]

00h00 | Festejos e folguedos populares em honra da confirmação do Tratado de Windsor entre Portugal e Inglaterra (1386) [Terreiro do Convento e Praça Nova]

 

“Ervas & Companhia” de regresso a Orada já este fim de semana

A iniciativa “Ervas & Companhia” está de regresso à freguesia de Orada, no concelho de Borba, esta sexta-feira, 10 de maio, e decorre até domingo, dia 12.

O certame dá destaque às ervas e plantas silvestres comestíveis, aromáticas e medicinais.

A inauguração, esta sexta-feira, 10 de maio, está marcada para as 19 horas, com o Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, seguindo-se uma degustação de produtos com flores comestíveis e silvestres, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Esta noite é Tanya quem atua pelas 22.30 horas, no certame, seguindo a animação com o Dj Cyer G.

“Ervas & Companhia” resulta de uma organização da Casa da Cultura de Borba, do município e junta de freguesia de Orada.

A programação completa para conhecer nos cartazes abaixo:

Câmara de Elvas reforça aposta no meio ambiente com investimento de um milhão

A Câmara Municipal de Elvas, que tem vindo a reforçar a sua aposta no meio ambiente, adquiriu, recentemente, várias viaturas para recolha de resíduos e biorresíduos, contentores, compostores e papeleiras, algumas delas com sacos para dejetos animais.

Ao todo, revela o presidente da Câmara, Rondão Almeida, foi já investido cerca de um milhão de euros, para que a cidade seja “um exemplo” em termos de limpeza e para que se possa fazer “a diferença” no que toca aos biorresíduos, isto é, na separação de cascas de legumes e frutas e restos de comida, entre outros, do chamado lixo comum.

“Foram compradas cinco viaturas, duas totalmente novas”, explica o presidente, que dá conta que só essas duas viaturas custaram “à volta de meio milhão de euros”. “Dotámos também a Câmara de mais pessoal: tudo com vista a podermos fazer um serviço que, em grande parte, tinha vindo a ser feito por algumas empresas”, acrescenta.

Por outro lado, o autarca explica que, com este procedimento, foi possível travar “um concurso que estava para ser adjudicado em 2021” e que iria “aportar uma despesa anual de um milhão de euros”. Sem dúvidas de que a equipa do município, formada por 15 funcionários, conseguirá fazer o mesmo trabalho, com “menos custos” e até com “mais qualidade”, Rondão Almeida lembra que o custo que a autarquia tem com a limpeza e o transporte de resíduos é imputada, aos munícipes, na fatura da água. “Se aportássemos esse milhão de euros que estava previsto, essa tarifa teria um disparo brutal”, assegura.

Agora, o município começa a instalar os cerca de 350 contentores adquiridos, junto aos restaurantes e hotéis, para que seja feita a separação dos biorresíduos. Posteriormente, a autarquia irá fazer chegar a casa das pessoas baldes para que, a seu tempo, seja feita uma separação de matéria orgânica em todo o concelho. Os primeiros baldes, num total de dois mil adquiridos, vão ser distribuídos no Revoltilho.

Todos estes investimentos foram dados a conhecer, por Rondão Almeida à comunicação social e à população, ao início da tarde desta sexta-feira, 10 de maio, na Praça da República de Elvas.

Etiqueta energética em destaque na rubrica da DECO

A etiqueta energética é uma ferramenta importante que permite aos consumidores compreender e comparar melhor a eficiência dos eletrodomésticos que vão comprar. Desta forma, é possível fazer escolhas mais económicas e sustentáveis.

Etiqueta energética associada aos equipamentos eletrónicos é composta por sete classes de A a G, sendo que a primeira corresponde à mais eficiente e a última à menos eficiente.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica desta semana da Deco, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

APPACDM de Elvas assinala dia “memorável” com exposição na Rua de Alcamim

Fotografias de vários utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, acompanhadas por uma descrição, onde cada um desses utentes revela as suas vontades e dá conta das suas capacidades de decisão, estão esta sexta-feira, 10 de maio, em Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, em exposição na Rua de Alcamim.

Este, que é um dia “memorável”, dado que é a primeira vez que é celebrado em Portugal, diz o presidente da instituição, Luís Mendes, tem vindo a ser assinalado, ao longo de toda a semana, através das redes sociais. Hoje, a APPACDM quis sair à rua, sendo que, através desta exposição, procura transmitir à população o trabalho que é desenvolvido, diariamente, para um “empoderamento” e “capacitação” dos seus utentes.

