Queijo volta a ser o protagonista de mais uma feira em Rio de Moinhos

Rio de Moinhos está a celebrar o queijo, este fim de semana, com mais uma edição da tradicional feira dedicada a este que é um dos produtos mais característicos do concelho e da região.

O evento, que foi inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira, 12 de abril, na Tenda Multiusos daquela freguesia do concelho de Borba, onde decorre até domingo, dia 14, ao início da noite, conta com vários espetáculos musicais e outras atividades lúdicas e culturais, a par da promoção de diversos produtos regionais, que vão para lá do queijo, como o vinho, o azeite, os enchidos, a doçaria e o artesanato.

Recordando que a feira teve de ser adiada, devido à chuva que caiu no fim de semana da Páscoa, o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo, lembra que este certame, que até começou por se realizar na sede de concelho, procura dar oportunidade dos queijeiros de Rio de Moinhos e de Borba de promoverem o seu produto “de qualidade reconhecida”.

Até ao final do primeiro trimestre de 2025, o autarca garante que a tenda multiusos de Rio de Moinhos, que é aberta nas suas laterais, será totalmente fechada, para que possa acolher todo o tipo de eventos, independentemente do estado do tempo.

Já o presidente da Junta de Freguesia, João Pires Lopes, espera que o presidente da Câmara cumpra com a sua palavra, até porque, lembra, a obra em questão estava prevista deste que este espaço foi construído pela autaquia. “Vamos aguardar, com serenidade, a promessa do senhor presidente, porque às vezes as suas palavras ficam um bocadinho no ar”, comenta. João Pires Lopes revela ainda que a maioria dos queijeiros de Rio de Moinhos marcam presença neste certame: sete dos dez que estão sediados na freguesia.

A abertura do certame esteve a cargo da Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba. Logo de seguida teve lugar uma degustação de produtos regionais, pelo IEFP, bem como a atuação de três grupos de Cante Alentejano: “Os Garridos”, de Rio de Moinhos; Grupo de Cantadeiras de Redondo; e Grupo Coral da Granja (Mourão). Ainda esta sexta-feira, atuam, pelas 22h30, “Los Chupitos”, com a animação a prosseguir com uma “Noite Jovem”, promovida pela Comissão de Festas do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de S. Tiago de Rio de Moinhos.

Amanhã, sábado, pelas 10h30, realiza-se o já tradicional desfile da Oficina da Criança, acompanhado pelo Grupo de Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho. Às 11 horas, os presentes são convidados a “Fazer as Onze”, iniciativa que contará com a participação de “Os Garridos” e às 15 horas tem início uma tarde de folclore. Pelas 21h30, sobem ao palco os Sangre Ibérico, seguindo-se mais uma “Noite Jovem”, a partir das 23h30.

Por fim, no domingo, pelas 11 horas, há atuação dos Tomba Lobose às 15 horas demonstração de Dança Jovem, com Flash Dance e convidados. O palco, a partir das 16 horas, será de vários artistas de Rio de Monhos, terminando o evento com um concerto dos Al Canti, marcado para as 19 horas. Neste último dia do evento, realiza-se ainda uma harmonização de vinhos com queijos, pela Associação de Escanções de Portugal.

A organização da feira é da responsabilidade do Município de Borba e da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos. De recordar que o evento, inicialmente previsto para o fim de semana da Páscoa, acabou por ser adiado, tendo em conta as condições climatéricas adversas registadas entre os dias 29 e 31 de março.