Ferido grave em colisão entre carroça e ligeiro de mercadorias em Elvas

Um ferido grave é o resultado da colisão entre uma carroça e um veículo ligeiro de mercadorias, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 9 de abril, junto à Escola Básica, 2,3 de Boa-Fé, em Elvas.

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, a vítima, um homem de 70 anos, foi transportada para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Para esta ocorrência, cujo alerta foi dado às 15.54 horas, foram mobilizados os Bombeiros de Elvas e a PSP, num total de 16 elementos, apoiados por seis viaturas.

Hotel Vila Galé Collection Elvas sugere jantar único este sábado

O hotel Vila Galé Collection Elvas vai participar este sábado, 13 de abril, na iniciativa Food Love Fest com um menu criativo e exclusivo, preparado a seis mãos, que celebra os sabores alentejanos.

O chef desta unidade, Alberto Muralhas, convida o chef Pedro Gaspar também do Vila Galé Collection Elvas, e o chef Romão Reis, do hotel Vila Galé Alentejo Vineyards, para proporcionar uma experiência gastronómica única e memorável.

Entre as propostas de pratos e vinhos estão Folhado de favas com entrecosto e espigos ou Côdea de cação com creme de coentros e ovo de codorniz, harmonizados com o vinho Santa Vitória Reserva Branco 2021; Lombinho de Porco com ervilhas e crumble de enchidos e Arroz de forno de rabo de boi e grão, servidos com vinho Santa Vitória Reserva tinto 2018; e, para finalizar, Tarte de queijo fresco e compota de abobora, acompanhada com licor de poejo.

Este jantar especial decorrerá no restaurante Inevitável a partir das 19.30 horas.

O valor por pessoa é de 50€, com bebidas incluídas. As crianças até aos 12 anos terão um desconto de 50%. A reserva para participar é obrigatória e deverá ser feita através do email elvas@vilagale.com ou pelo telefone +351 268 244 000.

O Food Love Fest é um festival gastronómico promovido pelo Turismo do Alentejo e Ribatejo, que visa divulgar os sabores regionais, convidando vários chefs da região a elaborarem pratos originais apenas com produtos locais e sazonais, ao mesmo tempo que homenageia o talento e a excelência dos seus autores.

Grupo Nabeiro apresenta programa “Talento Sénior da Delta Cafés”

O Grupo Nabeiro apresenta esta quarta-feira, 10 de abril, o Programa “Talento Sénior da Delta Cafés”, composto por formações contínuas para antigos colaboradores do Grupo com idade igual ou superior a 62 anos, e com um vínculo laboral de, pelo menos, 20 anos com a empresa.

A par destas iniciativas, o Grupo Nabeiro promove também a mentoria entre gerações, unindo a experiência destes colaboradores com a energia dos mais jovens. O evento realiza-se no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, a partir das 10h30.

A sessão de abertura é realizada por Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, seguida das intervenções de António Sacavém, Professor Universitário e Executive Adviser, de Conceição Zagalo, Empreendedora Social, e de Dionísia Gomes, Coordenadora de Ação Social da Associação Coração Delta.

O encerramento estará a cargo do Chairman do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, João Manuel Nabeiro.

Após a apresentação do Programa, segue-se um almoço convívio na Quinta das Argamassas e visita à fábrica NovaDelta e ao Centro de Ciência do Café.

Faleceu Avelino Fialho

Faleceu Avelino Fialho que, há várias décadas, para além de jogador da malha, foi um dos principais colaboradores na organização do Torneio Concelhio, numa colaboração desinteressada e acima de tudo para manter a tradição.

A Câmara Municipal de Elvas, ao tomar conhecimento do falecimento de Avelino Fialho expressa as suas “mais sinceras condolências aos familiares e amigos”, afirmando que com a sua partida, “o jogo da malha perde um amigo e excelente colaborador”.

“Pela sua dedicação ao desporto e ao movimento associativo no nosso concelho, a Câmara Municipal manifesta o seu profundo pesar, apresentando à família e amigos, as mais sentidas condolências”, pode ainda ler-se na nota publicada pelo município.

