Câmara de Elvas reforça aposta no meio ambiente com investimento de um milhão

A Câmara Municipal de Elvas, que tem vindo a reforçar a sua aposta no meio ambiente, adquiriu, recentemente, várias viaturas para recolha de resíduos e biorresíduos, contentores, compostores e papeleiras, algumas delas com sacos para dejetos animais.

Ao todo, revela o presidente da Câmara, Rondão Almeida, foi já investido cerca de um milhão de euros, para que a cidade seja “um exemplo” em termos de limpeza e para que se possa fazer “a diferença” no que toca aos biorresíduos, isto é, na separação de cascas de legumes e frutas e restos de comida, entre outros, do chamado lixo comum.

“Foram compradas cinco viaturas, duas totalmente novas”, explica o presidente, que dá conta que só essas duas viaturas custaram “à volta de meio milhão de euros”. “Dotámos também a Câmara de mais pessoal: tudo com vista a podermos fazer um serviço que, em grande parte, tinha vindo a ser feito por algumas empresas”, acrescenta.

Por outro lado, o autarca explica que, com este procedimento, foi possível travar “um concurso que estava para ser adjudicado em 2021” e que iria “aportar uma despesa anual de um milhão de euros”. Sem dúvidas de que a equipa do município, formada por 15 funcionários, conseguirá fazer o mesmo trabalho, com “menos custos” e até com “mais qualidade”, Rondão Almeida lembra que o custo que a autarquia tem com a limpeza e o transporte de resíduos é imputada, aos munícipes, na fatura da água. “Se aportássemos esse milhão de euros que estava previsto, essa tarifa teria um disparo brutal”, assegura.

Agora, o município começa a instalar os cerca de 350 contentores adquiridos, junto aos restaurantes e hotéis, para que seja feita a separação dos biorresíduos. Posteriormente, a autarquia irá fazer chegar a casa das pessoas baldes para que, a seu tempo, seja feita uma separação de matéria orgânica em todo o concelho. Os primeiros baldes, num total de dois mil adquiridos, vão ser distribuídos no Revoltilho.

Todos estes investimentos foram dados a conhecer, por Rondão Almeida à comunicação social e à população, ao início da tarde desta sexta-feira, 10 de maio, na Praça da República de Elvas.