“Estamos na Rua de Alcamim para estarmos na sociedade, porque caminhamos e trabalhamos para uma sociedade inclusiva”, adianta Luís Mendes, que lembra ainda que, “passo a passo”, a instituição tem vindo a conseguir permitir a integração destas pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. “Estas pessoas estão capacitadas, conseguem trabalhar, conseguem criar vínculo com os locais onde vão fazer serviço e as suas tarefas, comprovando-se, dessa forma, que somos iguais”, diz ainda o presidente da APPACDM.

Vários utentes estiveram esta manhã a visitar a exposição, sendo que também foram distribuídos separadores de livros, onde são expressos os direitos das pessoas com deficiência intelectual. A exposição pode ser visitada até às 16 horas.

De recordar que também por esta ocasião, é hoje emitida uma entrevista na Rádio Elvas sobre este Dia Nacional (para ler e ouvir aqui).

Grupo TT Toca do Lobo de Campo Maior apresenta-se este sábado à comunidade

O Grupo TT Toca do Lobo de Campo Maior, uma nova associação sem fins lucrativos, relacionada com as atividades motorizadas de veículos de todo o terreno dá-se a conhecer à comunidade, na amanhã, sábado, dia 11 de maio, no Baluarte de São Sebastião.

José Varela, vice-presidente do Toca do Lobo, revela que este “grupo de amigos, criado recentemente, tem a motivação de realizar atividades recreativas, relativas ao desporto motorizado TT, em colaboração com outras instituições do concelho”.

Outro dos objetivos do Grupo passa por “promover o desporto motorizado e reativar os passeios turísticos Todo-o-Terreno, para colocar Campo Maior no mapa, deste tipo de passeios”.

Este grupo apresenta-se amanhã, à população, no Baluarte de São Sebastião. Depois da apresentação, revela José Varela, há uma demonstração e convívio, na zona industrial, local onde há uma pista para veículos TT, e porco no espeto para toda a comunidade”.

José Varela adianta ainda que atualmente a Associação, com sede na Avenida António Sérgio, conta com 13 elementos, sendo que brevemente abrirá inscrições para novos sócios.

A apresentação do Grupo TT Toca do Lobo Campo Maior está marcada para amanhã, às 11 horas, no Baluarte de São Sebastião.

A Evolução da Cibernética e das Tecnologias de Aprimoramento Humano

No cenário tecnológico em constante evolução de hoje, os campos da cibernética e do aprimoramento humano estão na vanguarda da inovação. Desde os fundamentos teóricos estabelecidos pelos pioneiros como Norbert Wiener até os desenvolvimentos de ponta em neuropróteses e interfaces cérebro-computador, a evolução dessas disciplinas transformou a forma como percebemos e interagimos com a tecnologia. Essa revolução tecnológica não se limita apenas ao aprimoramento do desempenho humano, mas também abrange a expansão de novas oportunidades de entretenimento e das plataformas online como 777 Bet Cassino. Este artigo explora a rica história, os conceitos fundamentais e as implicações éticas em torno da convergência da cibernética e das tecnologias de aprimoramento humano.

Cibernética, derivada da palavra grega “kybernetes” que significa “timoneiro” ou “governador”, é o estudo interdisciplinar do controle e comunicação no animal e na máquina. Abrange uma ampla gama de disciplinas, incluindo matemática, engenharia, biologia e filosofia, com o objetivo de compreender e projetar sistemas que exibem auto-regulação e adaptação.

História Inicial da Cibernética

Origens e Influências

As raízes da cibernética remontam a tempos antigos, com investigações filosóficas iniciais sobre a natureza do controle e organização. No entanto, o conceito moderno de cibernética surgiu no meio do século XX, influenciado pelos desenvolvimentos em matemática, teoria da informação e engenharia.

Figuras Chave na Cibernética Inicial

Figuras notáveis na história inicial da cibernética incluem Norbert Wiener, que cunhou o termo em sua obra seminal “Cibernética: ou o Controle e Comunicação no Animal e na Máquina”, e Claude Shannon, cujo trabalho inovador em teoria da informação lançou as bases para os princípios cibernéticos.

Conceitos Básicos de Cibernética

Circuitos de Feedback

No cerne da cibernética está o conceito de circuitos de feedback, mecanismos pelos quais sistemas recebem informações sobre sua saída e as usam para regular seu comportamento. Os circuitos de feedback são ubíquos na natureza e na tecnologia, desempenhando um papel fundamental na manutenção da estabilidade e na otimização do desempenho.