Pool: equipa elvense “Europa Pool” lidera Campeonato e avança na Taça

A equipa do “Centro Artístico Elvense – Europa Pool” passou, na noite desta segunda-feira, 8 de abril, à fase seguinte da Taça de Portugal de Pool Português, depois de vencer a “Sociedade Recreativa Popular Estremocense – Estremoz Pool” por 9-7.

Neste momento, a equipa elvense, que diz “continuar a levar o nome da cidade de Elvas cada vez mais longe”, encontra-se em primeiro lugar na série relativa aos distritos de Portalegre e Évora, da 1° Divisão, quando faltam apenas quatro jornadas para o campeonato terminar.

“Estamos a fazer crescer cada vez mais este desporto na nossa zona e todo o apoio de Elvas é muito importante para nós e para a modalidade. Há mais duas equipas que irão surgir a representar o nome de Elvas brevemente”, lê-se ainda na nota enviada à redação da Rádio ELVAS.

De recordar que a equipa “Europa Pool” é formada por Tiago Pereira (Bin), José Carmo, Carlos Lascas, Bruno Barbado, José Pedro Restolho, Vasco Belo e Paulo Polacas.

Elvas celebra Dia do Combatente e recorda Batalha de La Lys

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinalou esta terça-feira, 9 de abril, os 106 anos da Batalha de La Lys e o Dia do Combatente, numa cerimónia junto ao monumento aos Combatentes da 1ª Grande Guerra.

A iniciativa, que contou com a presença de entidades militares e civis, serviu, uma vez mais, para recordar os combatentes que tombaram nesta guerra.

Esta, assegura o presidente do núcleo, o sargento-môr José Miguêns, é uma cerimónia alusiva a uma “data muito marcante para os combatentes”. “Hoje é o Dia do Combatente, é uma recordação de todos aqueles que, desde a nacionalidade, deram a sua vida ou o melhor de si pela pátria”, adianta.

Contar com a presença de militares nesta cerimónia, dada a participação do Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz, diz José Miguêns, é “sempre muito importante”. “A confirmação da presença militar só a recebi há poucos dias, mas é sempre uma satisfação enorme contar com a presença de militares na nossa cidade-quartel”, acrescenta.

Para o comandante do RC3, o Coronel de Cavalaria Lourenço Simões de Azevedo, é “sempre importante as Forças Armadas estarem associadas a todos os eventos que relembrem os feitos heróicos dos nossos antepassados”. Esta cerimónia “singela”, diz ainda o Coronel, serve para lembrar “duas coisas”: por um lado, os militares e civis que “deram a sua vida pela defesa da pátria, ao longo de nove séculos de história”; e, por outro, todos aqueles que são ou foram combatentes.

O Município de Elvas fez-se representar nesta cerimónia pelo vereador Hermenegildo Rodrigues, que, em declarações à Rádio ELVAS, lembra “a importância de se manter viva a memória dos que lutaram e que defenderam o país, para que hoje possamos gozar daquilo que é um pleno direito de todos os portugueses: da liberdade”.

No decorrer da cerimónia, e após as alocuções e a deposição de flores junto ao monumento, foram atribuídos testemunhos de apreço aos sócios com 25 e 50 anos de inscrição na Liga dos Combatentes e entregues medalhas comemorativas a dois combatentes da Guerra do Ultramar.

As medalhas comemorativas das Campanhas das Forças Armadas Portuguesas foram entregues a António Rosa /Moçambique 1964/1966) e António Brinquete (Angola 1973/1974). João Miguel Sequeira, António Manuel Pisco Romão, João Avelino Massano Antunes, Raúl Vitorino Alvarrão Mota, José António Barbas Corado, Manuel Direitinho, José Joaquim Capitão, Joaquim Monteiro e José Lagarto receberam os testemunhos de apreço.

Depois da cerimónia, teve lugar um almoço convívio alusivo a este Dia do Combatente, num restaurante do concelho de Elvas.

