APPACDM de Elvas assinala dia “memorável” com exposição na Rua de Alcamim

Fotografias de vários utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas, acompanhadas por uma descrição, onde cada um desses utentes revela as suas vontades e dá conta das suas capacidades de decisão, estão esta sexta-feira, 10 de maio, em Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, em exposição na Rua de Alcamim.

Este, que é um dia “memorável”, dado que é a primeira vez que é celebrado em Portugal, diz o presidente da instituição, Luís Mendes, tem vindo a ser assinalado, ao longo de toda a semana, através das redes sociais. Hoje, a APPACDM quis sair à rua, sendo que, através desta exposição, procura transmitir à população o trabalho que é desenvolvido, diariamente, para um “empoderamento” e “capacitação” dos seus utentes.

“Estamos na Rua de Alcamim para estarmos na sociedade, porque caminhamos e trabalhamos para uma sociedade inclusiva”, adianta Luís Mendes, que lembra ainda que, “passo a passo”, a instituição tem vindo a conseguir permitir a integração destas pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. “Estas pessoas estão capacitadas, conseguem trabalhar, conseguem criar vínculo com os locais onde vão fazer serviço e as suas tarefas, comprovando-se, dessa forma, que somos iguais”, diz ainda o presidente da APPACDM.

Vários utentes estiveram esta manhã a visitar a exposição, sendo que também foram distribuídos separadores de livros, onde são expressos os direitos das pessoas com deficiência intelectual. A exposição pode ser visitada até às 16 horas.

De recordar que também por esta ocasião, é hoje emitida uma entrevista na Rádio Elvas sobre este Dia Nacional (para ler e ouvir aqui).