Sistemas de Controle

Sistemas cibernéticos são caracterizados por sua capacidade de exercer controle sobre seu ambiente por meio de mecanismos de feedback. A teoria do controle, um ramo da cibernética, fornece estruturas matemáticas para analisar e projetar sistemas de controle, permitindo que engenheiros construam máquinas inteligentes e sistemas autônomos.

Aplicações da Cibernética

Robótica e Automação

Uma das aplicações mais proeminentes da cibernética está no campo da robótica e automação. Princípios cibernéticos são usados para projetar robôs capazes de detectar seu ambiente, tomar decisões e realizar tarefas com precisão e eficiência.

Inteligência Artificial

Abordagens cibernéticas também contribuíram para o desenvolvimento da inteligência artificial, permitindo que máquinas aprendam com dados, se adaptem a condições em mudança e exibam comportamento inteligente. Desde redes neurais até algoritmos de aprendizado por reforço, os princípios cibernéticos fundamentam muitas tecnologias de IA.

Evolução das Tecnologias de Aprimoramento Humano

Definição e Escopo

As tecnologias de aprimoramento humano abrangem uma variedade diversificada de intervenções destinadas a aumentar as capacidades humanas, desde aprimoramentos físicos, como próteses e implantes, até aprimoramentos cognitivos, como interfaces cérebro-computador e neuroestimulação. Essas tecnologias têm o potencial de revolucionar diversos aspectos da vida humana, incluindo o envolvimento dos fãs em áreas como entretenimento, esportes e cultura. Ao integrar essas inovações, os criadores de conteúdo e os produtores de eventos podem oferecer experiências mais imersivas e envolventes para o público, permitindo uma conexão mais profunda e significativa entre os fãs e o conteúdo que consomem.

Desenvolvimento Histórico

A busca por aprimorar as habilidades humanas é tão antiga quanto a civilização, com sociedades antigas experimentando vários métodos de aprimoramento, desde remédios à base de ervas até dispositivos mecânicos. Nos tempos modernos, avanços na medicina, biotecnologia e computação deram início a uma nova era de tecnologias de aprimoramento humano, oferecendo oportunidades sem precedentes para melhorar a saúde, o desempenho e o bem-estar humanos.

A Interseção da Cibernética e do Aprimoramento Humano

Ciborgues e Próteses

Princípios cibernéticos são integrais para o desenvolvimento de membros e implantes protéticos avançados, permitindo a integração perfeita com o corpo humano e o controle natural por meio de interfaces neurais. O surgimento de ciborgues — parte humano, parte máquina — representa uma convergência da cibernética e do aprimoramento humano, borrando as fronteiras entre biologia e tecnologia.

Interfaces Cérebro-Computador

Interfaces cérebro-computador (ICCs) alavancam princípios cibernéticos para estabelecer comunicação direta entre o cérebro e dispositivos externos, abrindo novas possibilidades para controlar computadores, próteses e até sistemas robóticos inteiros apenas com o poder do pensamento. As ICCs possuem um potencial imenso para pessoas com deficiências, oferecendo mobilidade, comunicação e independência restauradas.

Considerações Éticas

Privacidade e Vigilância

A integração de tecnologias cibernéticas no corpo humano levanta profundas preocupações éticas sobre privacidade, segurança e autonomia. À medida que dispositivos vestíveis e sensores implantáveis se tornam cada vez mais prevalentes, surgem questões sobre quem tem acesso aos nossos dados pessoais e como eles estão sendo usados.

Equidade e Acesso

A distribuição desigual de tecnologias de aprimoramento humano levanta preocupações sobre justiça social e acessibilidade. À medida que os aprimoramentos se tornam mais sofisticados e caros, comunidades marginalizadas podem ser deixadas para trás, exacerbando disparidades existentes na saúde e no bem-estar.

Direções Futuras e Desafios

Integração de Cibernética e Biologia

O futuro do aprimoramento humano está na interseção da cibernética e da biologia, com avanços em campos como biotecnologia, genética e nanotecnologia prometendo revolucionar nossa compreensão das capacidades e limitações humanas. Questões éticas e filosóficas sobre a natureza da humanidade e identidade continuarão a desafiar nossas suposições e valores.

Estruturas Regulatórias

À medida que as tecnologias de aprimoramento humano se tornam mais difundidas, formuladores de políticas e reguladores enfrentam a tarefa intimidante de equilibrar inovação com preocupações de segurança e ética. Estabelecer estruturas regulatórias robustas que protejam os direitos individuais e promovam a inovação responsável será crucial para garantir que as tecnologias de aprimoramento humano beneficiem a sociedade como um todo.