CNT acolhe Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna entre sexta e sábado

As XVI Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna decorrem no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, entre sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de abril.

A iniciativa pertence ao Núcleo Transfronteiriço de Medicina Interna, sendo a comissão organizadora presidida por Juan Manuel Urbano e a comissão científica por José Águila, ambos médicos internistas no Hospital de Santa Luzia de Elvas.

O programa científico destas XVI Jornadas Transfronteiriças Luso-Espanholas de Medicina Interna, que este ano integra também o I Encontro Transfronteiriço de Enfermagem de Medicina Interna, conta com um conjunto de comunicações, mesas redondas e workshops que incidem sobre as doenças autoimunes, as doenças cardiovasculares e a medicina interna.

Mora já tem Área de Serviço e Pernoita para Autocaravanas

O Município de Mora inaugurou, muito recentemente, a Área de Serviço e Pernoita para Autocaravanas (ASA), no Parque Ecológico do Gameiro, junto ao Fluviário.

Esta Área de Serviço é constituída por uma zona de estacionamento para 31 veículos, dois locais para despejo de águas saponárias e das cassetes sanitárias, com apoio de pontos de água autónomos. Foi criada uma zona de merendas e construídos módulos em madeira com instalações sanitárias, duches e lavandaria. Uma das caraterísticas inovadoras da ASA é o sistema de admissão e acesso para as autocaravanas, totalmente automático e eletrónico. Outro aspeto a destacar é a envolvente da Área de Serviço, totalmente naturalista.

Para Paula Chuço, presidente da Câmara de Mora, “este parque de caravanas será uma mais-valia também para o Parque Ecológico do Gameiro”, considerado pela autarca uma “ancora do desenvolvimento turístico”. “Nós temos de olhar para os nossos concelhos também de uma maneira muito célere e muito profunda e temos de ver onde é que há potencial”, adianta..

“O potencial do concelho de Mora baseia-se no turismo e é aí que nós temos de trabalhar, é aí que nós temos de desenvolver. Nós sabemos que temos aqui o Fluviário, que atrai muita gente, mas só por si é insuficiente. O que nós queremos aqui é ter outras ofertas nesta zona, que possam trazer as pessoas aqui ao parque, mas que não fiquem apenas aqui pelo parque, mas que possam visitar as quatro freguesias e o lugar de Malaranha”, sublinha Paula Chuço.

Presente na inauguração desta área de serviço de autocaravanas esteve José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo. “Esta é a 15ª área de serviço de autocaravanas que abrimos no Alentejo e Ribatejo. Queremos até ao final do ano chegar às 28. Provavelmente, até 2025, ultrapassemos as 30”, assegura.

“Estamos a construir uma rede de oferta que contribuirá para termos um turismo na região mais competitivo, mais sólido, mais sustentável. Estas áreas de serviço acabam também por trazer as pessoas às zonas mais rurais, fora dos grandes centros turísticos. As pessoas acabam por ficar aqui, por ir experimentar o restaurante, a mercearia, o comércio da aldeia, da vila, portanto criamos aqui um turismo mais itinerante, mais distributivo, que cria também mais riqueza nas nossas localidades e é por isso um segmento, um projeto, que nós temos dinamizado com as câmaras municipais”, diz ainda o presidente da ERT.

O projeto da ASA foi alvo de uma candidatura aprovada no âmbito da medida “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”, sendo que do valor total de 215.697 euros, obteve financiamento de 142 mil euros.

Vila Viçosa celebra Dia Mundial da Saúde com atividade intergeracional

O Município de Vila Viçosa promove esta quarta-feira, 10 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado no passado domingo, dia 7, uma atividade intergeracional, no Campo de Jogos João Figueiredo.

A iniciativa, que inclui várias atividades e com a qual se pretende promover a atividade física, é, segundo explica a vereadora Mónica Lobo, desenvolvida em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade. “Vamos ter várias atividades, entre as 10 e as 12 horas, como atividades físicas, através de jogos e dinâmicas, e algumas atividades intergeracionais”, começa por explicar.

