No rescaldo da MotoGP

Depois da quinta corrida da temporada 2022 da MotoGP, realizada em Portimão, no dia 24 de abril, a prova segue, em maio,  para Espanha, França e Itália.

Se o desporto motorizado é a sua modalidade de eleição, pode obter mais informações sobre as diversas competições, com calendários, resultados e estatísticas, numa forma mais divertida de viver o desporto.

A temporada em retrospectiva

A temporada 2022 da MotoGP foi inaugurada com o GP do Catar, de 4 a 6 de março, com o italiano Enea Bastianini, da Ducati, a sagrar-se campeão. No pódio, Brad Binder, da KTM e Pol Espargaró, da Honda, nos segundos e terceiros lugares, respetivamente. Nesta corrida, do terceiro ao sétimo lugar, foram ocupados por pilotos espanhóis. O português Miguel Oliveira, que arrancou na 14ª posição, despistou-se a 12 voltas do final da prova.

O dia 20 de março foi épico para Miguel Oliveira, não só pelo primeiro lugar na corrida, mas por ser o primeiro piloto vencedor no novo circuito de Mandalika. O GP da Indonésia, de 18 a 20 de março, levou ao pódio Miguel Oliveira, da KTM; os franceses Fabio Quartararo, da Yamaya, e Johann Zarco, da Ducati.

De 1 a 3 de abril, a terceira prova do MotoGP, na Argentina, levou aos três primeiros lugares três pilotos espanhóis: Aleix Espargaró, Jorge Martin e Alex Rins. Miguel Oliveira, que arrancou na 16ª posição, terminou o GP na 13.ª posição, a 14,456 segundos do vencedor.

O GP das Américas, de 8 a 10 de abril, terminou com Enea Bastianini de novo no pódio. O segundo lugar foi ocupado por Alex Rins e a terceira posição foi para Jack Miller, da Ducati, a contrariar o ditado “santos da casa não fazem milagres”. Miguel Oliveira ficou na 18ª posição.

O GP de Portugal, de 22 a 24 de abril, acabou com dois franceses e um espanhol no pódio: Fabio Quartararo, Johann Zarco e Aleix Espargaró, respetivamente. O português Miguel Oliveira, que partiu da 11ª posição, cortou a meta em 5º lugar.

As próximas corridas

Faltam 16 das 21 corridas da temporada, pelo que “a procissão ainda agora vai no adro”. Espanha, França e Itália são as anfitriãs do GP em maio; seguem-se, em junho, Catalunha, Alemanha e Holanda. Em julho está agendado o GP da Finlândia e, em Agosto, Grã-Bretanha e Áustria. Em setembro, o calendário conta com o GP de San Marino, o GP de Aragão e o GP do Japão. Em outubro, Tailândia, Austrália e Malásia marcam as últimas corridas, numa temporada que culmina a 6 de novembro, com o GP de Valência.