Conclusão

A evolução da cibernética e das tecnologias de aprimoramento humano inaugurou uma nova era de possibilidades, desde próteses avançadas e interfaces cérebro-computador até o borrão das fronteiras entre biologia e tecnologia. Ao navegarmos pelas implicações éticas e sociais desses avanços, é imperativo que abordemos o aprimoramento humano com cautela, compaixão e um compromisso com a equidade e justiça.

 

 

 

Exposição Canina de Elvas promete voltar a ser “um grande sucesso”

Centenas de exemplares caninos vão estar, este sábado, 11 de maio, em exposição no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, naquela que é já a 34ª edição da Exposição Canina Internacional.

Aberta a exemplares de todas as raças de cães e variedades oficialmente reconhecidas, registadas em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional, esta exposição canina promete voltar a ser “um grande sucesso”, garante a vereadora Vitória Branco. “Miúdos e graúdos adoram esta exposição, com as mais variadas raças de cães, pelo que contamos com a presença de todos”, acrescenta.

A vereadora revela que o evento, que decorre ao longo de todo o dia, inicia-se com diferentes provas logo às 9 horas. “Ao longo do dia, vão sendo selecionados os vencedores de cada grupo”, para que, entre as 17 e as 18 horas, sejam distinguidos “os melhores dos melhores”.

Lembrando que as entradas são gratuitas, Vitória Branco, em nome do Município de Elvas, convida todos a passarem pelo Centro de Negócios Transfronteiriço, este sábado, para “um dia agradável”.

A exposição canina é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio da Federação Cinológica Internacional e do Clube Português de Canicultura.

Caminhada da Primavera este sábado em Degolados

A Caminhada da Primavera realiza-se amanhã, sábado, 11 de maio, em Degolados, numa organização da junta de freguesia, em colaboração com a União Futebol de Degolados e o GEDA, com apoio do Município de Campo Maior.

João Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, revela que a caminhada, “que no ano passado correu muito bem, tem um percurso de dez quilómetros e, no final, será serviço um almoço para os participantes no Polivalente da freguesia”.

O objetivo desta caminhada passa por “promover a atividade física junto da população, bem como o convívio entre os participantes”, acrescenta João Cirilo.

Caminhada de Primavera que decorre amanhão, em Degolados, com concentração marcada para as 9 horas, no Polivalente da freguesia.

Arkus: 20 anos de história que se inicia com a arte da representação

Foi há 20 anos que a Arkus surgiu em Elvas, uma data que celebrada esta sexta-feira, 10 de maio, ao final da tarde, na sede da coletividade.

A associação juvenil, que nasceu como uma companhia de teatro, recorda o seu presidente, o professor Carlos Beirão, é, atualmente, muito diferente daquela que deu os primeiros passos no seio da Escola Secundária D. Sancho II. “A escola secundária é a nossa mãe. Foi aí que tudo começou. Entretanto, criámos os grupos de teatro e, muitas vezes, para nós podermos atuar, até por sugestão do próprio presidente da Câmara, Rondão Almeida, a quem agradecemos, criámos a associação. A partir daí, as coisas começaram a evoluir”, começa por recordar Carlos Beirão.

Mais tarde, e já com uma sede, localizada junto à antiga Escola Agrária de Elvas, a Arkus, depois de “muito trabalho, de muitas atividades, de muitos intercâmbios, está hoje “em todas as frentes”.

Para além do teatro, que tem sido sempre uma das principais apostas da associação, a Arkus dedica-se hoje à música, através do grupo das Roncas d’Elvas e de momentos de animação no Hotel Vila Galé; ao desporto, com o andebol; aos mais novos, com diversas atividades de ocupação de tempos livres e às chamadas “Férias Ativas”, promovidas pela Câmara Municipal; e ainda aos seniores, não só com o grupo de teatro, mas também com diversas atividades promovidas ao longo de todo o ano.

Carlos Beirão destaca ainda as visitas guiadas e teatralizadas, que a Arkus promove aos fins de semana, dando a conhecer aos visitantes e turistas a história e os monumentos da cidade de Elvas.

“Para nós é muito bom que as pessoas nos aceitem e também que as pessoas saibam que nós estamos para ajudar. Tentamos sempre dar resposta às propostas que nos fazem”, diz ainda o presidente da associação.

Hoje, como é dia de festa, a partir das 18h30, a Arkus vai reunir, na sua sede, amigos, colaboradores e entidades parceiras, como a Câmara Municipal de Elvas e as juntas de freguesia, para soprar as velas deste 20º aniversário.