Para esta iniciativa, a autarquia convidou “as escolas, as IPSS locais, como a UNITATE e a Universidade Sénior, e toda a comunidade”, para que se possa, por um lado, comemorar o dia e, ao mesmo tempo, “falar-se um pouco sobre a importância da saúde e de se prevenir alguns comportamentos de risco”.

Lembrando a importância de se promover os jogos tradicionais, hoje em dia mais esquecidos, e a necessidade de afastar os mais novos dos ecrãs e das redes sociais, a vereadora explica ainda que parte das atividades programadas é destinada a crianças desde a creche ao primeiro ciclo.

Ex-combatentes de Fronteira distinguidos com medalha de reconhecimento

Vários ex-combatentes fronteirenses foram distinguidos, no passado domingo, 7 de abril, numa sessão de homenagem, em que receberam (ou os familiares, no caso de antigos combatentes já falecidos), por parte da Junta de Freguesia de Fronteira, uma medalha de reconhecimento e gratidão.

Participaram nesta sessão diversos autarcas, bem como os atuais dois deputados na Assembleia da República, eleitos a 10 de março, pelo distrito de Portalegre: Ricardo Pinheiro e Henrique de Freitas.

A sessão contou ainda com momentos musicais a cargo de Raquel Monteiro e Jorge Silva.

“Obrigado a todas e todos que estiveram presentes e contribuíram para esta justa e merecida homenagem”, diz a Junta de Freguesia de Fronteira nas redes sociais.

Campo Maior: alunas da Academia Sénior descrevem CURPI como “uma família”

São cerca de 30 as alunas que frequentam, atualmente, a Academia Sénior da CURPI de Campo Maior, que conta com várias disciplinas, entre costura, pintura, Roda da Conversa e poesia.

Numa tarde passada na instituição foi possível perceber a importância que esta Academia Sénior tem na vida destas pessoas, que consideram a CURPI como “uma família”.

Para Beatriz Galvão a Academia Sénior é uma forma de se “distrair dos problemas do dia-a-dia” e para aprender “diversas manualidades”, dizendo que considera as suas colegas como “uma família”.

Convívio, partilha e boa disposição” são as palavras que Idaulina Borrega usa para classificar esta instituição, garantindo que é “muito gratificante” frequentar a Academia Sénior.

Já Luísa Fernandes, que frequenta a Academia há mais de dez anos, garante que esta Academia “proporciona momentos saudáveis entre todos, em convívio”, destacando a aula Roda da Conversa, como a sua favorita.

Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na CURPI de Campo Maior, refere que este tipo de instituição “faz muita falta”, garantindo que “se passa por muitas dificuldades e, apesar do apoio do município e das juntas de freguesia, mas é sempre pouco”, adiantando que “com pouco tem conseguido fazer muito”. Anselmina Caldeirão está “muito satisfeita com o grupo de alunas da Academia Sénior dizendo que são bastante ativas e têm muitas ideias”.

Academia Sénior da CURPI de Campo Maior que continua a ser uma segunda casa e para as cerca de 30 alunas que frequentam a instituição, que atualmente é como “uma família”.

Treinadora de judo no CRP da Boa-Fé quer mais atletas femininas na modalidade

No distrito, há cada vez menos atletas do sexo feminino a praticar judo, principalmente no escalão de cadetes.

Esta informação é avançada pela treinadora na modalidade no CRP da Boa-Fé, Rosa Costa, considerando que é algo que a preocupa: “apelo à prática feminina do judo, porque continuamos a ter meninas nos infantis e juvenis, mas no escalão de cadetes reduzimos o número de atletas praticantes, no distrito, e isso preocupa-me porque sempre equipas fortes femininas”.

Rosa Costa apela ainda para que “as meninas experimentem a modalidades, porque vão ganhar autoestima, vão tornar-se mais fortes e confiantes e, acima de tudo, mais guerreiras, para a vida”.

Treinadora de Judo no CRP da Boa-Fé a apelar ao sexo feminino para que se junte ao judo, de forma a haver mais mulheres nesta modalidade desportiva.