Testemunhos do 25 de abril de 1974 esta quinta-feira no Museu Militar

“Testemunhos e perspetivas entre gerações sobre o 25 de abril de 1974” é o mote para uma conferência que lugar amanhã, quinta-feira, 11 de abril, pelas 10 horas, no Museu Militar de Elvas, para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos.

Esta iniciativa, como revela o Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, tem como objetivo “dar a conhecer a todos, principalmente aos jovens, a importância do 25 de abril, através da perspetivas daqueles que tiveram uma intervenção direta nessa data”. A intenção é dar a conhecer “os sonhos, ambições e perspetivas de vida dos jovens de 1974, comparativamente com os jovens do século XXI, através de militares que integraram a coluna Salgueiro Maia, e o jornalista de renome Adelino Gomes, que darão o seu testemunho”.

Após a conferência segue-se um momento musical, “com canções que marcaram o 25 de abril, a cargo da Academia de Música de Elvas”.

Neste mesmo dia, os participantes têm ainda a oportunidade ver e entrar na “chaimite (bula), que transportou Marcelo Caetano do Largo do Carmo para a Pontinha”, acrescenta o Coronel Nuno Duarte. “

O diretor do Museu Militar de Elvas, considerando que esta conferência “é uma oportunidade única”, convida a população a marcar presença e a colocar as suas questões aos ex-militares presentes.