Portugal celebra pela primeira vez o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual

Hermínia Almeida (psicóloga), Alexandra Gonçalves (utente) e Sónia Mourato (psicomotricista)

Celebra-se esta sexta-feira, 10 de maio de 2024, e pela primeira vez em Portugal, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, depois de aprovada a proposta, no ano passado, pela Assembleia da República.

A data passa agora a ser celebrada depois do Parlamento, explica a psicomotricista na APPACDM de Elvas, Sónia Mourato, ter dado luz verde a uma petição, “com mais de dez mil assinaturas”, numa iniciativa promovida pela Humanitas, a Federação Portuguesa para a Deficiência Mental.

10 de maio é a data de nascimento de Dwight Mackintosh, que se tornou num dos pintores mais conhecidos dos Estados Unidos e a quem foi diagnosticado um “atraso mental” aos 16 anos e que esteve institucionalizado durante 56 anos. “Através da história deste artista, pretende-se valorizar e representar a pessoa com deficiência intelectual no seu todo”, adianta Sónia Moura.

Este dia tem como objetivo “dar maior relevância e visibilidade às pessoas com deficiência intelectual e respetivas famílias, de forma a permitir uma maior mobilização e sensibilização da sociedade civil”. Ao mesmo tempo, procura-se “sublinhar o empoderamento e autodeterminação da pessoa com deficiência intelectual”, bem como “desmitificar alguns preconceitos relacionados com a deficiência intelectual e sensibilizar a sociedade para a importância do respeito e da inclusão destas pessoas, em prol da melhoria da sua qualidade de vida”.

Deficiência intelectual, explica esta profissional, “é a condição caracterizada pela existência de limitações ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, surgidas durante a infância ou adolescência”. A integração no mercado de trabalho, bem como na própria sociedade, é a principal dificuldade com que estas pessoas se debatem.

Para ir de encontro às necessidades das pessoas com deficiência intelectual, a APPACDM de Elvas tem vindo, ao longo dos anos, a apostar em diferentes valências e respostas sociais, até porque, lembra a psicóloga Hermínia Almeida, a população-alvo da instituição é, precisamente, pessoas com este tipo de deficiência. As atividades do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) são uma dessas valências, que “visam a valorização pessoal e a integração social de pessoas com deficiência, com vista a promover os níveis de qualidade de vida, nas suas várias dimensões”. Por outro lado, tem sido grande também a aposta na formação profissional, para uma posterior integração no mercado de trabalho, bem como na autonomização dos utentes, através das residências de inclusão.

Quem já conseguiu ingressar no mercado de trabalho é Alexandra Gonçalves, utente do CACI: três vezes por semana é ela quem faz as limpezas nos Armazéns Marvanejo, em Elvas. Assegurando gostar muito do que faz, vendo o seu trabalho ser compensado monetariamente, esta jovem não esconde o seu entusiasmo por ser uma mais-valia para a empresa. Alexandra é também uma das utentes da APPACDM que integra o grupo de auto-representação da instituição, através do qual se dá voz às pessoas com deficiência.

A entrevista completa com Sónia Mourato, Hermínia Almeida e Alexandra Gonçalves, neste Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, para ouvir no podcast abaixo:

Encontro de gestantes esta sexta-feira em Elvas

A assessora materno-infantil Daniela Andrade vai abordar, esta sexta-feira, 10 de maio, em Elvas, num encontro de gestantes, vários temas importantes para as jovens mães:  exterogestação, aleitamento, fases e consistência do leite; baby blues, autoconfiança e os cinco S’s.

Este encontro realiza-se no Hotel D. Luís, a partir das 16 horas.

A entrada está sujeita a reserva pelo telefone +351 938 620 213, através do Whatsapp. Para assistir, as participantes devem levar consigo um quilo de um alimento não perecível.

Daniela Andrade promete “um mergulho num universo encantado e cheio de desafios”.

Casa da Cultura animada pela Universidade Sénior no festival “Elvas Dança”

O Festival “Elvas Dança” prosseguiu esta quinta-feira, dia 9 de maio, com a atuação da turma de Dança da Universidade Sénior de Elvas.

Os participantes apresentaram as suas coreografias na Casa da Cultura e animaram o início da tarde, mostrando os seus dotes de dançarinos. A vice-presidente do Município de Elvas, Anabela Cartas, representou a autarquia nesta iniciativa.

“Elvas Dança” continua esta sexta-feira, pelas 15 horas, na Casa da História Judaica, com os alunos de Dança do Agrupamento de Escolas N° 3 de Elvas.